EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Giselle Laus de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253431
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
id UFSC_f0d1e067e64f5e8742ff5d414b17fe19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253431
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADOGerenciamento de ImpressãoRelatório de SustentabilidadeParticipação FemininaLiderançaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.O presente artigo tem por objetivo identificar a possível prática de Gerenciamento de Impressão (GI) em relação a percepção da participação feminina em cargos de liderança de empresas do Novo Mercado. O GI é uma ferramenta utilizada para apresentar aos stakeholders uma imagem positiva da empresa, que por vezes, tende a ser manipulada para promover melhor impressão em relação a presença da mulher nas empresas. A amostra contou com as empresas listadas na B3, Novo Mercado, que apresentaram Relatórios de Sustentabilidade (RS) no ano de 2021. A primeira fase identificou a participação feminina nos cargos de Diretoria e Conselhos Administrativos (CAs) e quantificou participação mínima das mulheres nas empresas analisadas. Evidenciou-se percentuais de 12% para Diretoria e 15% para CAs. Na sequência se verificou nos RS como as empresas utilizam o GI em relação a apresentação da mulher, assim foram realizadas análises das fotografias apresentadas, em que observou mulheres: (i) em destaque, (ii) em posição de liderança, (iii) somente elas, e (iv) número delas. Diante destas informações, mesmo as empresas que mostram participação feminina inferior à dos homens em cargos de liderança, apresentam fotografias da mulher em destaque, procurando demonstrar elevada contribuição feminina. Diante disso, percebeu-se incoerência entre a participação feminina e o que as empresas demonstram em seus relatórios, o que parece indicar o GI e deste modo, as empresas tentam construir uma imagem positiva.Florianópolis, SC.Ferreira, Denize Demarche MinattiSilva, Vanessa de Meneses daUniversidade Federal de Santa Catarina.Medeiros, Giselle Laus de2023-12-18T18:23:38Z2023-12-18T18:23:38Z2023-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253431Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-18T18:23:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253431Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-18T18:23:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO
title EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO
spellingShingle EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO
Medeiros, Giselle Laus de
Gerenciamento de Impressão
Relatório de Sustentabilidade
Participação Feminina
Liderança
title_short EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO
title_full EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO
title_fullStr EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO
title_full_unstemmed EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO
title_sort EFETIVA PARTICIPAÇÃO FEMININA OU APENAS BOA IMPRESSÃO? GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM EMPRESAS DO NOVO MERCADO
author Medeiros, Giselle Laus de
author_facet Medeiros, Giselle Laus de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Denize Demarche Minatti
Silva, Vanessa de Meneses da
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Giselle Laus de
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de Impressão
Relatório de Sustentabilidade
Participação Feminina
Liderança
topic Gerenciamento de Impressão
Relatório de Sustentabilidade
Participação Feminina
Liderança
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T18:23:38Z
2023-12-18T18:23:38Z
2023-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253431
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652348977840128