The perception and production of english interdental fricatives by brazilian efl learners
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89154 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaReis, Mara SilvaBaptista, Barbara OughtonSilveira, Rosane2012-10-22T17:23:29Z2012-10-22T17:23:29Z20062006228272http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89154Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Esta pesquisa investiga a percepção e a produção dos fonemas fricativos interdentais, /T/ and /D/, por brasileiros estudantes de inglês como língua estrangeira (EFL), oriundos de diferentes níveis de aprendizado. Os principais objetivos desta investigação são verificar (a) a possibilidade de haver um padrão de substituição dos fonemas em questão; (b) se os participantes percebem substituições das fricativas interdentais; (c) se há influência da expiência de estudo de inglês na performance dos estudantes; (d) se há correlação entre a percepção e a produção dos fonemas em questão, e (e) se um dos fonemas em questão é mais difícil do que o outro. Os participantes deste estudo são dois grupos de alunos do Projeto Extracurricular de Ensino de Línguas da Universidade Federal de Santa Catarina, 12 estudantes do nível pré-intermediário e 12 do nível avançado. Os estudantes fr EFL fizeram três testes de produção e três de percepção e cinco falantes nativos de inglês participaram como grupo controle nos testes de percepção. Os testes de produção consistem em (a) leitura de texto, (b) reportar a estória do texto, e (c) leitura de uma lista de frases. Os testes de percepção são (a) ouvir a uma estória gravada e identificar qualquer erro de pronúncia em consoantes em inicício de palavras, (b) um teste de discriminação, e (c) um teste de identificação. A principal proposição teórica para o estudo foi o Modelo de Aprendizagem da Fala (Speech Learning Model, Flege, 1995), o qual propõe a possibilidade de que os aprendizes de língua estrangeira atinjam uma pronúncia tal qual a nativa. Os resultados sugerem que (a) existe um padrão de substituição dos fonemas em questão; (b) a percepção das substituições varia de acordo com o tipo de teste; (c) a experiência com a língua estrangeira pouco influencia a produção e a percepção dos fonemas; (d) não existe correlação entre a percepção e a produção, e (e) /T/ é menos difícil de perceber e produzir do que /D/.xix, 167 f.| tabs.engFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosFonologiaFoneticaThe perception and production of english interdental fricatives by brazilian efl learnersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL228272.pdfapplication/pdf1053042https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89154/1/228272.pdfb35f2b3ec9d736fbf2007ffacbe9a927MD51TEXT228272.pdf.txt228272.pdf.txtExtracted Texttext/plain321116https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89154/2/228272.pdf.txtcc4db538626c9aa5eb23dd927d6e70c8MD52THUMBNAIL228272.pdf.jpg228272.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89154/3/228272.pdf.jpgefb15bec882b969781c5deca103311aeMD53123456789/891542013-05-05 10:42:13.394oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89154Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T13:42:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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