Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Iara da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160175
Resumo: Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015 Bibliografia: f. 271-285
id UFSC_f031aa3156c5322f56c15b58df752e4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160175
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)História culturalEscola normalEnsino primárioTese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015 Bibliografia: f. 271-285A crise política e social no Brasil da Primeira República ativou uma geração de intelectuais cuja proposta é a construção da nação tendo como bases a Educação. Nesse contexto, ocorreram Reformas nos estados e as Escolas Normais se consolidaram como instituições oficiais formadoras de professores primários. Com o objetivo de compreender as mudanças ocorridas na formação matemática dos professores primários do Paraná no período de 1920 a 1936, o estudo analisa os saberes matemáticos contemplados nos cursos de formação de professores das Escolas Normais paranaenses e orientados para a prática no Ensino Primário. A questão ?Que mudanças ocorreram na formação matemática dos professores primários paranaenses, no período de 1920 a 1936?? norteou a investigação, que amparada pelo referencial teórico metodológico da história cultural, destaca o antes e o depois da Reforma da Escola Normal do Paraná e a ênfase dada à melhoria do ensino primário do período estudado, contemplando conceitos históricos como operação historiográfica (CERTEAU, 1986); representações e apropriação (CHARTIER, 1990); história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) e cultura escolar (JULIA, 2001). As fontes constituíram-se de documentos oficiais como Relatórios da Instrução Pública, de Secretários de Governo, de Diretores da Instrução Pública, de Diretores de Grupos Escolares e de Programas de Ensino; documentos escolares como Atas e Livros de Registros e Avisos; além de livros didáticos e Revistas Pedagógicas que circulavam no período em estudo e de documentos pessoais como o caderno de uma aluna e futura professora e do diário pessoal de outra professora. O estudo apontou que a formação matemática dos professores primários do Paraná, ao longo de quase duas décadas (1920-1936), apresentou mudanças e dualidade constante no ensino presente nas Instituições formadoras desses professores. Evidenciou também, que as mudanças operadas ao longo de 16 anos na formação matemática dos professores primários do Paraná, ocorreram em relação aos métodos de ensino, uso dos recursos didáticos e reorganização dos programas, mas essencialmente nas concepções do ensino dessa matéria, que se adaptou às finalidades da Escola Normal em cada tempo.2016-03-30T19:41:54Z2016-03-30T19:41:54Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160175França, Iara da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-30T19:46:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160175Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-30T19:46:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)
title Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)
spellingShingle Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)
França, Iara da Silva
História cultural
Escola normal
Ensino primário
title_short Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)
title_full Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)
title_fullStr Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)
title_full_unstemmed Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)
title_sort Do ginásio para as escolas normais : as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)
author França, Iara da Silva
author_facet França, Iara da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Iara da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv História cultural
Escola normal
Ensino primário
topic História cultural
Escola normal
Ensino primário
description Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015 Bibliografia: f. 271-285
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-30T19:41:54Z
2016-03-30T19:41:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160175
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652224588414976