Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Sarah de Rezende
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132190
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UFSC_f0e20ac765515653469c8364e7e6ec68
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132190
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnicoExperimentação remotaNTIC'sSistema de gerenciamento de aprendizagemEnsino técnicoRemote experimentationNew information and communications technologyLearning management systemTechnical educationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.As novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC’s) estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, inclusive os indivíduos que nascem rodeados por toda essa tecnologia são chamados de “nativos digitais”. Para acompanhar esse mundo globalizado, os mais diversos setores da sociedade estão se adaptando e aderindo as tecnologias, por exemplo, a educação. O uso das NTIC’s na educação é um grande desafio, sendo necessário buscar a cada dia novos métodos e formas de transmitir o conhecimento para esta nova geração de pessoas “plugadas”. Este trabalho representa um esforço para submeter as NTIC’s no processo de ensino e aprendizagem do ensino técnico. Para isso, foi utilizada uma proposta de ensino que envolve um experimento remoto de uma prensa didática que pode ser acessado através de um sistema de gerenciamento de aprendizagem. O conteúdo abordado nesse sistema é a Lei de Hooke, área da física que estuda as propriedades elásticas dos materiais. É de conhecimento corrente que os alunos geralmente possuem dificuldades em aprender física, neste sentido, esse experimento remoto permitirá aos alunos colocar em prática a teoria aprendida e assim auxiliá-los no processo de aprendizado. Para a realização deste trabalho, fez-se necessária uma aula com um grupo de alunos do ensino técnico, na qual os mesmos fizeram uso dos recursos citados acima. Os métodos avaliativos empregados para a consolidação da proposta envolveram a aplicação de um questionário para identificar as habilidades cognitivas dos estudantes (questionário VARK), exercícios em forma de avaliação e um questionário de avaliação da satisfação dos alunos em relação ao uso das tecnologias que foram aplicadas.The new information and communications technology (ICT) are increasingly present in our daily lives, including individuals who are born surrounded by all this technology are called "digital natives." To accompany this globalized world, the most diverse sectors of society are adapting and adhering technologies, with education being one of them. The use of new information and communications technology in education is a big challenge, which needs to find every day new methods and ways of transmitting knowledge to this generation of plugged. This work represents an effort to refer the new ICT’s in the teaching and learning of technical education process. For this, a teaching that involves a remote experiment in a didactic press which can be accessed through a learning management system, we used the content covered in this system is the Hooke's law, the field of physics that studies the elastic properties materials. It is well known that students often have difficulty learning physics in this sense that remote experiment will allow students to put into practice the theory learned and thus assist in learning. For this work a class with a group of students of technical education was performed making use of the resources mentioned above. The evaluation methods employed for the consolidation proposal involved the application of a questionnaire to identify the cognitive skills of students (VARK questionnaire), exercise in the form of a questionnaire assessment and evaluation of student satisfaction regarding the use of technologies that have been applied.Gruber, VilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaGuerra, Sarah de Rezende2015-04-22T20:13:25Z2015-04-22T20:13:25Z2015-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132190porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-22T20:13:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132190Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T20:13:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico
title Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico
spellingShingle Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico
Guerra, Sarah de Rezende
Experimentação remota
NTIC's
Sistema de gerenciamento de aprendizagem
Ensino técnico
Remote experimentation
New information and communications technology
Learning management system
Technical education
title_short Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico
title_full Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico
title_fullStr Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico
title_full_unstemmed Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico
title_sort Estudo da aplicação de um experimento remoto para apoio ao ensino da Lei de Hooke em alunos do ensino técnico
author Guerra, Sarah de Rezende
author_facet Guerra, Sarah de Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gruber, Vilson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Sarah de Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação remota
NTIC's
Sistema de gerenciamento de aprendizagem
Ensino técnico
Remote experimentation
New information and communications technology
Learning management system
Technical education
topic Experimentação remota
NTIC's
Sistema de gerenciamento de aprendizagem
Ensino técnico
Remote experimentation
New information and communications technology
Learning management system
Technical education
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-22T20:13:25Z
2015-04-22T20:13:25Z
2015-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132190
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652325562089472