A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Amanda de Queiroz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95791
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2011
id UFSC_f219f6c87b8519eec737bf6a66f6fab7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95791
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolarCiência da informaçãoEscolas publicasManaus (AM)BibliotecariosProfessoresBibliotecas escolaresManaus (AM)Planejamento educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2011No presente trabalho o objetivo geral foi analisar a interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, no desenvolvimento de atividades pedagógicas na biblioteca escolar. Para tanto, foram elaborados três objetivos específicos, a saber: descrever a participação das bibliotecárias no processo de planejamento escolar, verificar de que forma os professores inserem a biblioteca no desenvolvimento de atividades pedagógicas e verificar de que forma as bibliotecárias auxiliam no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Para o alcance dos objetivos estabelecidos, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, com abordagem quali-quantitativa. Como campo da pesquisa, optou-se pelas sete escolas públicas estaduais localizadas no município de Manaus, Amazonas. A população da pesquisa foi composta por sete bibliotecárias e população amostral, de 48 professores. O instrumento de coleta de dados utilizado com as sete bibliotecárias foi a entrevista e com os 48 professores, o questionário. A análise dos resultados da pesquisa se deu de forma quali-quantitativa, com o emprego da técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que a interação entre as bibliotecárias e os professores das escolas pesquisadas dá-se de forma tímida, pois a maioria desses profissionais têm dificuldade em estabelecer boas relações de parceria no desenvolvimento de atividades pedagógicas com o auxílio da biblioteca escolar. Para a maioria das bibliotecárias entrevistadas, o curso de Graduação em Biblioteconomia é insuficiente para consolidar essa interação, pois falta, na grade curricular, disciplinas que subsidiariam as ações e relações dos profissionais da informação e da educação.In the present work is aimed at analyzing the interaction between librarians and teachers in state schools in Manaus, Amazonas, in the educational activities in the school library. For this purpose, we developed three specific objectives: to describe the participation of librarians in the process of school planning, check out how teachers enter the library in educational activities and see how the librarians assist in educational activities . To achieve the goals established, we performed exploratory, descriptive literature of the field, with qualitative and quantitative approach. As the research field, it was decided by seven state schools located in Manaus, Amazonas. The research population was composed of seven librarians and a population sample of 48 teachers. The instrument used for data collection with seven librarians was the interview with 48 teachers and the questionnaire. The results of the research occurred in a qualitative and quantitative, with the use of the technique of content analysis. The conclusion was that the interaction between librarians and teachers of the schools surveyed give themselves a shy way, because most of these professionals have difficulty in establishing good relations of partnership in educational activities with the help of the school library. For most librarians interviewed, the graduate course in librarianship is insufficient to consolidate this interaction, it lacks in curriculum, subjects that subsidize the actions and relationships of professional information and education.Caldin, Clarice FortkampUniversidade Federal de Santa CatarinaBessa, Amanda de Queiroz2012-10-26T05:58:32Z2012-10-26T05:58:32Z2012-10-26T05:58:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis220 p.| grafs., tabs.application/pdf296894http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95791porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T07:55:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T07:55:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar
title A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar
spellingShingle A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar
Bessa, Amanda de Queiroz
Ciência da informação
Escolas publicas
Manaus (AM)
Bibliotecarios
Professores
Bibliotecas escolares
Manaus (AM)
Planejamento educacional
title_short A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar
title_full A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar
title_fullStr A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar
title_full_unstemmed A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar
title_sort A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar
author Bessa, Amanda de Queiroz
author_facet Bessa, Amanda de Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldin, Clarice Fortkamp
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Amanda de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Escolas publicas
Manaus (AM)
Bibliotecarios
Professores
Bibliotecas escolares
Manaus (AM)
Planejamento educacional
topic Ciência da informação
Escolas publicas
Manaus (AM)
Bibliotecarios
Professores
Bibliotecas escolares
Manaus (AM)
Planejamento educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2011
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T05:58:32Z
2012-10-26T05:58:32Z
2012-10-26T05:58:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 296894
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95791
identifier_str_mv 296894
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 220 p.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652101556895744