Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferazza, Marta Cristina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100856
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística
id UFSC_f0654dc6fa3de90694d57b97e8c084d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100856
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSCLinguísticaAlfabetização funcionalSanta CatarinaLeitura (Ensino superior)Redação acadêmicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LinguísticaO presente trabalho mostra a situação da competência em leitura do estudante da UFSC e relata a implantação da Cátedra UNESCO MECEAL nesta universidade. Um resultado da parceria constitui-se de informações relevantes na busca de soluções para o problema do analfabetismo funcional na universidade. Aos alunos de turmas estrategicamente escolhidas em cada centro da universidade (UFSC) foram aplicados pré e pós-testes a partir de um texto retirado de revista de circulação periódica de interesse geral e de nível de dificuldade condizente com a escolaridade da população pesquisada, ou seja, alunos do terceiro grau, acompanhado de vinte questões de interpretação elaboradas com critérios técnicos capazes de revelar a proficiência em leitura; solicitou-se, também a produção de um pequeno texto sobre o assunto versado. A proposta da pesquisa era submeter os alunos à prática de estratégias para o desenvolvimento da competência leitora e de produção textual. As estratégias estudadas durante o curso "Leitura e produção de texto na universidade" oferecido pelo Profor, da UFSC seriam aplicadas pelos professores em estágio probatório que realizaram o curso. Parti do pressuposto de que a capacitação dos docentes inscritos no Profor traria benefícios imediatos na proficiência de seus alunos. Constatei, porém, que o tempo de quatro meses de intervenção com estratégias não foi suficiente para efetivar melhorias na competência em leitura e escritura dos estudantes universitários. No entanto, a proposta foi muito eficiente no sentido da obtenção dos seguintes resultados: 1º - Falta conscientizar os professores universitários das mais diferentes disciplinas sobre a necessidade de trabalhar a compreensão e produção textual nos gêneros específicos de cada área; 2º Proveito pessoal dos doutores, alunos do curso "Leitura e produção de texto na universidade", ao fazerem uso das estratégias de leitura e escritura para melhorar sua própria produção textual, particularmente, na elaboração de projetos, relatórios de pesquisa e artigos para periódicos científicos e 3º - Abertura de negociações visando a implementação do Laboratório de leitura, a cargo da Dra. Ana Cláudia de Sousa com atendimento sistemático e contínuo por parte de estagiários especificamente treinados, em parceria com o respectivo professor da disciplina. Com respaldo nos resultados obtidos serão feitas sugestões de implantação da Cátedra UNESCO Meceal em outras universidades, pois se espera que os efeitos do trabalho da Cátedra se façam sentir no desempenho dos estudantes. O preparo dos professores para se tornarem instrumentos da mudança no índice de alfabetização funcional dos estudantes universitários elege-se como fundamental.This dissertation aims to conduct a critical reflection on the activities undertaken since the establishment of Catedra UNESCO MECEAL at UFSC until December 2011 with a view to suggestions for its continuity. As a secondary objective, I have proposed retell the emergence of Catedra UNESCO, of Catedra UNESCO Meceal, and of Catedra UNESCO Meceal at UFSC as well as establishing relations between functional illiteracy and literacy methods. Catedra UNESCO Meceal at UFSC sought to draw a profile on the proficiency in reading and text production of texts by college students at the Universidade Federal de Santa Catarina Centers to contribute with relevant information which could lead to solutions to the problem of functional illiteracy in the university. Pre and post-tests applied to a text taken from a magazine of general interest and with a compatible challenging level related to the schooling of the researched population were applied strategically, chosen in each university center (UFSC), namely, college students. Twenty interpretative questions were drawn up to reveal reading proficiency; students were also asked to write a short paragraph based on the issue proposed to test written proficiency. This is a pre-test that shows some hints about the student's abilities before the teachers' intervention during the intervention phase. The purpose of this research was to submit the students to the practice of strategies to develop reading and text production competence, which would be applied by UFSC teachers during the stage phase for those who had underwent the "Reading and text production Course at the university" offered by PROFOR, UFSC. Even though a post-test have been applied to the same intervention subjects, the comparison among the obtained results from the pre-test and the ones from the post-test have shown that giving a four months course is not enough to develop the strategies in order to improve the university students' reading and writing competence. Nevertheless, the proposal was quite efficient in a sense to get the following results: 1st - awareness on the teachers of different disciplines of the university on the need to work on text comprehension and production in each discipline; 2nd - awareness and improvement of the strategies of the "Reading and text production in the university" course students, who started to apply them on their reading and text productions, mainly, on project planning, research reports and articles submitted to scientific journals and 3rd - outlining new strategy to aid students who have difficulties in reading and writing texts at UFSC, e.g., implement the Reading Laboratory under the charge of Dra. Ana Cláudia de Sousa, with systematic and unbroken attendance done by prepared trainees, with the discipline teacher's help. Suggestions will be done to implantation of the Catedra UNESCO Meceal in other universities, since it is expected that the effects of the Catedra work are visible on the students' performance. The preparation of the teachers becoming tools of change in the functional literacy implementation of college students seems to be fundamental.FlorianópolisCabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaFerazza, Marta Cristina2013-06-25T23:18:56Z2013-06-25T23:18:56Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 p.| grafs., tabs.application/pdf310711http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100856porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T23:18:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100856Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:18:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSC
title Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSC
spellingShingle Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSC
Ferazza, Marta Cristina
Linguística
Alfabetização funcional
Santa Catarina
Leitura (Ensino superior)
Redação acadêmica
title_short Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSC
title_full Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSC
title_fullStr Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSC
title_full_unstemmed Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSC
title_sort Cátedra Unesco Meceal para o desenvolvimento da leitura e da escritura na UFSC
author Ferazza, Marta Cristina
author_facet Ferazza, Marta Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Leonor Scliar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferazza, Marta Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Alfabetização funcional
Santa Catarina
Leitura (Ensino superior)
Redação acadêmica
topic Linguística
Alfabetização funcional
Santa Catarina
Leitura (Ensino superior)
Redação acadêmica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T23:18:56Z
2013-06-25T23:18:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 310711
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100856
identifier_str_mv 310711
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 p.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651973575049216