SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves da Silva, Marly
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lando, Janice Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316
Resumo: Neste artigo tratamos de saberes relacionados ao ensino de Matemática no Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, e que foram apropriados na formação matemática das normalistas desse Ginásio no período de 1954 a 1966, em outras palavras, tratamos da matemática a ensinar e da matemática para ensinar para desvelar vestígios desses saberes que integraram as práticas pedagógicas dos professores formadores, em especial de Matemática e de disciplinas correlatas – Estatística e Desenho –, do Ensino Normal. Neste estudo mobilizamos os conceitos História Cultural e Apropriação tratados por Roger Chartier (1991; 2002); Cultura Escolar fundamentado em Dominique Julia (2001), e as categorias Saberes a Ensinar e Saberes para Ensinar delimitadas por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017) e Matemática a Ensinar e Matemática para Ensinar mediante apropriação de Valente (2017b). Concluímos que na fase inicial o curso possuía disciplinas de formação geral, especialmente na primeira série denominada Intermediária por essa característica disciplinar. Num segundo momento, de 1962 até 1966, houve uma reorganização curricular com uma significativa aproximação do curso da formação específica com a priorização de disciplinas pedagógicas. Dos conteúdos trabalhados notamos na disciplina de Matemática a abordagem da aritmética, álgebra e geometria, contemplando o ensino secundário no período de 1954 a 1961, e o primário de meados de 1961 a 1966.  Houve períodos em que o ensino de Matemática estava vinculado às aulas de Estatística na qual eram oportunizados saberes que instrumentalizariam as futuras professoras no que tange à realização de diagnósticos de seus alunos. Nestes parâmetros visualizamos que as disciplinas Matemática e Desenho abordavam os saberes disciplinares tratados no curso, ou seja, a matemática a ensinar, articulados com uma matemática para ensinar.
id SBHMAT_aa2a1e93506e11c00e825b00c0b135ab
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/316
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉHistória da Matemática EscolarFormação de Professores PrimáriosEnsino de Matemática na Escola NormalEscola Normal do Ginásio de Jequié-BaNeste artigo tratamos de saberes relacionados ao ensino de Matemática no Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, e que foram apropriados na formação matemática das normalistas desse Ginásio no período de 1954 a 1966, em outras palavras, tratamos da matemática a ensinar e da matemática para ensinar para desvelar vestígios desses saberes que integraram as práticas pedagógicas dos professores formadores, em especial de Matemática e de disciplinas correlatas – Estatística e Desenho –, do Ensino Normal. Neste estudo mobilizamos os conceitos História Cultural e Apropriação tratados por Roger Chartier (1991; 2002); Cultura Escolar fundamentado em Dominique Julia (2001), e as categorias Saberes a Ensinar e Saberes para Ensinar delimitadas por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017) e Matemática a Ensinar e Matemática para Ensinar mediante apropriação de Valente (2017b). Concluímos que na fase inicial o curso possuía disciplinas de formação geral, especialmente na primeira série denominada Intermediária por essa característica disciplinar. Num segundo momento, de 1962 até 1966, houve uma reorganização curricular com uma significativa aproximação do curso da formação específica com a priorização de disciplinas pedagógicas. Dos conteúdos trabalhados notamos na disciplina de Matemática a abordagem da aritmética, álgebra e geometria, contemplando o ensino secundário no período de 1954 a 1961, e o primário de meados de 1961 a 1966.  Houve períodos em que o ensino de Matemática estava vinculado às aulas de Estatística na qual eram oportunizados saberes que instrumentalizariam as futuras professoras no que tange à realização de diagnósticos de seus alunos. Nestes parâmetros visualizamos que as disciplinas Matemática e Desenho abordavam os saberes disciplinares tratados no curso, ou seja, a matemática a ensinar, articulados com uma matemática para ensinar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316/264Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves da Silva, MarlyLando, Janice Cassia2023-12-13T13:39:57Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/316Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:39:57Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ
title SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ
spellingShingle SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ
Gonçalves da Silva, Marly
História da Matemática Escolar
Formação de Professores Primários
Ensino de Matemática na Escola Normal
Escola Normal do Ginásio de Jequié-Ba
title_short SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ
title_full SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ
title_fullStr SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ
title_full_unstemmed SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ
title_sort SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ
author Gonçalves da Silva, Marly
author_facet Gonçalves da Silva, Marly
Lando, Janice Cassia
author_role author
author2 Lando, Janice Cassia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves da Silva, Marly
Lando, Janice Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática Escolar
Formação de Professores Primários
Ensino de Matemática na Escola Normal
Escola Normal do Ginásio de Jequié-Ba
topic História da Matemática Escolar
Formação de Professores Primários
Ensino de Matemática na Escola Normal
Escola Normal do Ginásio de Jequié-Ba
description Neste artigo tratamos de saberes relacionados ao ensino de Matemática no Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, e que foram apropriados na formação matemática das normalistas desse Ginásio no período de 1954 a 1966, em outras palavras, tratamos da matemática a ensinar e da matemática para ensinar para desvelar vestígios desses saberes que integraram as práticas pedagógicas dos professores formadores, em especial de Matemática e de disciplinas correlatas – Estatística e Desenho –, do Ensino Normal. Neste estudo mobilizamos os conceitos História Cultural e Apropriação tratados por Roger Chartier (1991; 2002); Cultura Escolar fundamentado em Dominique Julia (2001), e as categorias Saberes a Ensinar e Saberes para Ensinar delimitadas por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017) e Matemática a Ensinar e Matemática para Ensinar mediante apropriação de Valente (2017b). Concluímos que na fase inicial o curso possuía disciplinas de formação geral, especialmente na primeira série denominada Intermediária por essa característica disciplinar. Num segundo momento, de 1962 até 1966, houve uma reorganização curricular com uma significativa aproximação do curso da formação específica com a priorização de disciplinas pedagógicas. Dos conteúdos trabalhados notamos na disciplina de Matemática a abordagem da aritmética, álgebra e geometria, contemplando o ensino secundário no período de 1954 a 1961, e o primário de meados de 1961 a 1966.  Houve períodos em que o ensino de Matemática estava vinculado às aulas de Estatística na qual eram oportunizados saberes que instrumentalizariam as futuras professoras no que tange à realização de diagnósticos de seus alunos. Nestes parâmetros visualizamos que as disciplinas Matemática e Desenho abordavam os saberes disciplinares tratados no curso, ou seja, a matemática a ensinar, articulados com uma matemática para ensinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462912958464