The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frese, Rudinei Aldini
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88576
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
id UFSC_f253219d3f06ca43379b13a6b887fed4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88576
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFrese, Rudinei AldiniKoerich, Rosana DeniseSilveira, Rosane2012-10-22T10:49:38Z2012-10-22T10:49:38Z20062006236613http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88576Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteThis research focuses on the relationship between perception and production of words ending in -ed by Brazilian learners of English as a foreign language. The relationship between perception and production was investigated in terms of the participants' ability to perceive and produce the target sound with the oral stops /p,t,k,b,d,g/ as the preceding and the semi-vowel /J/ as the following phonological environment. Thirty-two learners attending advanced English classes in the extracurricular course at Universidade Federal de Santa Catarina were tested. The hypotheses were investigated in terms of correlation and mean comparisons for /t/, /d/ and /Id/. Production data was obtained by the creation of sentences elicited through carrier phrases provided in writing. Perception data was obtained through an oddity discrimination test (Flege, Mackay & Meador, 1999). The results showed that a) there was a statistically significant and positive correlation between the perception and production of the -ed ending; b) the mean for the perception of /Id/ was significantly higher than those for /t/ and /d/; c) the mean for the perception of /t/ was significantly higher than the mean for /d/; d) the mean for the production of /Id/ was significantly higher than those for /t/ and /d/; and e) ?the mean for the production of /t/ was significantly higher than that for /d/. Results of the present study provide interesting data to be related in theoretical terms to Flege's (1995) Speech Learning Model, Best's (1995) Perceptual Assimilation Model, Hooper's (1976) Hierarchy of Strength, Selkirk's (1984) Sonority Sequencing Generalization, and Eckman's (1977, 1987) Markedness Differential Hypothesis, and corroborate the findings reported in previous studies (Koerich, 2002; Silveira, 2004) regarding voicing and the relationship between perception and production. Esta pesquisa focaliza a relação entre percepção e produção de palavras terminadas em -ed por estudantes brasileiros de inglês. A relação entre percepção e produção foi investigada em termos da habilidade dos participantes em perceber e produzir o som alvo com as plosivas orais /p,t,k,b,d,g/ como ambiente fonológico precedente e a semi-vogal /J/ como ambiente fonológico seguinte. Trinta e dois estudantes freqüentando aulas de inglês avançado no curso extracurricular da Universidade Federal de Santa Catarina foram testados. As hipóteses foram investigadas em termos de correlação e comparação de médias para /t/, /d/ e /Id/. Os dados de produção foram obtidos pela criação de sentenças a partir de 'frases guias' fornecidas por escrito. Os dados de percepção foram obtidos através de um teste de identificação do item estranho (Flege, Mackay & Meador, 1999). Os resultados mostraram que a) existe uma relação estatisticamente significativa e positiva entre a percepção e produção do -ed; b) a média na percepção do -ed pronunciado /Id/ foi significativamente maior do que as de /t/ e /d/; c) a média na percepção de /t/ foi estatisticamente significativa e maior que a de /d/; d) a média na produção de /Id/ foi significativamente maior do que as de /t/ e /d/; e e) a média na produção de /t/ foi significativamente maior do que a de /d/. Os resultados do presente estudo fornecem dados interessantes a serem relacionados em termos teóricos ao Modelo de Aprendizagem da Fala (Flege, 1995), ao Modelo de Assimilação da Percepção (Best, 1995), a Hierarquia de Sonoridade (Hooper, 1976), a Generalização da Seqüência Sonora (Selkirk, 1984), e a Hipótese da Relação da Marcação (Eckman, 1977, 1987), e ainda, corroboram os resultados de estudos prévios (Koerich, 2002; Silveira, 2004) em termos de efeito do vozeamento e da relação entre percepção e produção.xiii, 128 f.| tabs., grafs.engFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosFonologiaFoneticaThe relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learnersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL236613.pdfapplication/pdf3632620https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/1/236613.pdfb35e57048ebc26000e77eb1211eeb910MD51TEXT236613.pdf.txt236613.pdf.txtExtracted Texttext/plain165330https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/2/236613.pdf.txt7765cf63af34540ab2298516729390f9MD52THUMBNAIL236613.pdf.jpg236613.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/3/236613.pdf.jpge0b45c571c099011127c31c43d5eb716MD53123456789/885762013-05-05 03:28:15.222oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88576Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T06:28:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners
title The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners
spellingShingle The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners
Frese, Rudinei Aldini
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Fonologia
Fonetica
title_short The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners
title_full The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners
title_fullStr The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners
title_full_unstemmed The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners
title_sort The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners
author Frese, Rudinei Aldini
author_facet Frese, Rudinei Aldini
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Frese, Rudinei Aldini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Koerich, Rosana Denise
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silveira, Rosane
contributor_str_mv Koerich, Rosana Denise
Silveira, Rosane
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Fonologia
Fonetica
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Fonologia
Fonetica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T10:49:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T10:49:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88576
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 236613
identifier_str_mv 236613
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88576
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 128 f.| tabs., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/1/236613.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/2/236613.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/3/236613.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b35e57048ebc26000e77eb1211eeb910
7765cf63af34540ab2298516729390f9
e0b45c571c099011127c31c43d5eb716
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805396947730432