A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moni, Marcelo Bine
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107354
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013
id UFSC_ef8caf01e10f97d8beb69e2e3df2497e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107354
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMoni, Marcelo BineBúrigo, Carla Cristina Dutra2013-12-05T23:54:01Z2013-12-05T23:54:01Z2013318325https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107354Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se desenvolve o processo de constituição da profissionalidade docente dos professores de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Este estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, de natureza qualitativa, fundamentado teórica e metodologicamente em compreender como se desenvolve historicamente o fenômeno investigado e suas múltiplas determinações estabelecidas no contexto do ensino de Administração. Contraditoriamente, ao mesmo tempo em que, no seu papel de professor que enfrenta o cotidiano acadêmico, que se apresenta frágil diante das suas condições de trabalho e de seu processo de formação, neste mesmo cotidiano há o entusiasmo de ser professor, pelo fascínio que demonstra ter por estar e vivenciar a Universidade. A partir dos resultados desta pesquisa, apresento uma alternativa de formação, constituída de um Curso de Mestrado Profissional de Docência de Administração, cujo objetivo é propiciar ao professor, condições para que se identifique como sujeito no contexto do ensino superior público de Administração, com vistas a reunir condições teóricas e práticas para iniciar sua caminhada no processo de desenvolvimento de sua profissionalidade docente. <br>Abstract : This research aims to understand how the process of constitution of teaching professionality of the teachers of Administration of the Federal University of Santa Catarina develops. This study is characterized by being a case study of a qualitative nature, reasoned theoretical and methodologically in understanding how the phenomenon investigated and their multiple determinations established within the context of Administration education develops historically. Contradictorily, at the same time that, in its role of the teacher who faces the daily academic, which presents fragile in the face of its working conditions and his process of formation, in this same routine there is the excitement of being a teacher, the fascination that shows have to be and experience the University. From the results of this research, is presented an alternative training, consisting of a Master's Degree Professional Teaching Administration, which aims to provide conditions for the teacher to identify himself as a subject in the context of public higher education Administration, in order to gather theoretical and practical conditions to start your walk, in the process of developing his teaching professionality.170 p.| il., tabs.porAdministraçãoEstudo e ensino (Superior)Professores -FormaçãoA profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL318325.pdfapplication/pdf1311814https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107354/1/318325.pdf2af3230570c7edc635a7245075ac602cMD51TEXT318325.pdf.txt318325.pdf.txtExtracted texttext/plain295075https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107354/2/318325.pdf.txt3d5548d3d705aa21d5d7bdfbe833b2e0MD52123456789/1073542014-01-19 00:04:34.95oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:04:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
Moni, Marcelo Bine
Administração
Estudo e ensino (Superior)
Professores -
Formação
title_short A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort A profissionalidade do professor de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
author Moni, Marcelo Bine
author_facet Moni, Marcelo Bine
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moni, Marcelo Bine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Búrigo, Carla Cristina Dutra
contributor_str_mv Búrigo, Carla Cristina Dutra
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Administração
Estudo e ensino (Superior)
Professores -
Formação
topic Administração
Estudo e ensino (Superior)
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-05T23:54:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-05T23:54:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107354
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 318325
identifier_str_mv 318325
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107354/1/318325.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107354/2/318325.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2af3230570c7edc635a7245075ac602c
3d5548d3d705aa21d5d7bdfbe833b2e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805122347696128