A interação na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83025 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_f2666d9f3095bfa307896b469a0a2ab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83025 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A interação na educação a distânciaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaInteração socialDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoO convívio social é influenciado pelas interações humanas e pelo contexto histórico e cultural onde ocorrem. Na atualidade, os elementos tecnológicos tornam-se mediadores destas interações e repercutem na educação a distância (EAD) que recebe influências de duas variáveis - a globalização e a cibercultura . O objetivo deste trabalho, além de analisar a interação no desenvolvimento da personalidade e na construção do conhecimento, é propor estratégias de interação social para favorecer a construção do conhecimento na EAD. Avaliar a interação, a interferência dos recursos tecnológicos e modelos de EAD e os procedimentos metodológicos para favorecer esse processo em educação a distância são abordados neste trabalho através de pesquisa bibliográfica e de campo, onde entrevistas e questionários foram utilizados para registrar a percepção de alunos de pós-graduação, realizados em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Como estratégias, para o desenvolvimento da interação na EAD, são analisados o planejamento, o diagnóstico da identidade do aluno e procedimentos para trabalhos em grupo. Social gathering is influenced by human alterations and by the historical and cultural context in which they occur. In actuality, technological elements become mediators of these interactions and reverberate in education at a distance (EAD) where it receives influences of two variables - globalization and cyber culture. The objective of this paper is to analyse the interaction in the development of personality, knowledge building and to propose strategies of social interaction in order to facilitate knowledge building in EAD. Evaluation of interaction, interference of technological resources, models of EAD and methodology proceedings to facilitate this process in education at a distance are subjects of study in this work and they were achieved through bibliographic and field research, conducted with interviews and questionnaires, in Belo Horizonte, Minas Gerais, in order to register the perception of graduate students. Analysis of planning, diagnosing of student's identity and proceedings for team work are the strategies used for interaction development in EAD.Florianópolis, SCGarcia, FabianoUniversidade Federal de Santa CatarinaPaixão, Lucy Esther dos Santos2012-10-19T20:20:57Z2012-10-19T20:20:57Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf227673http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83025porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:58:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83025Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:58:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação na educação a distância |
title |
A interação na educação a distância |
spellingShingle |
A interação na educação a distância Paixão, Lucy Esther dos Santos Engenharia de produção Ensino a distancia Interação social |
title_short |
A interação na educação a distância |
title_full |
A interação na educação a distância |
title_fullStr |
A interação na educação a distância |
title_full_unstemmed |
A interação na educação a distância |
title_sort |
A interação na educação a distância |
author |
Paixão, Lucy Esther dos Santos |
author_facet |
Paixão, Lucy Esther dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Fabiano Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Lucy Esther dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Interação social |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Interação social |
description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T20:20:57Z 2012-10-19T20:20:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
227673 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83025 |
identifier_str_mv |
227673 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652278080471040 |