A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_f08808327534b5d4b220b3f70349c958 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192270 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSCFormação de professoresEscolha profissionalCurrículoEnsino SuperiorTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.A Prática como Componente Curricular (PCC) é uma disposição legal que visa melhorar a articulação entre a teoria e a prática na formação acadêmica de licenciandos, favorecer a transposição didática, a integração curricular, a reflexão sobre a ação docente, além de aproximar o licenciando da escola e da profissionalidade docente. Os cursos de licenciatura e bacharelado diurnos de Ciências Biológicas (CB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam entrada comum e uma área básica de ingresso com disciplinas e componentes curriculares indistinguíveis até o 4º semestre da graduação, basicamente isso significa que o graduando entra nos cursos como se fossem um único e depois de concluir as disciplinas das fases mais iniciais decide pela formação que deseja seguir. Nestes cursos, a PCC está presente desde o semestre de ingresso e está distribuída em praticamente todas as suas fases e é considerada também como recurso que permite uma decisão mais segura pelo bacharelado ou licenciatura em função da vivência e reflexão das práticas pedagógicas antes da escolha por um determinado percurso formativo. Este trabalho buscou entender se a PCC influencia na escolha acadêmica pela licenciatura entre estudantes dos cursos diurnos de CB da UFSC e para isso foram aplicados questionários com formandos da licenciatura. Os dados trazem que, de maneira geral, a PCC não está entre os fatores de maior relevância para a escolha do curso de licenciatura e que, para a maioria dos entrevistados, ela não tem influência nesse processo de escolha por conta de seu desenvolvimento muitas vezes se dar numa situação de afastamento da realidade escolar, se direcionar para a produção de materiais de ensino, ser realizada de maneira pouco reflexiva e não crítica e/ou por conta do professor universitário não ter formação para trabalhar e explorar de maneira adequada esse componente do currículo. Os graduandos trazem que para que essa prática possa sensibilizar mais o graduando a escolher a licenciatura ela precisa estar menos distanciada da realidade escolar e permitir a reflexão e uma formação crítica e diversificada.Florianópolis, SC.Lucio Ely Ribeiro, SilvérioUniversidade Federal de Santa CatarinaMatheus D'avila, Schmitt2018-12-10T19:50:47Z2018-12-10T19:50:47Z2018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-10T19:50:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192270Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-10T19:50:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC |
title |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC |
spellingShingle |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC Matheus D'avila, Schmitt Formação de professores Escolha profissional Currículo Ensino Superior |
title_short |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC |
title_full |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC |
title_fullStr |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC |
title_full_unstemmed |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC |
title_sort |
A Prática como Componente Curricular e a escolha pela licenciatura nos cursos diurnos de Ciências Biológicas da UFSC |
author |
Matheus D'avila, Schmitt |
author_facet |
Matheus D'avila, Schmitt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lucio Ely Ribeiro, Silvério Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matheus D'avila, Schmitt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Escolha profissional Currículo Ensino Superior |
topic |
Formação de professores Escolha profissional Currículo Ensino Superior |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10T19:50:47Z 2018-12-10T19:50:47Z 2018-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
94 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652047240658944 |