EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253431 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis. |
id |
UFSC_f0d1e067e64f5e8742ff5d414b17fe19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253431 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADOGerenciamento de ImpressãoRelatório de SustentabilidadeParticipação FemininaLiderançaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.O presente artigo tem por objetivo identificar a possível prática de Gerenciamento de Impressão (GI) em relação a percepção da participação feminina em cargos de liderança de empresas do Novo Mercado. O GI é uma ferramenta utilizada para apresentar aos stakeholders uma imagem positiva da empresa, que por vezes, tende a ser manipulada para promover melhor impressão em relação a presença da mulher nas empresas. A amostra contou com as empresas listadas na B3, Novo Mercado, que apresentaram Relatórios de Sustentabilidade (RS) no ano de 2021. A primeira fase identificou a participação feminina nos cargos de Diretoria e Conselhos Administrativos (CAs) e quantificou participação mínima das mulheres nas empresas analisadas. Evidenciou-se percentuais de 12% para Diretoria e 15% para CAs. Na sequência se verificou nos RS como as empresas utilizam o GI em relação a apresentação da mulher, assim foram realizadas análises das fotografias apresentadas, em que observou mulheres: (i) em destaque, (ii) em posição de liderança, (iii) somente elas, e (iv) número delas. Diante destas informações, mesmo as empresas que mostram participação feminina inferior à dos homens em cargos de liderança, apresentam fotografias da mulher em destaque, procurando demonstrar elevada contribuição feminina. Diante disso, percebeu-se incoerência entre a participação feminina e o que as empresas demonstram em seus relatórios, o que parece indicar o GI e deste modo, as empresas tentam construir uma imagem positiva.Florianópolis, SC.Ferreira, Denize Demarche MinattiSilva, Vanessa de Meneses daUniversidade Federal de Santa Catarina.Medeiros, Giselle Laus de2023-12-18T18:23:38Z2023-12-18T18:23:38Z2023-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253431Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-18T18:23:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253431Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-18T18:23:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO |
title |
EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO |
spellingShingle |
EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO Medeiros, Giselle Laus de Gerenciamento de Impressão Relatório de Sustentabilidade Participação Feminina Liderança |
title_short |
EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO |
title_full |
EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO |
title_fullStr |
EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO |
title_full_unstemmed |
EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO |
title_sort |
EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO |
author |
Medeiros, Giselle Laus de |
author_facet |
Medeiros, Giselle Laus de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Denize Demarche Minatti Silva, Vanessa de Meneses da Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Giselle Laus de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerenciamento de Impressão Relatório de Sustentabilidade Participação Feminina Liderança |
topic |
Gerenciamento de Impressão Relatório de Sustentabilidade Participação Feminina Liderança |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18T18:23:38Z 2023-12-18T18:23:38Z 2023-09-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253431 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652348977840128 |