A proposta de um plano de carreiras baseado na gestão por competências no contexto da administração pública gerencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rodrigo Guedes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130999
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, FLorianópolis, 2014.
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spelling A proposta de um plano de carreiras baseado na gestão por competências no contexto da administração pública gerencialAdministraçãoServiço públicoAdministração de pessoalServiço públicoCargos e funções - ClassificaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, FLorianópolis, 2014.O presente estudo é uma análise do fenômeno dos planos de carreira na perspectiva da gestão por competências, no contexto do modelo gerencial de administração pública. A pesquisa delineou-se como um estudo de caso descritivo acerca da proposta de um novo plano de carreiras elaborado pela empresa pública catarinense CIDASC no ano de 2013. A abordagem adotada foi o método fenomenológico-estruturalista, onde se procurou descrever o fenômeno dos planos de carreira em vistas de suas estruturas fundamentais no contexto do caso analisado. Os procedimentos de coleta de dados foram a pesquisa documental direta, bibliográfica e a observação direta intensiva. As análises apontaram que os planos de carreira compõem um fenômeno congruente com os conflitos presentes na administração pública. Pôde-se perceber que a gestão por competências pode tanto apoiar iniciativas de melhoria da eficiência administrativa, quanto favorecer os anseios dos servidores públicos por melhores carreiras, quando incorporada aos planos de carreira. Finalmente, ficou aparente que os planos de carreira, aliando aspectos gerenciais e princípios públicos, podem ser uma alternativa viável para a necessária desburocratização da administração pública, conciliando ganhos para a organização, para os empregados e para a sociedade de modo geral.<br>Abstract : The present study is an analysis of the phenomenon of career paths from the perspective of competency management in the context of the New Public Management. The research was outlined as a descriptive case study about the proposal for a new career path prepared by CIDASC, a public company of State of Santa Catarina, in the year 2013 The approach adopted was the phenomenological-structuralist method, which was aimed to describe the phenomenon of career paths in view of their fundamental structures in the context of the case examined. The procedures for data collection were direct documentary research, bibliographical research and intensive direct observation. The analyzes showed that the career paths compose a coherent phenomenon with conflicts in public administration. It could be perceived that competency management can both support initiatives to improve administrative efficiency, as favoring the concerns of public servants for better careers, when incorporated into career paths. Finally, it became apparent that career paths, combining management aspects and public principles, can be a viable alternative to the necessary bureaucracy of public administration, combining gains for the organization, for employees and for society in general.Moretto Neto, LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Rodrigo Guedes2015-03-18T21:07:25Z2015-03-18T21:07:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 p.| il., grafs., tabs.application/pdf329917https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130999porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130999Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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