Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190768 |
Resumo: | Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/4788 |
id |
UFSC_f00b756436a2b961937f0c0297a0f3ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190768 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995)Livro didáticoHistória da matematicaHistória da educaçãoDisponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/4788O presente trabalho é resultado parcial da pesquisa Livro didático de matemática: Uma abordagem histórica (1943 – 1995), apresentada como dissertação de mestrado na Fae/UFPEL. A pesquisa utiliza como metodologia a análise documental, considerando como documentos livros didáticos das quatro séries finais do atual ensino fundamental, do período de 1943 até 1995. Entre os objetivos da pesquisa estão: o resgate das diferentes matemáticas presentes nos livros didáticos, a compreensão da trajetória da Matemática enquanto disciplina escolar no ensino fundamental e, ainda, verificar quais mudanças e permanências no ensino da matemática pode se identificar nos livros didáticos. Para atender aos objetivos propostos na dissertação, considerou-se como primeiro objeto de análise os prefácios dos livros didáticos selecionados. O texto aqui apresentado procura elaborar uma possível leitura da história da Matemática escolar no Brasil, a partir dos prefácios encontrados, relacionando esses textos a fatos da história da Matemática enquanto disciplina escolar.2018-10-25T15:08:39Z2018-10-25T15:08:39Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, Antônio Maurício Medeiros. Prefácios de livros didácticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943-1995). Paradigma, v. XXVI, p. 57-76, 2005.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190768Alves, Antonio Mauricio Medeirosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-25T15:08:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190768Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-25T15:08:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995) |
title |
Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995) |
spellingShingle |
Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995) Alves, Antonio Mauricio Medeiros Livro didático História da matematica História da educação |
title_short |
Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995) |
title_full |
Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995) |
title_fullStr |
Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995) |
title_full_unstemmed |
Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995) |
title_sort |
Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995) |
author |
Alves, Antonio Mauricio Medeiros |
author_facet |
Alves, Antonio Mauricio Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Antonio Mauricio Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático História da matematica História da educação |
topic |
Livro didático História da matematica História da educação |
description |
Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/4788 |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2018-10-25T15:08:39Z 2018-10-25T15:08:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Prefácios de livros didácticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943-1995). Paradigma, v. XXVI, p. 57-76, 2005. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190768 |
identifier_str_mv |
ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Prefácios de livros didácticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943-1995). Paradigma, v. XXVI, p. 57-76, 2005. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652313531777024 |