Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evlagon, Maria Cristina Navratil
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62664
Resumo: Orientador: Carlos Alberto Faraco
id UFPR_a29110ab22b09549f63a267c282b9e07
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62664
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Evlagon, Maria Cristina Navratil2022-08-26T18:59:13Z2022-08-26T18:59:13Z1990https://hdl.handle.net/1884/62664Orientador: Carlos Alberto FaracoCoorientadora: Maria Dativa de Salles GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 108-111Resumo: Este trabalho estuda o processo de alfabetização de crianças a partir das inter-relações de três áreas do conhecimento (psicologia, pedagogia e linguística) e a forma pela qual estas inter-relações se apresentam em diferentes práticas deste processo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Essa abordagem decorre da compreensão de que os pressupostos teóricos de linguagem e educação, na alfabetização, se justificam e se expressam nas atividades de ensino que o professor realiza, interagindo com seus alunos, na sala de aula. As concepções de linguagem e de educação utilizadas se apoiam, teoricamente nos trabalhos do linguista Valentin N. Voloshinov e do pedagogo Paulo Freire. Os subsídios da área da psicologia, especificamente sobre a aquisição do conhecimento, tem como referencial os trabalhos de L. S. Vygotsky.Abstract: This paper is a study on the teaching of reading and writing in the public school system in Curitiba. The process of teaching children to read and write is studied here in the light of the interrelationship of psychology, pedagogy and linguistics. The author also focuses her attention on the ways these interrelationships appear in different phases of the process. Such an approach derives from the fact that the assumptions regarding language end education - in the process of teaching reading and writing - are justified and expressed by the activities carried out by the teacher as he or she interacts with his or her pupils. The concepts of language and education used in this paper are based on the works of linguist Valentin N. Voloshinov and pedagogue Paulo Freire. Subsidies in the field of psychology - and specifically those regarding children's learning - were collected in the works of L. S. Vygotsky.111 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetização - Curitiba (PR)Redação acadêmicaEducaçãoConsiderações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA CRISTINA NAVRATIL EVLAGON.pdfapplication/pdf7152908https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62664/1/D%20-%20MARIA%20CRISTINA%20NAVRATIL%20EVLAGON.pdf0962c15caabd210f8e75241c088417c3MD51open access1884/626642022-08-26 15:59:14.035open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62664Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T18:59:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista
title Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista
spellingShingle Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista
Evlagon, Maria Cristina Navratil
Alfabetização - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
title_short Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista
title_full Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista
title_fullStr Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista
title_full_unstemmed Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista
title_sort Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista
author Evlagon, Maria Cristina Navratil
author_facet Evlagon, Maria Cristina Navratil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evlagon, Maria Cristina Navratil
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
topic Alfabetização - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Carlos Alberto Faraco
publishDate 1990
dc.date.issued.fl_str_mv 1990
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T18:59:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T18:59:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62664
url https://hdl.handle.net/1884/62664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62664/1/D%20-%20MARIA%20CRISTINA%20NAVRATIL%20EVLAGON.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0962c15caabd210f8e75241c088417c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860219221835776