Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99482 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. |
id |
UFSC_f1afc8dd28e49f27dc3ec1a1c9f6e9c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99482 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidadeCiência da informaçãoBibliotecas -Serviço de referenciaBibliotecas universitariasCompetencia(Autoridade legal)Qualidade dos serviçosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.As competências ganham destaque cada vez maior e se evidenciam na competitividade entre organizações, sendo que a identificação das mesmas é essencial para a melhoria da qualidade dos serviços. Nesse contexto, também as bibliotecas devem buscar formas de melhoria na prestação de seus serviços e, consequentemente, o bibliotecário precisa desenvolver e aperfeiçoar suas competências para realizar as atividades. O setor de referência é uma das atividades centrais das bibliotecas e os bibliotecários de referência, por prestarem atendimento direto ao usuário, se deparam fortemente com esse novo aspecto de prestação de serviço. Além disso, as mudanças que ocorrem no âmbito das bibliotecas fazem surgir novas funções e papéis para este profissional, o que exige que desenvolva, constantemente, novas competências. Observando-se esses aspectos, mostrou-se importante investigar as competências do bibliotecário no serviço de referência, com vistas à melhoria da qualidade desse serviço, sendo este o foco desta dissertação. Na pesquisa, analisou-se as competências do bibliotecário no serviço de referência de bibliotecas universitárias, considerando-se duas perspectivas: o processo de referência tradicional e o processo de referência educativo. Para isso, foram identificadas e caracterizadas as etapas dos dois tipos de processo de referência, tradicional e educativo, e definidas as competências necessárias ao bibliotecário de referência em cada uma das etapas. Em seguida, buscou-se a confirmação da relevância das competências definidas junto a especialistas da área. Como passo seguinte, verificou-se a relevância e a ocorrência das competências junto a bibliotecários atuantes no serviço de referência de bibliotecas universitárias. A partir da análise dos dados coletados, foi possível perceber que o serviço de referência de bibliotecas universitárias passa por transformações, destacando-se o crescimento gradativo do processo de referência educativo, que está ligado à capacitação e treinamento dos usuários para uso de recursos e fontes informacionais. Constatou-se, também, que o conjunto de competências definido é consistente e pertinente para a apropriada execução das atividades do bibliotecário no serviço de referência de bibliotecas universitárias. Porém, foi possível verificar a existência de lacunas nas competências apresentadas pelos bibliotecários respondentes, as quais podem influenciar diretamente na qualidade dos serviços prestados. Por fim, conclui-se que uma adequada gestão das competências induz à qualidade dos serviços oferecidos no serviço de referência, considerando-se o contexto das bibliotecas universitárias.FlorianópolisRados, Gregorio Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaPintro, Sirlene2013-03-04T20:51:59Z2013-03-04T20:51:59Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis231 p.| il., grafs., tabs.application/pdf305133http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99482porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:35:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99482Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:35:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade |
title |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade |
spellingShingle |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade Pintro, Sirlene Ciência da informação Bibliotecas - Serviço de referencia Bibliotecas universitarias Competencia (Autoridade legal) Qualidade dos serviços |
title_short |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade |
title_full |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade |
title_fullStr |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade |
title_full_unstemmed |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade |
title_sort |
Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade |
author |
Pintro, Sirlene |
author_facet |
Pintro, Sirlene |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rados, Gregorio Jean Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pintro, Sirlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da informação Bibliotecas - Serviço de referencia Bibliotecas universitarias Competencia (Autoridade legal) Qualidade dos serviços |
topic |
Ciência da informação Bibliotecas - Serviço de referencia Bibliotecas universitarias Competencia (Autoridade legal) Qualidade dos serviços |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2013-03-04T20:51:59Z 2013-03-04T20:51:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
305133 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99482 |
identifier_str_mv |
305133 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
231 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651974159106048 |