A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezzin, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186649
Resumo: Ana Claudia Pezzin. A Educação Pública Primária Espírito-Santense: vestígios da Matemática na Formação de Professores no Período de 1908 a 1960. 2015. 154 f. Orientador: Moyses Gonçalves Siqueira Filho. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo – CEUNES.
id UFSC_f0227d95aafdddb938feacaaac5824d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186649
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960Estado do Espírito SantoEnsino de matemáticaFormação de professoresEscola normalAna Claudia Pezzin. A Educação Pública Primária Espírito-Santense: vestígios da Matemática na Formação de Professores no Período de 1908 a 1960. 2015. 154 f. Orientador: Moyses Gonçalves Siqueira Filho. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo – CEUNES.Analisa o processo de formação de professores primários no Estado do Espírito Santo, no período de 1892 a 1960. Busca compreender como se dava o ensino de Matemática nos cursos de formação ofertados, em geral, pelas Escolas Normais. Utiliza a História Cultural, na perspectiva de Chartier, para esclarecer a trajetória da educação no Estado capixaba, considerando elementos inerentes a esse movimento, como métodos de ensino, avaliação escolar e ação docente. O recorte temporal estabelecido está atrelado a um período de importantes modificações no ensino capixaba, sendo 1892 o ano de criação da primeira Escola Normal do Estado, com destaque para a Reforma Gomes Cardim, iniciada em 1908 pelo então professor paulista Carlos Alberto Gomes Cardim. Na transição da década de 1960 para 1970, as Escolas Normais cederam lugar aos Cursos de Magistério, iniciando-se uma nova etapa na trajetória da formação de professores. Para compreender como surgiram as ideias que culminaram na Reforma Gomes Cardim, fez-se necessário perceber a educação desde o Brasil Império, para assim estabelecer uma contextualização. Em seguida buscou-se verificar a reorganização do ensino iniciada com a República no Brasil e no Estado do Espírito Santo. Como fontes de pesquisa foram utilizadas a legislação oficial do ensino do Brasil e do Estado do Espírito Santo, relatórios encaminhados ao governo pelos seus respectivos secretários de Instrução e/ou Inspetores Escolares, provas escritas realizadas pelos alunos de duas escolas normais capixabas na década de 1930, a Revista de Educação e manuais de ensino, que foram publicações acessíveis ao professorado do Espírito Santo. Apresenta alguns Programas de Ensino de Matemática, estabelecendo contrapontos entre o Ensino Normal e Ensino Primário, os métodos de ensino defendidos à época e distinções previstas para alunos conforme o sexo. Acerca do Ensino de Matemática, identifica que o rigor e os conceitos matemáticos eram priorizados e que não havia preocupação com a interdisciplinaridade entre os campos da Matemática. Verifica que o princípio norteador da formação dos professores primários capixabas, não era “o que ensinar”, mas “como ensinar”, de modo que, as discussões com relação a Métodos de Ensino se alongaram por muitos anos no Estado. Aponta o Estado do Espírito Santo como adepto das medidas educacionais que eram adotadas em São Paulo, considerado como referência em renovação educacional para muitos estados brasileiros. No entanto, o Estado capixaba apresenta dificuldades políticas e econômicas no cumprimento do objetivo de formar professores de acordo com a “modernização” que a Educação Pública almejava.Siqueira Filho, Moysés GonçalvesPezzin, Ana Cláudia2018-05-31T19:44:18Z2018-05-31T19:44:18Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAna Claudia Pezzin. A Educação Pública Primária Espírito-Santense: vestígios da Matemática na Formação de Professores no Período de 1908 a 1960. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES, São Mateus, 2015.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186649porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-01T14:08:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186649Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-01T14:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960
title A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960
spellingShingle A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960
Pezzin, Ana Cláudia
Estado do Espírito Santo
Ensino de matemática
Formação de professores
Escola normal
title_short A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960
title_full A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960
title_fullStr A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960
title_full_unstemmed A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960
title_sort A educação pública primária espírito-santense: vestígios da matemática na formação de professores no período de 1892 a 1960
author Pezzin, Ana Cláudia
author_facet Pezzin, Ana Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Pezzin, Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Estado do Espírito Santo
Ensino de matemática
Formação de professores
Escola normal
topic Estado do Espírito Santo
Ensino de matemática
Formação de professores
Escola normal
description Ana Claudia Pezzin. A Educação Pública Primária Espírito-Santense: vestígios da Matemática na Formação de Professores no Período de 1908 a 1960. 2015. 154 f. Orientador: Moyses Gonçalves Siqueira Filho. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo – CEUNES.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-05-31T19:44:18Z
2018-05-31T19:44:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ana Claudia Pezzin. A Educação Pública Primária Espírito-Santense: vestígios da Matemática na Formação de Professores no Período de 1908 a 1960. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES, São Mateus, 2015.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186649
identifier_str_mv Ana Claudia Pezzin. A Educação Pública Primária Espírito-Santense: vestígios da Matemática na Formação de Professores no Período de 1908 a 1960. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES, São Mateus, 2015.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042016429211648