SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316 |
Resumo: | Neste artigo tratamos de saberes relacionados ao ensino de Matemática no Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, e que foram apropriados na formação matemática das normalistas desse Ginásio no período de 1954 a 1966, em outras palavras, tratamos da matemática a ensinar e da matemática para ensinar para desvelar vestígios desses saberes que integraram as práticas pedagógicas dos professores formadores, em especial de Matemática e de disciplinas correlatas – Estatística e Desenho –, do Ensino Normal. Neste estudo mobilizamos os conceitos História Cultural e Apropriação tratados por Roger Chartier (1991; 2002); Cultura Escolar fundamentado em Dominique Julia (2001), e as categorias Saberes a Ensinar e Saberes para Ensinar delimitadas por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017) e Matemática a Ensinar e Matemática para Ensinar mediante apropriação de Valente (2017b). Concluímos que na fase inicial o curso possuía disciplinas de formação geral, especialmente na primeira série denominada Intermediária por essa característica disciplinar. Num segundo momento, de 1962 até 1966, houve uma reorganização curricular com uma significativa aproximação do curso da formação específica com a priorização de disciplinas pedagógicas. Dos conteúdos trabalhados notamos na disciplina de Matemática a abordagem da aritmética, álgebra e geometria, contemplando o ensino secundário no período de 1954 a 1961, e o primário de meados de 1961 a 1966. Houve períodos em que o ensino de Matemática estava vinculado às aulas de Estatística na qual eram oportunizados saberes que instrumentalizariam as futuras professoras no que tange à realização de diagnósticos de seus alunos. Nestes parâmetros visualizamos que as disciplinas Matemática e Desenho abordavam os saberes disciplinares tratados no curso, ou seja, a matemática a ensinar, articulados com uma matemática para ensinar. |
id |
SBHMAT_aa2a1e93506e11c00e825b00c0b135ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/316 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉHistória da Matemática EscolarFormação de Professores PrimáriosEnsino de Matemática na Escola NormalEscola Normal do Ginásio de Jequié-BaNeste artigo tratamos de saberes relacionados ao ensino de Matemática no Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, e que foram apropriados na formação matemática das normalistas desse Ginásio no período de 1954 a 1966, em outras palavras, tratamos da matemática a ensinar e da matemática para ensinar para desvelar vestígios desses saberes que integraram as práticas pedagógicas dos professores formadores, em especial de Matemática e de disciplinas correlatas – Estatística e Desenho –, do Ensino Normal. Neste estudo mobilizamos os conceitos História Cultural e Apropriação tratados por Roger Chartier (1991; 2002); Cultura Escolar fundamentado em Dominique Julia (2001), e as categorias Saberes a Ensinar e Saberes para Ensinar delimitadas por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017) e Matemática a Ensinar e Matemática para Ensinar mediante apropriação de Valente (2017b). Concluímos que na fase inicial o curso possuía disciplinas de formação geral, especialmente na primeira série denominada Intermediária por essa característica disciplinar. Num segundo momento, de 1962 até 1966, houve uma reorganização curricular com uma significativa aproximação do curso da formação específica com a priorização de disciplinas pedagógicas. Dos conteúdos trabalhados notamos na disciplina de Matemática a abordagem da aritmética, álgebra e geometria, contemplando o ensino secundário no período de 1954 a 1961, e o primário de meados de 1961 a 1966. Houve períodos em que o ensino de Matemática estava vinculado às aulas de Estatística na qual eram oportunizados saberes que instrumentalizariam as futuras professoras no que tange à realização de diagnósticos de seus alunos. Nestes parâmetros visualizamos que as disciplinas Matemática e Desenho abordavam os saberes disciplinares tratados no curso, ou seja, a matemática a ensinar, articulados com uma matemática para ensinar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316/264Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves da Silva, MarlyLando, Janice Cassia2023-12-13T13:39:57Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/316Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:39:57Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ |
title |
SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ |
spellingShingle |
SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ Gonçalves da Silva, Marly História da Matemática Escolar Formação de Professores Primários Ensino de Matemática na Escola Normal Escola Normal do Ginásio de Jequié-Ba |
title_short |
SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ |
title_full |
SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ |
title_fullStr |
SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ |
title_full_unstemmed |
SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ |
title_sort |
SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ |
author |
Gonçalves da Silva, Marly |
author_facet |
Gonçalves da Silva, Marly Lando, Janice Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Lando, Janice Cassia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves da Silva, Marly Lando, Janice Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Escolar Formação de Professores Primários Ensino de Matemática na Escola Normal Escola Normal do Ginásio de Jequié-Ba |
topic |
História da Matemática Escolar Formação de Professores Primários Ensino de Matemática na Escola Normal Escola Normal do Ginásio de Jequié-Ba |
description |
Neste artigo tratamos de saberes relacionados ao ensino de Matemática no Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, e que foram apropriados na formação matemática das normalistas desse Ginásio no período de 1954 a 1966, em outras palavras, tratamos da matemática a ensinar e da matemática para ensinar para desvelar vestígios desses saberes que integraram as práticas pedagógicas dos professores formadores, em especial de Matemática e de disciplinas correlatas – Estatística e Desenho –, do Ensino Normal. Neste estudo mobilizamos os conceitos História Cultural e Apropriação tratados por Roger Chartier (1991; 2002); Cultura Escolar fundamentado em Dominique Julia (2001), e as categorias Saberes a Ensinar e Saberes para Ensinar delimitadas por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017) e Matemática a Ensinar e Matemática para Ensinar mediante apropriação de Valente (2017b). Concluímos que na fase inicial o curso possuía disciplinas de formação geral, especialmente na primeira série denominada Intermediária por essa característica disciplinar. Num segundo momento, de 1962 até 1966, houve uma reorganização curricular com uma significativa aproximação do curso da formação específica com a priorização de disciplinas pedagógicas. Dos conteúdos trabalhados notamos na disciplina de Matemática a abordagem da aritmética, álgebra e geometria, contemplando o ensino secundário no período de 1954 a 1961, e o primário de meados de 1961 a 1966. Houve períodos em que o ensino de Matemática estava vinculado às aulas de Estatística na qual eram oportunizados saberes que instrumentalizariam as futuras professoras no que tange à realização de diagnósticos de seus alunos. Nestes parâmetros visualizamos que as disciplinas Matemática e Desenho abordavam os saberes disciplinares tratados no curso, ou seja, a matemática a ensinar, articulados com uma matemática para ensinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462912958464 |