Disseminação do gerencialismono no curso de administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158878 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015 |
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Disseminação do gerencialismono no curso de administração a distância da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoEstudo e ensino (Superior)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015Discutir sobre o que se dissemina nos cursos de Administração é importante uma vez que isso reflete a prática organizacional e, mais do que isso, ajuda a constituir essa prática. Assim, buscou-se responder: Quais os locais de resistência ao discurso dominante da gestão no curso de Administração a distância da UFSC? Para isso, primeiro apresentou-se o contexto histórico-econômico e ideológico da inserção dos cursos de Administração do Brasil, caracterizou-se a teoria das organizações dominante e suas principais correntes e identificou-se os elementos convergentes da teoria das organizações dominantes: (a) concepção sistêmica e sincrônica da organização; (b) uma concepção teleológica da organização; (c) uma concepção de racionalidade instrumental; (d) uma concepção comportamentalista do indivíduo; (e) uma concepção integradora e não conflitual da organização; e (f) uma concepção de ciência imparcial. Esses elementos foram analisados no Projeto Pedagógico do Curso, na disseminação de conteúdo pelos professores através do material didático e no sistema de avaliação do curso (ENADE). Em relação ao projeto político pedagógico do curso, esse apresentou o entendimento da organização numa concepção sistêmica e sincrônica, na concepção teleológica da organização, numa concepção de racionalidade instrumental, numa concepção comportamentalista do indivíduo e a ciência como sendo imparcial. No conteúdo disseminado pelos professores, concluiu-se que a predominância dos conteúdos encontrados nessas disciplinas é o da teoria administrativa dominante. Com exceção da disciplina de Processo Decisório que discorre num pequeno trecho a racionalidade substantiva, apesar de não discuti-lo em nenhum modelo e encontra-se uma abertura para discorrer sobre o tema  Coalizões e Jogos de Poder . No que tange a avaliação do curso constatou-se que, nas provas de 2006 e 2009 do ENADE, todas as questões de conhecimento específico em administração eram compostas por teorias ou instrumentos da teoria administrativa dominante. Na prova de 2012, apesar de representar um percentual bastante pequeno, parece haver o início de um movimento explicitando outras lógicas de atuação.<br>Abstract : Discuss what is spread on the Boards of courses is important since it reflects the organizational practice and , more than that, it helps to constitute the practice. Thus, we sought to answer: What are the local resistance to the dominant discourse of management in the course of Administration distance from the UFSC? For this, first presented the historical and economic and ideological context of the insertion of management courses in Brazil, characterized the theory of dominant organizations and their mainstream and have identified the converging elements of the theory of the dominant organizations: (a) systemic and synchronous conception of the organization; (b) a teleological conception of the organization; (c) an instrumental rationality conception; (d) A behaviorist conception of the individual; (e) an inclusive and non-confrontational conception of organization; and (f) an unbiased science conception. These elements were analyzed in the Pedagogical Project of the Course, in the dissemination of content by professors through the teaching material and course evaluation system (ENADE). In relation to the political pedagogical project of the course, this presented a systemic understanding of the organization and synchronous conception the teleological conception of organization, a concept of instrumental rationality, a behaviorist conception of the individual and science to be impartial. In the content disseminated by professors, it was found that the prevalence of the contents found in these subjects is the dominant management theory. Except for the Decision Process discipline that runs a short stretch substantive rationality, though not discuss it in any model and is an opening to discuss the theme "Coalitions and Power dispute . In terms the evaluation of the course it was found that, on the evidence of 2006 and 2009 ENADE, all specific knowledge of issues in management were made up theories or instruments of the dominant management theory. In test of 2012, although it represents a very small percentage, there seems to be the beginning of a movement explaining other logics of action.Melo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa CatarinaVital, Juliana Tatiane2016-02-09T03:14:24Z2016-02-09T03:14:24Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis176 p.| tabs.application/pdf337277https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158878porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-09T03:14:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158878Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-09T03:14:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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