A Medicalização da Infância e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um estudo bibliográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, , Bianca Maria da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254802
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
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spelling A Medicalização da Infância e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um estudo bibliográficoA Medicalização da Infância e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um estudo bibliográficoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é investigar como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido abordado em artigos científicos nos dossiês pesquisados. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa, realizada por meio do levantamento de três dossiês publicados em três revistas, sendo elas: Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade (2014); Revista Nuances: estudos sobre Educação (2014) e a Revista Práxis Educacional (2019). O respectivo estudo e análise consistirá na leitura integral dos artigos que abordam a temática de forma central. Observamos que o TDAH tem sido objeto de pesquisas e debates nos mais diversos campos e paralelo a isso, observa-se um aumento no número de crianças com possibilidade de diagnóstico. Assim, podemos estabelecer um vínculo entre o fracasso escolar e as crianças/estudantes que apresentam desafios específicos de aprendizagem. Esses estudantes são frequentemente encaminhados para diversos tipos de assistência, incluindo avaliações médicas, psicológicas e fonoaudiológicas. Essas avaliações podem levar a um conjunto de intervenções como terapias medicamentosas, clínicas e/ou comportamentais. Nesse contexto, a discussão proposta é essencial para a formação inicial dos professores. Pois, esse é o período em que esses profissionais são preparados para a prática docente e os desafios inerentes à profissão. Portanto, é necessário que eles tenham um conhecimento crítico e sensível sobre os estudantes que apresentam dificuldades específicas em seu processo de aprendizagem. Devemos questionar quais são os processos que compõem a construção de um diagnóstico de TDAH em crianças em idade escolar. Além disso, é importante entender quais são as consequências deste diagnóstico na vida da criança, supostamente com TDAH, e como isso afeta sua relação com a escola e a família. Essas são questões cruciais a serem consideradas em qualquer formação. Com base nisso, esta pesquisa se aprofundou em alguns desses estudos, visando apresentar elementos que ajudem a compreender criticamente como o TDAH tem sido tratado, principalmente dentro do ambiente escolar e na sala de aula pelas professoras que lidam com tais diagnósticos.Florianópolis, SC.Souza, Simone Vieira deBernardes, IsmaelUniversidade Federal de Santa Catarina.Barbosa, , Bianca Maria da Silva2024-03-20T00:29:11Z2024-03-20T00:29:11Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254802Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-20T00:29:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254802Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-20T00:29:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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