The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88576 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente |
id |
UFSC_f253219d3f06ca43379b13a6b887fed4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88576 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaFrese, Rudinei AldiniKoerich, Rosana DeniseSilveira, Rosane2012-10-22T10:49:38Z2012-10-22T10:49:38Z20062006236613http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88576Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteThis research focuses on the relationship between perception and production of words ending in -ed by Brazilian learners of English as a foreign language. The relationship between perception and production was investigated in terms of the participants' ability to perceive and produce the target sound with the oral stops /p,t,k,b,d,g/ as the preceding and the semi-vowel /J/ as the following phonological environment. Thirty-two learners attending advanced English classes in the extracurricular course at Universidade Federal de Santa Catarina were tested. The hypotheses were investigated in terms of correlation and mean comparisons for /t/, /d/ and /Id/. Production data was obtained by the creation of sentences elicited through carrier phrases provided in writing. Perception data was obtained through an oddity discrimination test (Flege, Mackay & Meador, 1999). The results showed that a) there was a statistically significant and positive correlation between the perception and production of the -ed ending; b) the mean for the perception of /Id/ was significantly higher than those for /t/ and /d/; c) the mean for the perception of /t/ was significantly higher than the mean for /d/; d) the mean for the production of /Id/ was significantly higher than those for /t/ and /d/; and e) ?the mean for the production of /t/ was significantly higher than that for /d/. Results of the present study provide interesting data to be related in theoretical terms to Flege's (1995) Speech Learning Model, Best's (1995) Perceptual Assimilation Model, Hooper's (1976) Hierarchy of Strength, Selkirk's (1984) Sonority Sequencing Generalization, and Eckman's (1977, 1987) Markedness Differential Hypothesis, and corroborate the findings reported in previous studies (Koerich, 2002; Silveira, 2004) regarding voicing and the relationship between perception and production. Esta pesquisa focaliza a relação entre percepção e produção de palavras terminadas em -ed por estudantes brasileiros de inglês. A relação entre percepção e produção foi investigada em termos da habilidade dos participantes em perceber e produzir o som alvo com as plosivas orais /p,t,k,b,d,g/ como ambiente fonológico precedente e a semi-vogal /J/ como ambiente fonológico seguinte. Trinta e dois estudantes freqüentando aulas de inglês avançado no curso extracurricular da Universidade Federal de Santa Catarina foram testados. As hipóteses foram investigadas em termos de correlação e comparação de médias para /t/, /d/ e /Id/. Os dados de produção foram obtidos pela criação de sentenças a partir de 'frases guias' fornecidas por escrito. Os dados de percepção foram obtidos através de um teste de identificação do item estranho (Flege, Mackay & Meador, 1999). Os resultados mostraram que a) existe uma relação estatisticamente significativa e positiva entre a percepção e produção do -ed; b) a média na percepção do -ed pronunciado /Id/ foi significativamente maior do que as de /t/ e /d/; c) a média na percepção de /t/ foi estatisticamente significativa e maior que a de /d/; d) a média na produção de /Id/ foi significativamente maior do que as de /t/ e /d/; e e) a média na produção de /t/ foi significativamente maior do que a de /d/. Os resultados do presente estudo fornecem dados interessantes a serem relacionados em termos teóricos ao Modelo de Aprendizagem da Fala (Flege, 1995), ao Modelo de Assimilação da Percepção (Best, 1995), a Hierarquia de Sonoridade (Hooper, 1976), a Generalização da Seqüência Sonora (Selkirk, 1984), e a Hipótese da Relação da Marcação (Eckman, 1977, 1987), e ainda, corroboram os resultados de estudos prévios (Koerich, 2002; Silveira, 2004) em termos de efeito do vozeamento e da relação entre percepção e produção.xiii, 128 f.| tabs., grafs.engFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosFonologiaFoneticaThe relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learnersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL236613.pdfapplication/pdf3632620https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/1/236613.pdfb35e57048ebc26000e77eb1211eeb910MD51TEXT236613.pdf.txt236613.pdf.txtExtracted Texttext/plain165330https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/2/236613.pdf.txt7765cf63af34540ab2298516729390f9MD52THUMBNAIL236613.pdf.jpg236613.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/3/236613.pdf.jpge0b45c571c099011127c31c43d5eb716MD53123456789/885762013-05-05 03:28:15.222oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88576Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T06:28:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners |
title |
The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners |
spellingShingle |
The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners Frese, Rudinei Aldini Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Fonologia Fonetica |
title_short |
The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners |
title_full |
The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners |
title_fullStr |
The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners |
title_full_unstemmed |
The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners |
title_sort |
The relationship between perception and production of words ending in-ed by brazilian efl learners |
author |
Frese, Rudinei Aldini |
author_facet |
Frese, Rudinei Aldini |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frese, Rudinei Aldini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Koerich, Rosana Denise |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Silveira, Rosane |
contributor_str_mv |
Koerich, Rosana Denise Silveira, Rosane |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Fonologia Fonetica |
topic |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Fonologia Fonetica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-22T10:49:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-22T10:49:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88576 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
236613 |
identifier_str_mv |
236613 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 128 f.| tabs., grafs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/1/236613.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/2/236613.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88576/3/236613.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b35e57048ebc26000e77eb1211eeb910 7765cf63af34540ab2298516729390f9 e0b45c571c099011127c31c43d5eb716 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805396947730432 |