Desenvolvimento de instrumento para diagnóstico da inovação em organizações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244565 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2022. |
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Desenvolvimento de instrumento para diagnóstico da inovação em organizaçõesTecnologias da informação e comunicaçãoInovaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2022.A inovação tem mudado o seu significado e a sua relevância ao longo do tempo, ao deixar de ser uma possibilidade e tornando-se uma necessidade às organizações, pois a sua prática proporciona empresas mais preparadas, mais dinâmicas e atentas às necessidades de mercado. Dessa forma, ressalta-se a importância em obter-se informações relacionadas à inovação na organização, particularmente, saber quais dimensões (áreas de interesse) necessitam de maior atenção dos gestores, sendo que informações oportunas e fidedignas, sobre os processos de inovação, resultarão em decisões mais assertivas à empresa. A obtenção dessas informações, somente, será possível com a utilização de um instrumento (metodologia) adequado que consiga realizar uma avaliação ampla e holística da organização. Esta pesquisa teve como objetivo maior o desenvolvimento de um instrumento para diagnóstico da inovação no âmbito das organizações. Para alcançar esse objetivo, buscou-se identificar as metodologias existentes que analisam/avaliam a inovação, plicando-se como ferramentas a Busca Exploratória e a Revisão Sistemática da Literatura. Estas resultaram na identificação de 25 metodologias com características distintas, que ao serem analisadas, individualmente, em relação ao resultado de sua aplicação, identificaram-se limitações, haja vista possuírem área de atuação reduzida, restritas a poucas dimensões e serem extemporâneas, o que resultaria em uma avalição parcial, inadequada e deficitária em relação à inovação nas organizações, ratificando, dessa forma, a necessidade de uma maneira mais adequada, para suprir essa necessidade. Essas metodologias serviram de referência para que o pesquisador desenvolvesse um instrumento próprio de pesquisa para diagnóstico em sua versão inicial, contemplando a avaliação de 14 dimensões por intermédio de 48 itens de pesquisa. Ao ser aplicado o instrumento proposto, utilizou como ferramenta primordial a Rede Social Profissional (Linkedin), resultando em uma amostra de 303 participantes, sendo submetida à Análise Fatorial Exploratória, com intuito de verificar o instrumento e obter-se a melhor estrutura latente para os dados. A verificação, resultou na retificação da configuração do instrumento inicialmente proposto, por aglutinar dimensões e eliminar itens de pesquisa, culminando em um instrumento composto por 4 dimensões: Gestão, Conhecimento, Investimento e Marketing, que estão associados a 32 itens de pesquisa e que possibilitarão um diagnóstico amplo e integrado da organização, com vistas a identificar em quais dimensões, relacionadas à inovação, a organização apresenta desempenho adequado e onde se necessita de ações corretivas. Considera-se que os resultados da pesquisa contribuíram com a disponibilização de uma ferramenta que possibilitará melhorar a gestão nas organizações, haja vista que proporcionará informações sobre a própria organização, sobre a concorrência e sobre o mercado, o que auxiliará as organizações e aos seus gestores em decisões assertiva, evitando, dessa forma, custos, retrabalho e desvantagens de mercado; bem como a contribuição da discussão sobre o tema inovação. Para trabalhos futuros, recomenda-se a continuidade da validação por meio de técnicas estatísticas complementares, podendo ser empregada a Análise Fatorial Confirmatória.Abstract: Innovation has changed its meaning and relevance over time, by no longer being a possibility and becoming a necessity for organizations, because its practice provides companies more prepared, more dynamic and attentive to market needs. Thus, the importance of obtaining information related to innovation in the organization is emphasized, particularly knowing which dimensions (areas of interest) need greater attention from managers, and timely and reliable information about innovation processes will result in more assertive decisions to the company. Obtaining this information will only be possible with the use of an appropriate instrument (methodology) that can perform a broad and holistic evaluation of the organization. This research aimed to develop a tool for diagnosing innovation within organizations. To achieve this goal, we sought to identify the existing methodologies that analyze/evaluate innovation, applying exploratory search and systematic literature review as tools. These resulted in the identification of 25 methodologies with different characteristics, which, when analyzed individually, in relation to the result of their application, limitations were identified, since they have a reduced area of activity, restricted to few dimensions and being extimed, which would resultin a partial, inadequate evaluation and innovation in organizations, thus ratifying the need in a more appropriate way to meet this need. These methodologies served as a reference for the researcher to develop his own research instrument for diagnosis in his initial version, contemplating the evaluation of 14 dimensions through 48 research items. When the proposed instrument was applied, the Professional Social Network (Linkedin) was used as a primary tool, resulting in a sample of 303 participants, being submitted to Exploratory Factor Analysis, in order to verify the instrument and obtain the best latent structure for the data. The verification resulted in the rectification of the configuration of the instrument initially proposed, by agglutinating dimensions and eliminating research items, culminating in an instrument composed of 4 dimensions: Management, Knowledge, Investment and Marketing, which are associated with 32 research items and that will enable a broad and integrated diagnosis of the organization, with a view to identifying in which dimensions, related to innovation, the organization performs adequately and where corrective actions are needed. It is considered that the results of the research contributed to the availability of a tool that will improve management in organizations, since it will provide information about the organization itself, about competition and about the market, which will assist organizations and their managers in assertive decisions, thus avoiding costs, rework and market disadvantages; as well as the contribution of the discussion on innovation. For future studies, it is recommended to continue validation by means of complementary statistical techniques, and analysis Fatorial Confirmatory can be used.Silva, Solange Maria daFerenhof, Helio AisenbergUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Sedinei de2023-02-17T23:09:38Z2023-02-17T23:09:38Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 p.| il., gráfs.application/pdf380365https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244565porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T23:09:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244565Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-17T23:09:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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