Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kienen, Nádia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_f1ae48104dbf1446b212722fbaacb5d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92016
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKienen, NádiaBotome, Silvio PauloKubo, Olga Mitsue2012-10-24T04:52:30Z2012-10-24T04:52:30Z20082008250849http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O objetivo deste trabalho é caracterizar as classes de comportamentos que compõem a formação do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos psicológicos. Para tanto, foram avaliados cinco tipos de documentos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (DCN-P); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior (DCN-Pr); projetos de cursos em Psicologia; livros e instruções de um curso sobre programação de ensino. As classes de comportamentos derivadas desses documentos foram organizadas num sistema comportamental, na forma um diagrama de decomposição. Após a organização desse sistema, foi realizado um procedimento de decomposição de classes de comportamentos complexas, com base em categorias e subcategorias dessas classes, criadas a partir dos graus de abrangência e da função dessas classes. Foi possível identificar 11 classes de comportamentos relativas à intervenção por meio de ensino a partir das DCN-P; 26 das DCN-Pr ; 412 dos demais documentos e 694 a partir da decomposição de classes de comportamentos (feita somente para uma classe geral de comportamentos componente da intervenção por meio de ensino). A distribuição das classes de comportamentos identificadas nos diferentes documentos é imprecisa e pouco homogênea, sendo o sistema comportamental construído a partir delas insuficiente para nortear a formação do psicólogo para intervenção por meio de ensino sobre fenômenos psicológicos. Já o procedimento de decomposição de comportamentos complexos possibilitou descobrir grande quantidade de classes de comportamentos envolvidas na intervenção por meio de ensino, demonstrando que essa modalidade de intervenção do psicólogo não está limitada à atuação desse profissional como um "professor de Psicologia" (no ensino formal), mas a intervenções em quaisquer situações em que seja necessário capacitar alguém a lidar com comportamentos (próprios ou de outrem).2 v.| il., tabs.porFlorianópolis, SCPsicologiaPsicologiaEstudo e ensino (Superior)CurriculosPsicologosFormaçãoProfessores -FormaçãoClasses de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL250849.pdfapplication/pdf23757374https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92016/1/250849.pdfa546b04826b7f734d61b4fa040d7ee5bMD51THUMBNAIL250849.pdf.jpg250849.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg743https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92016/2/250849.pdf.jpgf95a2d29ce8ef5af717939bbd3aa97ecMD52123456789/920162018-03-05 11:43:59.204oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92016Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-05T14:43:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.
title Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.
spellingShingle Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.
Kienen, Nádia
Psicologia
Psicologia
Estudo e ensino (Superior)
Curriculos
Psicologos
Formação
Professores -
Formação
title_short Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.
title_full Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.
title_fullStr Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.
title_full_unstemmed Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.
title_sort Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.
author Kienen, Nádia
author_facet Kienen, Nádia
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kienen, Nádia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botome, Silvio Paulo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
contributor_str_mv Botome, Silvio Paulo
Kubo, Olga Mitsue
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia
Psicologia
Estudo e ensino (Superior)
Curriculos
Psicologos
Formação
Professores -
Formação
topic Psicologia
Psicologia
Estudo e ensino (Superior)
Curriculos
Psicologos
Formação
Professores -
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2008
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T04:52:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T04:52:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 250849
identifier_str_mv 250849
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92016/1/250849.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92016/2/250849.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a546b04826b7f734d61b4fa040d7ee5b
f95a2d29ce8ef5af717939bbd3aa97ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805145264324608