Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64 |
Resumo: | RESUMO Nesse trabalho caracterizamos os saberes elementares aritméticos identificados nas Revistas Pedagógicas que circularam no Estado do Pará entre 1890 e 1904. Nossa finalidade é evidenciar os modos como os fundamentos teóricos e didáticos relacionados ao ensino de aritmética no primário eram abordados nesses periódicos para contribur na aquisição de saberes profissionais pelos professores do ensino primário, nos fins do século XIX e inicio do século XX, no Pará. A partir de uma pesquisa documental realizada junto ao Arquivo Público do Pará, os periódicos foram investigados a fim de identificar agrupar os saberes relativos a aritmética, geometria e desenho, e por fim analisar os conteúdos de artimética. Os resultados mostraram que as revistas pedagógicas da época apresentavam saberes elementares a ensinar e em diversos momentos encaminhavam métodos de ensino com simples abordagens, como forma de oferecer ao professor novas maneiras de tratar tais saberes em suas atividades escolares. |
id |
UFPA-6_0fff82fe08e1b0e2e394f92c735f4630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/64 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)Saberes ElementaresAritméticaEnsino PrimárioRevistas PedagógicasRESUMO Nesse trabalho caracterizamos os saberes elementares aritméticos identificados nas Revistas Pedagógicas que circularam no Estado do Pará entre 1890 e 1904. Nossa finalidade é evidenciar os modos como os fundamentos teóricos e didáticos relacionados ao ensino de aritmética no primário eram abordados nesses periódicos para contribur na aquisição de saberes profissionais pelos professores do ensino primário, nos fins do século XIX e inicio do século XX, no Pará. A partir de uma pesquisa documental realizada junto ao Arquivo Público do Pará, os periódicos foram investigados a fim de identificar agrupar os saberes relativos a aritmética, geometria e desenho, e por fim analisar os conteúdos de artimética. Os resultados mostraram que as revistas pedagógicas da época apresentavam saberes elementares a ensinar e em diversos momentos encaminhavam métodos de ensino com simples abordagens, como forma de oferecer ao professor novas maneiras de tratar tais saberes em suas atividades escolares.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6410.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p73-93.id322REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 73-932675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64/64Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Iran AbreuAmorim Noronha, Glaucianny2022-11-17T22:37:26Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/64Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:26Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904) |
title |
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904) |
spellingShingle |
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904) Mendes, Iran Abreu Saberes Elementares Aritmética Ensino Primário Revistas Pedagógicas |
title_short |
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904) |
title_full |
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904) |
title_fullStr |
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904) |
title_full_unstemmed |
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904) |
title_sort |
Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904) |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu Amorim Noronha, Glaucianny |
author_role |
author |
author2 |
Amorim Noronha, Glaucianny |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu Amorim Noronha, Glaucianny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Elementares Aritmética Ensino Primário Revistas Pedagógicas |
topic |
Saberes Elementares Aritmética Ensino Primário Revistas Pedagógicas |
description |
RESUMO Nesse trabalho caracterizamos os saberes elementares aritméticos identificados nas Revistas Pedagógicas que circularam no Estado do Pará entre 1890 e 1904. Nossa finalidade é evidenciar os modos como os fundamentos teóricos e didáticos relacionados ao ensino de aritmética no primário eram abordados nesses periódicos para contribur na aquisição de saberes profissionais pelos professores do ensino primário, nos fins do século XIX e inicio do século XX, no Pará. A partir de uma pesquisa documental realizada junto ao Arquivo Público do Pará, os periódicos foram investigados a fim de identificar agrupar os saberes relativos a aritmética, geometria e desenho, e por fim analisar os conteúdos de artimética. Os resultados mostraram que as revistas pedagógicas da época apresentavam saberes elementares a ensinar e em diversos momentos encaminhavam métodos de ensino com simples abordagens, como forma de oferecer ao professor novas maneiras de tratar tais saberes em suas atividades escolares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p73-93.id322 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p73-93.id322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64/64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 73-93 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002753703936 |