Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pintro, Sirlene
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99482
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
id UFSC_f1afc8dd28e49f27dc3ec1a1c9f6e9c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99482
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidadeCiência da informaçãoBibliotecas -Serviço de referenciaBibliotecas universitariasCompetencia(Autoridade legal)Qualidade dos serviçosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.As competências ganham destaque cada vez maior e se evidenciam na competitividade entre organizações, sendo que a identificação das mesmas é essencial para a melhoria da qualidade dos serviços. Nesse contexto, também as bibliotecas devem buscar formas de melhoria na prestação de seus serviços e, consequentemente, o bibliotecário precisa desenvolver e aperfeiçoar suas competências para realizar as atividades. O setor de referência é uma das atividades centrais das bibliotecas e os bibliotecários de referência, por prestarem atendimento direto ao usuário, se deparam fortemente com esse novo aspecto de prestação de serviço. Além disso, as mudanças que ocorrem no âmbito das bibliotecas fazem surgir novas funções e papéis para este profissional, o que exige que desenvolva, constantemente, novas competências. Observando-se esses aspectos, mostrou-se importante investigar as competências do bibliotecário no serviço de referência, com vistas à melhoria da qualidade desse serviço, sendo este o foco desta dissertação. Na pesquisa, analisou-se as competências do bibliotecário no serviço de referência de bibliotecas universitárias, considerando-se duas perspectivas: o processo de referência tradicional e o processo de referência educativo. Para isso, foram identificadas e caracterizadas as etapas dos dois tipos de processo de referência, tradicional e educativo, e definidas as competências necessárias ao bibliotecário de referência em cada uma das etapas. Em seguida, buscou-se a confirmação da relevância das competências definidas junto a especialistas da área. Como passo seguinte, verificou-se a relevância e a ocorrência das competências junto a bibliotecários atuantes no serviço de referência de bibliotecas universitárias. A partir da análise dos dados coletados, foi possível perceber que o serviço de referência de bibliotecas universitárias passa por transformações, destacando-se o crescimento gradativo do processo de referência educativo, que está ligado à capacitação e treinamento dos usuários para uso de recursos e fontes informacionais. Constatou-se, também, que o conjunto de competências definido é consistente e pertinente para a apropriada execução das atividades do bibliotecário no serviço de referência de bibliotecas universitárias. Porém, foi possível verificar a existência de lacunas nas competências apresentadas pelos bibliotecários respondentes, as quais podem influenciar diretamente na qualidade dos serviços prestados. Por fim, conclui-se que uma adequada gestão das competências induz à qualidade dos serviços oferecidos no serviço de referência, considerando-se o contexto das bibliotecas universitárias.FlorianópolisRados, Gregorio Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaPintro, Sirlene2013-03-04T20:51:59Z2013-03-04T20:51:59Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis231 p.| il., grafs., tabs.application/pdf305133http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99482porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:35:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99482Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:35:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade
title Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade
spellingShingle Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade
Pintro, Sirlene
Ciência da informação
Bibliotecas -
Serviço de referencia
Bibliotecas universitarias
Competencia
(Autoridade legal)
Qualidade dos serviços
title_short Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade
title_full Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade
title_fullStr Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade
title_full_unstemmed Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade
title_sort Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade
author Pintro, Sirlene
author_facet Pintro, Sirlene
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rados, Gregorio Jean Varvakis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pintro, Sirlene
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Bibliotecas -
Serviço de referencia
Bibliotecas universitarias
Competencia
(Autoridade legal)
Qualidade dos serviços
topic Ciência da informação
Bibliotecas -
Serviço de referencia
Bibliotecas universitarias
Competencia
(Autoridade legal)
Qualidade dos serviços
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-03-04T20:51:59Z
2013-03-04T20:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 305133
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99482
identifier_str_mv 305133
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 231 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651974159106048