"A memória de seus feitos palpita na alma nacional": representações sobre história do Brasil em cinebiografias do Instituto Nacional de Cinema Educativo (décadas de 1930 e 1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lara Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193597
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling "A memória de seus feitos palpita na alma nacional": representações sobre história do Brasil em cinebiografias do Instituto Nacional de Cinema Educativo (décadas de 1930 e 1940)EducaçãoCinema na educaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa toma como foco de análise a criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), a multiplicidade de seus documentários, e, sobretudo, a produção de cinebiografias sobre personagens proeminentes de História do Brasil. O recorte temporal engloba o período entre 1936 e 1945, época em que parcela expressiva dos filmes de cunho histórico do INCE era biográfica, e também de maior número de filmes produzidos, indicando significativo investimento nesse tipo de produção na vigência do Estado Novo. O principal objetivo é identificar como foram representados os cinebiografados, bem como os acontecimentos de História do Brasil em que estavam envolvidos. Nesse sentido, as representações históricas são analisadas nos seguintes filmes: Euclides da Cunha; Barão do Rio Branco; O despertar da redentora; Bandeirantes; Inconfidentes; e Caxias, patrono do Exército e símbolo da Pátria. Trabalho com a premissa de que os personagens representados nesses filmes tiveram seu prestígio histórico retratado, pela primeira vez, no cinema educativo, entretanto, já eram objeto de culto nacional, algo aferido com base na cultura histórica (GOMES, 2013). A lente de análise é o conceito de representação, utilizado por Chartier (1990), seguindo a perspectiva da História Cultural. Além da categoria de representação, trabalhei com autores como Catroga (2007) e Certeau (1982) para a compreensão da santidade atribuída aos ícones cinebiografados. As análises dos gêneros cinematográficos das cinebiografias, documentários e docudramas, bem como do manejo do tempo nas respectivas narrativas fílmicas, foram tecidas em torno de teóricos do cinema como Nichols (2010), Burch (2015) e Deleuze (2013). A pesquisa com base nos citados referenciais teóricos, associados às fontes, apontaram para a recorrência de temáticas afeitas à exemplaridade, com vistas a uma moral religiosa católica, o que resultaria em uma hagiografia laica. Pode-se, também, observar a recorrência de argumentações em prol da união e defesa territorial brasileira, compatíveis com as tensões nacionais e internacionais correntes nas décadas de 1930 e 1940. Há, ainda, nesta pesquisa, o olhar para os debates sobre os perigos e potencialidades do cinema, tanto educativo, quanto comercial, que circulou entre educadores de renome como Jonathas Serrano e Canuto Mendes. A constatação de que o cinema educativo teria, necessariamente, uma missão edificante e cívica, demandada pelos especialistas da educação do período, foi componente das representações dos próceres nacionais nas cinebiografias. A eles coube a representação de ideais humanistas, busca pela justiça, empreendedorismo na exploração dos territórios, trabalho árduo, constante desenvolvimento intelectual e grande dose de santidade. Tais preceitos anunciavam uma dedicação dos cinebiografados à nação e ao povo brasileiro, que transcendeu a vida, algo identificado no culto aos seus objetos, transformados em relíquias, representadas como testemunhas de seus feitos que palpitam na alma nacional (CAXIAS, 1942).Abstract : This research focuses on the creation of the National Institute of Educational Cinema (INCE), on the Institute s manifold documentaries and, above all, on the biographical films of standout characters in Brazilian History. The time frame covers the period between 1936 and 1945, when a significant amount of historical films was biographical, and also when a large number of films was produced, which indicates a significant investment in this type of production in the Estado Novo. The main goal is to identify how the characters of these films were represented, as well as the historical events in which they were involved. Therefore, the following films, from which the historical representations are analyzed, were taken as source material: Euclides da Cunha; Barão do Rio Branco; O Despertar da Redentora; Bandeirantes; Inconfidentes; and Caxias, Patrono do Exército e símbolo da Pátria. I work from the assumption that although these characters had their prestige portrayed for the first time in the educational cinema, they were already the objects of national cult, something measured on the basis of historical culture (GOMES, 2013). The lens of analysis is the concept of representation used by Chartier (1990), following the perspective of Cultural History. Beyond the category of representation, I worked with authors such as Catroga (2007) and Certeau (1982) to understand the holiness attributed to the aforementioned national icons. The analysis of the biographic and documentary film genre, as well as the time logic woven in such narratives, were draw upon cinema theorists such as Nichols (2010), Burch (2015) and Deleuze (2013). This research, based on the aforementioned theoretical references associated with the sources, pointed to the recurrence of themes that are characteristic of exemplarity, with a touch of religious morality to it. It is possible to observe the recurrence of a subject matter in favor of Brazilian territorial union and defense, compatible with the national and international tensions associated with the 1930s and 1940s. In this research, there is also some space for the debate around the dangers and the potential of cinema, both educational and commercial, that circulated among renowned educators, such as Jonathas Serrano and Canuto Mendes. The realization that educational cinema would necessarily have an edifying and civic mission, demanded by specialists of the period, was paramount for the representations of the national heroes in the biographies. To these heroes was assigned the representation of humanist ideals, the search for justice, entrepreneurship in the exploration of territories, hard work, constant intellectual development and a certain amount of holiness. This approach emphasized the dedication of the heroes to the nation and to the Brazilian people, which supposedly transcended life, something identified in the cult of objects transformed into relics, represented as witnesses of their feats that "throb in the national soul" (CAXIAS, 1942).Otto, ClaríciaUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Lara Rodrigues2019-03-02T04:04:10Z2019-03-02T04:04:10Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis212 p.| il.application/pdf356091https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193597porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-02T04:04:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193597Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-02T04:04:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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