A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matheus D'avila, Schmitt
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_f08808327534b5d4b220b3f70349c958
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192270
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSCFormação de professoresEscolha profissionalCurrículoEnsino SuperiorTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.A Prática como Componente Curricular (PCC) é uma disposição legal que visa melhorar a articulação entre a teoria e a prática na formação acadêmica de licenciandos, favorecer a transposição didática, a integração curricular, a reflexão sobre a ação docente, além de aproximar o licenciando da escola e da profissionalidade docente. Os cursos de licenciatura e bacharelado diurnos de Ciências Biológicas (CB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam entrada comum e uma área básica de ingresso com disciplinas e componentes curriculares indistinguíveis até o 4º semestre da graduação, basicamente isso significa que o graduando entra nos cursos como se fossem um único e depois de concluir as disciplinas das fases mais iniciais decide pela formação que deseja seguir. Nestes cursos, a PCC está presente desde o semestre de ingresso e está distribuída em praticamente todas as suas fases e é considerada também como recurso que permite uma decisão mais segura pelo bacharelado ou licenciatura em função da vivência e reflexão das práticas pedagógicas antes da escolha por um determinado percurso formativo. Este trabalho buscou entender se a PCC influencia na escolha acadêmica pela licenciatura entre estudantes dos cursos diurnos de CB da UFSC e para isso foram aplicados questionários com formandos da licenciatura. Os dados trazem que, de maneira geral, a PCC não está entre os fatores de maior relevância para a escolha do curso de licenciatura e que, para a maioria dos entrevistados, ela não tem influência nesse processo de escolha por conta de seu desenvolvimento muitas vezes se dar numa situação de afastamento da realidade escolar, se direcionar para a produção de materiais de ensino, ser realizada de maneira pouco reflexiva e não crítica e/ou por conta do professor universitário não ter formação para trabalhar e explorar de maneira adequada esse componente do currículo. Os graduandos trazem que para que essa prática possa sensibilizar mais o graduando a escolher a licenciatura ela precisa estar menos distanciada da realidade escolar e permitir a reflexão e uma formação crítica e diversificada.Florianópolis, SC.Lucio Ely Ribeiro, SilvérioUniversidade Federal de Santa CatarinaMatheus D'avila, Schmitt2018-12-10T19:50:47Z2018-12-10T19:50:47Z2018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-10T19:50:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192270Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-10T19:50:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
title A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
spellingShingle A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
Matheus D'avila, Schmitt
Formação de professores
Escolha profissional
Currículo
Ensino Superior
title_short A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
title_full A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
title_fullStr A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
title_full_unstemmed A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
title_sort A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
author Matheus D'avila, Schmitt
author_facet Matheus D'avila, Schmitt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucio Ely Ribeiro, Silvério
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Matheus D'avila, Schmitt
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Escolha profissional
Currículo
Ensino Superior
topic Formação de professores
Escolha profissional
Currículo
Ensino Superior
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10T19:50:47Z
2018-12-10T19:50:47Z
2018-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652047240658944