A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Wagner Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205636
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.
id UFSC_f01295eb730b539c0c36b0adbbf8fb8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205636
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMaciel, Wagner AlvesAmante, Cláudio José2020-03-31T13:54:56Z2020-03-31T13:54:56Z2018360929https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205636Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de gestão de comunicação de marketing institucional das Faculdades SENAC de Santa Catarina. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem predominantemente qualitativa. Quanto aos fins, classifica-se como descritiva e, quanto aos meios de investigação, é bibliográfica, documental e estudo de caso. O contexto de pesquisa inclui atores (pessoas e/ou setores) das Faculdades SENAC de Santa Catarina e de sua mantenedora, a Admisntração Regional do SENAC no estado, envolvidos no processo de comunicação e marketing institucional. Os dados primários serão coletados por meio de questionários semiestruturados, já a coleta de dados secundários será realizada por meio de pesquisa documental nos sites e arquivos da instituição. O método de análise interpretativa será utilizado para a análise dos dados coletados. Com relação aos resultados deste estudo, espera-se realizar uma avaliação formativa sobre as políticas de comunicação de marketing institucional que permita caracterizar a presença do SENAC em Santa Catarina, descrever o processo de gestão da comunicação e identificar suas limitações e possibilidades, a fim de elaborar proposição de melhorias que possam ser implementadas na gestão da instituição.Abstract : This research aims to analyze the communication management practices of institutional marketing of the Faculties SENAC of Santa Catarina. As for the methodological aspects, the research is applied in nature, with a predominantly qualitative approach. Regarding the ends, it is classified as descriptive and, as far as the means of investigation is concerned, it is bibliographical, documentary and case study. The research context includes actors (people and / or sectors) of the SENAC Faculties of Santa Catarina and its sponsor, the SENAC Regional Admis- tration in the state, involved in the institutional communication and marketing process. The primary data will be collected through semi-structured questionnaires, and secondary data collection will be done through documentary research on the institution's websites and archives. The interpretive analysis method will be used to analyze the data collected. With regard to the results of this study, it is expected to conduct a formative evaluation on institutional marketing communication policies that will characterize the presence of SENAC in Santa Catarina, describe the process of communication management and identify its limitations and possibilities in order to elaborate proposals for improvements that can be implemented in the management of the institution.132 p.| il., gráfs., tabs.porAdministraçãoMarketing educacionalEnsino superiorA percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPAU0188-D.pdfPPAU0188-D.pdfapplication/pdf947303https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205636/-1/PPAU0188-D.pdfa0bd6b7ce6049d84420f9ee1110b2078MD5-1123456789/2056362020-03-31 10:54:57.04oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205636Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:54:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina
title A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina
spellingShingle A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina
Maciel, Wagner Alves
Administração
Marketing educacional
Ensino superior
title_short A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina
title_full A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina
title_fullStr A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina
title_full_unstemmed A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina
title_sort A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina
author Maciel, Wagner Alves
author_facet Maciel, Wagner Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Wagner Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amante, Cláudio José
contributor_str_mv Amante, Cláudio José
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Administração
Marketing educacional
Ensino superior
topic Administração
Marketing educacional
Ensino superior
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-31T13:54:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-31T13:54:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205636
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 360929
identifier_str_mv 360929
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205636/-1/PPAU0188-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0bd6b7ce6049d84420f9ee1110b2078
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805381356453888