Educação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrido, Paulo Otolini
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89219
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_f0bd90af8c67cbd4010d09fd923d5c15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89219
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGarrido, Paulo OtoliniBarros, Nelci Moreira de2012-10-22T18:12:45Z2012-10-22T18:12:45Z20062006236729http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89219Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA presente Pesquisa trata da problemática da aprendizagem no âmbito da Educação Corporativa, buscando responder à Pergunta de Pesquisa: "como atender às necessidades de produção da aprendizagem de transformadora no campo da Educação Corporativa?". A fundamentação teórica empregou conhecimentos usuais e não convencionais no campo do conhecimento da Educação Corporativa. Como procedimentos metodológicos, a Pesquisa, de natureza qualitativa, empregou estudos de casos múltiplos, com base nos resultados da Pesquisa Nacional de Educação Corporativa e nas Oficinas de Educação Corporativa promovidas pelo Ministério da Indústria e Comércio (MDIC). Os resultados da Pesquisa apontaram que a fundamentação teórica aborda muito satisfatoriamente os assuntos: História da Educação, Filosofias da Educação, Teorias de Aprendizagem, Modelos e Métodos em Pedagogia e Tecnologias Educacionais. No entanto, a literatura acerca da Engenharia Pedagógica e Educação Corporativa não foi suficiente para atender às questões da Pesquisa. A análise dos resultados da Pesquisa Nacional e das Oficinas de Educação Corporativa apontou para o fato que o Governo e as empresas brasileiras preconizam modelos usuais de Educação Corporativa, presentes na literatura, fundados em concepção burocrática e soluções pedagógicas reducionistas, voltados aos interesses econômicos e empresariais. Assim, a Pesquisa recorreu a conhecimentos e metodologias não usuais, tendo sido agregados os enfoques da Teoria da Delimitação dos Sistemas Sociais, Autopoiese, a Aprendizagem de Ordem Superior e Inferior, Capital Humano versus Capacidade Humana, Educação Transdisciplinar, Modelos de Homem, Religação de Saberes, Complexidade e outros, para viabilizar a aprendizagem transformadora. Isto resultou na proposta da Educação Corporativa Policêntrica aplicando a Engenharia Pedagógica Transdisciplinar para assegurar tempos e espaços pedagógicos policêntricos, integrando as dimensões sociais da economia, da fenonomia e da isonomia, propiciando condições para a produção da aprendizagem transformadora. Trata-se de uma estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem, aberta e flexível, para criar soluções para a educação integral do Aprendiz e suporte à sustentabilidade das Empresas da Cadeia de Valor, atendendo à complexidade humana do aprendizado e aos desafios da Sociedade do Conhecimento. O modelo oferece a possibilidade para a produção da aprendizagem transformadora, configurando a empresa como facilitadora do aprendizado e líder da co-produção da aprendizagem, enquanto o trabalhador é posicionado como Ser Humano Integral, que pode desenvolver sua natureza autopoiética e condição parentética. Acolhendo às prescrições metodológicas, o modelo foi detalhado em suas dimensões e categorias, e nos aspectos institucional, pedagógico e antropológico. A Pesquisa verificou as possíveis contribuições para a Sociedade e à Ciência, examinou a consistência científica e listou recomendações para futuros estudos. The current research deals with the problematic of learning in the scope of Corporate Education, trying to answer the following research question: "how to respond to the needs of the production of higher order learning in the field of Corporate Education?" The theoretical background applied standard and not conventional knowledge in the field of the Corporate Education Knowledge. For the methodological procedure, the research of a qualitative nature applied a multiple cases study, based upon the results from the National Research of Corporate Education and from the Workshops of Corporate Education sponsored by the Ministry of Industry and Commerce (MDIC). The results of the research demonstrated that the theoretical basis approaches quite satisfactorily to subjects as: History of the Education, Philosophies of Education, Theories of Learning, and Models and Methods in Pedagogy and Technological Education. However, the literature concerning Pedagogical Engineering and Corporate Education was not enough to answer to the Research questions. The results of the analysis from the National Research and the Workshops of Corporate Education showed that the Brazilian Government and the companies praise usual models of Corporate Education existing in the literature, which were established in bureaucratic conception and minimizing pedagogical solutions of economic and commercial interests. Thus, the Research was redirected to the not conventional Knowledge and methodologies, adding to it approaches as the Theory of Social Systems Delimitation, Autopoiesis, the Higher/Lower Order Learning, Human Capital Concept versus Sustainable Human Development, Transdisciplinary Education, Models of Man, Reconnection of Knowledge, Complexity and others, so to enable higher order learning. These resulted in the proposal of a Polycentric Corporate Education along with the application of the Transdisciplinary Pedagogical Engineering to assure polycentric pedagogical spaces and time, integrated to social dimensions of the economy, the phenonomy and the isonomy, and propitiating conditions for the production of the higher order learning. It is about a pedagogical strategy that makes learning possible, which is open and flexible so to create solutions for the integral education of the Apprentice, giving support to the sustainability of the Value Chain Companies, attending to the human being complexity of apprenticeship and to the challenges of the Knowledge Society. The model offers the possibility for the production of the transforming learning, configuring the company as a facilitator and leader of learning co-production, while the worker is placed as a Human being as a whole, who is able to develop its autopoietic nature and parenthetic condition. Accepting the prescribed methodologies, the model was detailed in its dimensions and categories, and in the institutional, pedagogical and anthropological aspects. The Research verified the possible contributions for the Society and for the Science, examined the scientific consistency and listed recommendations for further studies.289 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEducação corporativaTransdisciplinaridadeAutopoieseSistemas sociaisEducação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL236729.pdfapplication/pdf2538407https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89219/1/236729.pdf5d419ee5d04991f689b5bec03c36aa0cMD51TEXT236729.pdf.txt236729.pdf.txtExtracted Texttext/plain640727https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89219/2/236729.pdf.txtf55d3d78cb26816675c202ae96bb341bMD52THUMBNAIL236729.pdf.jpg236729.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89219/3/236729.pdf.jpg6e41f14ff9e3c2421f487a57f2191f46MD53123456789/892192013-05-05 06:21:13.651oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89219Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T09:21:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadora
title Educação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadora
spellingShingle Educação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadora
Garrido, Paulo Otolini
Engenharia de produção
Educação corporativa
Transdisciplinaridade
Autopoiese
Sistemas sociais
title_short Educação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadora
title_full Educação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadora
title_fullStr Educação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadora
title_full_unstemmed Educação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadora
title_sort Educação corporativa policêntrica: aplicação transdisciplinar da engenharia pedagógica para a produção da aprendizagem transformadora
author Garrido, Paulo Otolini
author_facet Garrido, Paulo Otolini
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Garrido, Paulo Otolini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Nelci Moreira de
contributor_str_mv Barros, Nelci Moreira de
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Educação corporativa
Transdisciplinaridade
Autopoiese
Sistemas sociais
topic Engenharia de produção
Educação corporativa
Transdisciplinaridade
Autopoiese
Sistemas sociais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T18:12:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T18:12:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89219
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 236729
identifier_str_mv 236729
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 289 f.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89219/1/236729.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89219/2/236729.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89219/3/236729.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d419ee5d04991f689b5bec03c36aa0c
f55d3d78cb26816675c202ae96bb341b
6e41f14ff9e3c2421f487a57f2191f46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805454853242880