AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS NOVAS DIMENSÕES DA UNIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114857 |
Resumo: | O presente trabalho decorre de estudos e pesquisas voltadas para obter uma maior compreensão e aprimoramento da aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), nas Universidades Públicas Federais, a fim de ampliar a cultura de transparência e o nível de governança pública na Educação Superior do Brasil, desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com uma abordagem de pesquisa qualitativa, este trabalho analisa e interpreta a intensa e dinâmica relação entre a universidade, a sociedade e o Estado, por meio das políticas públicas que normatizam o Ensino Superior. A partir de um conjunto de leis, o Estado impôs um conjunto de preceitos/requisitos legais que impactam diretamente as funções e atividades fins das universidades, pautadas inicialmente no tão conhecido tripé do ensino, pesquisa e extensão. Cronologicamente, o tripé, passou a quadripé e atualmente deve ser visto como um quintupé, agregando as dimensões de gestão e governança para atender o novo ordenamento jurídico. Por fim, o artigo não responde, mas destaca que continua atualíssima a discussão se estaria a universidade se descaracterizando ou se aperfeiçoando e evoluindo. |
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AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS NOVAS DIMENSÕES DA UNIVERSIDADEO presente trabalho decorre de estudos e pesquisas voltadas para obter uma maior compreensão e aprimoramento da aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), nas Universidades Públicas Federais, a fim de ampliar a cultura de transparência e o nível de governança pública na Educação Superior do Brasil, desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com uma abordagem de pesquisa qualitativa, este trabalho analisa e interpreta a intensa e dinâmica relação entre a universidade, a sociedade e o Estado, por meio das políticas públicas que normatizam o Ensino Superior. A partir de um conjunto de leis, o Estado impôs um conjunto de preceitos/requisitos legais que impactam diretamente as funções e atividades fins das universidades, pautadas inicialmente no tão conhecido tripé do ensino, pesquisa e extensão. Cronologicamente, o tripé, passou a quadripé e atualmente deve ser visto como um quintupé, agregando as dimensões de gestão e governança para atender o novo ordenamento jurídico. Por fim, o artigo não responde, mas destaca que continua atualíssima a discussão se estaria a universidade se descaracterizando ou se aperfeiçoando e evoluindo.Este trabalho tem o apoio e o financiamento da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.2013-12-18T17:43:53Z2013-12-18T17:43:53Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114857Ramos, Alexandre MoraesDias Junior, Claudelino MartinsLobo, EduardoLobo, Márcia EuniceMarinho, Sidnei Vieiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:18:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114857Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:18:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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