A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Silvia de Castro de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189551
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/77/55
id UFSC_f1f964f2f23556a61062ffa366414d66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189551
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda LodiGeometriaProfessores PrimáriosEscola NovaAlda LodiDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/77/55O artigo apresenta um estudo histórico sobre o ensino de Geometria para normalistas mineiras no período de disseminação e estabilização de propostas da escola nova em Minas Gerais, entre as décadas de 1920 e 1940. O estudo centra-se em referências e práticas da professora mineira Alda Lodi que teve importante papel na renovação da formação de professores primários a partir das ideias escolanovistas. Analisando a legislação que instituiu a reformulação do ensino primário e normal incorporando tais propostas de inovação e materiais do acervo da professora Alda Lodi, conclui-se o papel da Geometria como auxiliar para o estudo de conteúdos aritméticos, do sistema decimal, etc; numa abordagem sobretudo prática, distanciada do enfoque dedutivo. A utilização de problemas que exploravam objetos e situações cotidianas envolvendo conceitos geométricos era o ponto de partida para o estudo e o trabalho com outros conteúdos matemáticos. A Geometria ensinada às normalistas passava pelo estudo de objetos e circunstâncias que as rodeavam, que estavam presentes no ambiente, propondo-se situações simples e corriqueiras para serem resolvidas. A Geometria na perspectiva da prática docente da professora e de suas concepções era um suporte para o ensino de Aritmética.HISTEMAT2018-09-02T14:34:29Z2018-09-02T14:34:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARROS, S. de C. de; OLIVEIRA, M. C. A. de. A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi. HISTEMAT, v. 2, p. 198 - 216, 2016.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189551Barros, Silvia de Castro deOliveira, Maria Cristina Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:34:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189551Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:34:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi
title A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi
spellingShingle A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi
Barros, Silvia de Castro de
Geometria
Professores Primários
Escola Nova
Alda Lodi
title_short A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi
title_full A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi
title_fullStr A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi
title_full_unstemmed A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi
title_sort A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi
author Barros, Silvia de Castro de
author_facet Barros, Silvia de Castro de
Oliveira, Maria Cristina Araújo de
author_role author
author2 Oliveira, Maria Cristina Araújo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Silvia de Castro de
Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Professores Primários
Escola Nova
Alda Lodi
topic Geometria
Professores Primários
Escola Nova
Alda Lodi
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/77/55
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-09-02T14:34:29Z
2018-09-02T14:34:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, S. de C. de; OLIVEIRA, M. C. A. de. A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi. HISTEMAT, v. 2, p. 198 - 216, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189551
identifier_str_mv BARROS, S. de C. de; OLIVEIRA, M. C. A. de. A geometria na formação de normalistas mineiras em tempos de escola nova: referências e práticas de Alda Lodi. HISTEMAT, v. 2, p. 198 - 216, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652230468829184