Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amorim Noronha, Glaucianny
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64
Resumo: RESUMO Nesse trabalho caracterizamos os saberes elementares aritméticos identificados nas Revistas Pedagógicas que circularam no Estado do Pará entre 1890 e 1904. Nossa finalidade é evidenciar os modos como os fundamentos teóricos e didáticos relacionados ao ensino de aritmética no primário eram abordados nesses periódicos para contribur na aquisição de saberes profissionais pelos professores do ensino primário, nos fins do século XIX e inicio do século XX, no Pará. A partir de uma pesquisa documental realizada junto ao Arquivo Público do Pará, os periódicos foram investigados a fim de identificar agrupar os saberes relativos a aritmética, geometria e desenho, e por fim analisar os conteúdos de artimética. Os resultados mostraram que as revistas pedagógicas da época apresentavam saberes elementares a ensinar e em diversos momentos encaminhavam métodos de ensino com simples abordagens, como forma de oferecer ao professor novas maneiras de tratar tais saberes em suas atividades escolares.
id UFPA-6_0fff82fe08e1b0e2e394f92c735f4630
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/64
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)Saberes ElementaresAritméticaEnsino PrimárioRevistas PedagógicasRESUMO Nesse trabalho caracterizamos os saberes elementares aritméticos identificados nas Revistas Pedagógicas que circularam no Estado do Pará entre 1890 e 1904. Nossa finalidade é evidenciar os modos como os fundamentos teóricos e didáticos relacionados ao ensino de aritmética no primário eram abordados nesses periódicos para contribur na aquisição de saberes profissionais pelos professores do ensino primário, nos fins do século XIX e inicio do século XX, no Pará. A partir de uma pesquisa documental realizada junto ao Arquivo Público do Pará, os periódicos foram investigados a fim de identificar agrupar os saberes relativos a aritmética, geometria e desenho, e por fim analisar os conteúdos de artimética. Os resultados mostraram que as revistas pedagógicas da época apresentavam saberes elementares a ensinar e em diversos momentos encaminhavam métodos de ensino com simples abordagens, como forma de oferecer ao professor novas maneiras de tratar tais saberes em suas atividades escolares.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6410.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p73-93.id322REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 73-932675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64/64Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Iran AbreuAmorim Noronha, Glaucianny2022-11-17T22:37:26Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/64Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:26Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
title Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
spellingShingle Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
Mendes, Iran Abreu
Saberes Elementares
Aritmética
Ensino Primário
Revistas Pedagógicas
title_short Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
title_full Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
title_fullStr Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
title_full_unstemmed Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
title_sort Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas do Pará (1890 – 1904)
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
Amorim Noronha, Glaucianny
author_role author
author2 Amorim Noronha, Glaucianny
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
Amorim Noronha, Glaucianny
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Elementares
Aritmética
Ensino Primário
Revistas Pedagógicas
topic Saberes Elementares
Aritmética
Ensino Primário
Revistas Pedagógicas
description RESUMO Nesse trabalho caracterizamos os saberes elementares aritméticos identificados nas Revistas Pedagógicas que circularam no Estado do Pará entre 1890 e 1904. Nossa finalidade é evidenciar os modos como os fundamentos teóricos e didáticos relacionados ao ensino de aritmética no primário eram abordados nesses periódicos para contribur na aquisição de saberes profissionais pelos professores do ensino primário, nos fins do século XIX e inicio do século XX, no Pará. A partir de uma pesquisa documental realizada junto ao Arquivo Público do Pará, os periódicos foram investigados a fim de identificar agrupar os saberes relativos a aritmética, geometria e desenho, e por fim analisar os conteúdos de artimética. Os resultados mostraram que as revistas pedagógicas da época apresentavam saberes elementares a ensinar e em diversos momentos encaminhavam métodos de ensino com simples abordagens, como forma de oferecer ao professor novas maneiras de tratar tais saberes em suas atividades escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p73-93.id322
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p73-93.id322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/64/64
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 73-93
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002753703936