Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conto, Sabrina Fonseca de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211484
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019
id UFSC_f18be34e467b54189bf5f9321639c932
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211484
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSCAdministraçãoEducaçãoEducaçãoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os processos inerentes às funcionalidades da Plataforma Sucupira dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ? Modalidade Profissional da UFSC. Quanto à metodologia, a pesquisa é indutiva, aplicada e de abordagem qualitativa. Quanto aos meios utilizados, caracteriza-se como um estudo de caso complementado por pesquisa de campo e estudo bibliográfico. A população considerada consiste nos programas ofertados exclusivamente pela UFSC. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionário com 39 questões e de entrevista semiestruturada para avaliar os processos inerentes às funcionalidades da plataforma. O mapeamento e o fluxograma dos processos que integram o sistema da Plataforma Sucupira foram disponibilizados aos respondentes como recursos para as entrevistas. A técnica utilizada na avaliação dos processos pelos respondentes foi a análise de cada fase e coleta de sugestões de melhorias nas funcionalidades da plataforma e no fluxo dos processos. Para tabulação e análise dos dados foram utilizados procedimentos estatísticos e uma fase da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram melhorias necessárias nos processos e funcionalidades da plataforma: interface com o CAPG; capacitação dos operadores da plataforma; concessão pela CAPES de senha de acesso para o secretário do programa; treinamento dos docentes para o correto preenchimento dos projetos no CV Lattes; criação da categoria egressos no cadastro de pessoas; inclusão automática do discente titulado, vinculado a projeto, na categoria participante externo (ou egresso); possibilidade de importar as linhas de pesquisa, disciplinas, cadastro de docentes e discentes do CAPG; conscientizar os docentes da importância de atualizar o referencial bibliográfico das disciplinas ministradas anualmente; treinamento para os discentes para o correto preenchimento da produção acadêmica no CV Lattes; possibilitar que os menus facilitem a obtenção de informações completas; e resolver o problema de que a maioria dos respondentes não utiliza as informações da Plataforma Sucupira para a gestão dos programas. Complementando os resultados da pesquisa, sugere-se a criação de um manual técnico contendo os procedimentos necessários para o preenchimento da Plataforma Sucupira e de quais sistemas estas informações podem ser extraídas; e que a UFSC designe uma comissão técnica para analisar os dois sistemas (Plataforma Sucupira e CAPG) a fim de possibilitar uma melhor integração. Considerações finais sugerem que o este estudo seja aplicado a todos os programas de pós-graduação stricto sensu da UFSC.Abstract: This research aims to evaluate the processes inherent in the functionalities of the Sucupira Platform of the Stricto Sensu Post-Graduation Programs - Professional Modality of UFSC. As for the methodology, the research is inductive, applied, and qualitative approach. As for the means used, the research poses as a case study complemented by field research and bibliographic study. The population considered consists of the programs offered exclusively by UFSC. Data collection was performed through the application of a questionnaire with 39 questions, and a semi-structured interview to evaluate the processes inherent to the platform's functionalities. Mapping and flowchart of the processes that integrate the Sucupira Platform system were made available to respondents as resources for the interviews. The technique used in the evaluation of the processes by the respondents consisted of the analysis of each phase and collection of suggestions for improvements in the functionalities of the platform and the flow of the processes. For tabulation and analysis of the data, this research applied statistical procedures and a phase of the Content Analysis technique. The results pointed to improvements necessary in the processes and functionalities of the platform: interface with CAPG; training of platform operators; granting of access password by CAPES to the program secretary; training of teachers for the correct completion of projects in the CV Lattes; creation of the category graduates in the register of people; automatic inclusion of the student titled, linked to the project, in the external participant category (or egress); possibility of importing the lines of research, disciplines, teachers' register and students of the CAPG; to make teachers aware of the importance of updating the bibliographic reference of the disciplines taught annually; training for students for the correct completion of academic production in the CV Lattes; enable menus to make it easier to obtain complete information; and the need to solve the problem that most respondents do not use the Sucupira Platform information to manage the programs. Complementing the results of the research, it is suggested the creation of a technical manual containing the necessary procedures to fill out the Sucupira Platform and from which systems this information can be extracted; and that UFSC appoint a technical committee to analyze the two systems (Sucupira Platform and CAPG) to enable better integration. Final remarks suggest that this study should be extended to all UFSC's stricto sensu post-graduate programs.Alves, LourdesUniversidade Federal de Santa CatarinaConto, Sabrina Fonseca de2020-08-20T05:36:00Z2020-08-20T05:36:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf363748https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211484porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:36:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211484Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSC
title Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSC
spellingShingle Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSC
Conto, Sabrina Fonseca de
Administração
Educação
Educação
title_short Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSC
title_full Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSC
title_fullStr Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSC
title_full_unstemmed Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSC
title_sort Avaliação dos processos inerentes à plataforma sucupira dos programas de pós-graduação stricto sensu - modalidade profissional da UFSC
author Conto, Sabrina Fonseca de
author_facet Conto, Sabrina Fonseca de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Lourdes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Conto, Sabrina Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Educação
Educação
topic Administração
Educação
Educação
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-20T05:36:00Z
2020-08-20T05:36:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 363748
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211484
identifier_str_mv 363748
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 p.| ils., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652002353217536