A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107354 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013 |
id |
UFSC_ef8caf01e10f97d8beb69e2e3df2497e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107354 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMoni, Marcelo BineBúrigo, Carla Cristina Dutra2013-12-05T23:54:01Z2013-12-05T23:54:01Z2013318325https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107354Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se desenvolve o processo de constituição da profissionalidade docente dos professores de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Este estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, de natureza qualitativa, fundamentado teórica e metodologicamente em compreender como se desenvolve historicamente o fenômeno investigado e suas múltiplas determinações estabelecidas no contexto do ensino de Administração. Contraditoriamente, ao mesmo tempo em que, no seu papel de professor que enfrenta o cotidiano acadêmico, que se apresenta frágil diante das suas condições de trabalho e de seu processo de formação, neste mesmo cotidiano há o entusiasmo de ser professor, pelo fascínio que demonstra ter por estar e vivenciar a Universidade. A partir dos resultados desta pesquisa, apresento uma alternativa de formação, constituída de um Curso de Mestrado Profissional de Docência de Administração, cujo objetivo é propiciar ao professor, condições para que se identifique como sujeito no contexto do ensino superior público de Administração, com vistas a reunir condições teóricas e práticas para iniciar sua caminhada no processo de desenvolvimento de sua profissionalidade docente. <br>Abstract : This research aims to understand how the process of constitution of teaching professionality of the teachers of Administration of the Federal University of Santa Catarina develops. This study is characterized by being a case study of a qualitative nature, reasoned theoretical and methodologically in understanding how the phenomenon investigated and their multiple determinations established within the context of Administration education develops historically. Contradictorily, at the same time that, in its role of the teacher who faces the daily academic, which presents fragile in the face of its working conditions and his process of formation, in this same routine there is the excitement of being a teacher, the fascination that shows have to be and experience the University. From the results of this research, is presented an alternative training, consisting of a Master's Degree Professional Teaching Administration, which aims to provide conditions for the teacher to identify himself as a subject in the context of public higher education Administration, in order to gather theoretical and practical conditions to start your walk, in the process of developing his teaching professionality.170 p.| il., tabs.porAdministraçãoEstudo e ensino (Superior)Professores -FormaçãoA profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL318325.pdfapplication/pdf1311814https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107354/1/318325.pdf2af3230570c7edc635a7245075ac602cMD51TEXT318325.pdf.txt318325.pdf.txtExtracted texttext/plain295075https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107354/2/318325.pdf.txt3d5548d3d705aa21d5d7bdfbe833b2e0MD52123456789/1073542014-01-19 00:04:34.95oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:04:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina |
spellingShingle |
A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina Moni, Marcelo Bine Administração Estudo e ensino (Superior) Professores - Formação |
title_short |
A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina |
author |
Moni, Marcelo Bine |
author_facet |
Moni, Marcelo Bine |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moni, Marcelo Bine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Búrigo, Carla Cristina Dutra |
contributor_str_mv |
Búrigo, Carla Cristina Dutra |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Administração Estudo e ensino (Superior) Professores - Formação |
topic |
Administração Estudo e ensino (Superior) Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-05T23:54:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-05T23:54:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107354 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
318325 |
identifier_str_mv |
318325 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
170 p.| il., tabs. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107354/1/318325.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107354/2/318325.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2af3230570c7edc635a7245075ac602c 3d5548d3d705aa21d5d7bdfbe833b2e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805122347696128 |