Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
id |
UFSC_f1ae48104dbf1446b212722fbaacb5d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92016 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaKienen, NádiaBotome, Silvio PauloKubo, Olga Mitsue2012-10-24T04:52:30Z2012-10-24T04:52:30Z20082008250849http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O objetivo deste trabalho é caracterizar as classes de comportamentos que compõem a formação do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos psicológicos. Para tanto, foram avaliados cinco tipos de documentos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (DCN-P); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior (DCN-Pr); projetos de cursos em Psicologia; livros e instruções de um curso sobre programação de ensino. As classes de comportamentos derivadas desses documentos foram organizadas num sistema comportamental, na forma um diagrama de decomposição. Após a organização desse sistema, foi realizado um procedimento de decomposição de classes de comportamentos complexas, com base em categorias e subcategorias dessas classes, criadas a partir dos graus de abrangência e da função dessas classes. Foi possível identificar 11 classes de comportamentos relativas à intervenção por meio de ensino a partir das DCN-P; 26 das DCN-Pr ; 412 dos demais documentos e 694 a partir da decomposição de classes de comportamentos (feita somente para uma classe geral de comportamentos componente da intervenção por meio de ensino). A distribuição das classes de comportamentos identificadas nos diferentes documentos é imprecisa e pouco homogênea, sendo o sistema comportamental construído a partir delas insuficiente para nortear a formação do psicólogo para intervenção por meio de ensino sobre fenômenos psicológicos. Já o procedimento de decomposição de comportamentos complexos possibilitou descobrir grande quantidade de classes de comportamentos envolvidas na intervenção por meio de ensino, demonstrando que essa modalidade de intervenção do psicólogo não está limitada à atuação desse profissional como um "professor de Psicologia" (no ensino formal), mas a intervenções em quaisquer situações em que seja necessário capacitar alguém a lidar com comportamentos (próprios ou de outrem).2 v.| il., tabs.porFlorianópolis, SCPsicologiaPsicologiaEstudo e ensino (Superior)CurriculosPsicologosFormaçãoProfessores -FormaçãoClasses de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL250849.pdfapplication/pdf23757374https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92016/1/250849.pdfa546b04826b7f734d61b4fa040d7ee5bMD51THUMBNAIL250849.pdf.jpg250849.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg743https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92016/2/250849.pdf.jpgf95a2d29ce8ef5af717939bbd3aa97ecMD52123456789/920162018-03-05 11:43:59.204oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92016Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-05T14:43:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. |
title |
Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. |
spellingShingle |
Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. Kienen, Nádia Psicologia Psicologia Estudo e ensino (Superior) Curriculos Psicologos Formação Professores - Formação |
title_short |
Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. |
title_full |
Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. |
title_fullStr |
Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. |
title_full_unstemmed |
Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. |
title_sort |
Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. |
author |
Kienen, Nádia |
author_facet |
Kienen, Nádia |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kienen, Nádia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Botome, Silvio Paulo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Kubo, Olga Mitsue |
contributor_str_mv |
Botome, Silvio Paulo Kubo, Olga Mitsue |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia Estudo e ensino (Superior) Curriculos Psicologos Formação Professores - Formação |
topic |
Psicologia Psicologia Estudo e ensino (Superior) Curriculos Psicologos Formação Professores - Formação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T04:52:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-24T04:52:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
250849 |
identifier_str_mv |
250849 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2 v.| il., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92016/1/250849.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92016/2/250849.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a546b04826b7f734d61b4fa040d7ee5b f95a2d29ce8ef5af717939bbd3aa97ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805145264324608 |