UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM NA AVALIAÇÃO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scher, Vinícius Teodoro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moreira Junior, Fernando de Jesus, Correa, Angela Cristina, Schuch Junior, Vitor Francisco, Andrade, Dalton Francisco de, Bortolotti, Silvana Ligia Vicenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132176
Resumo: Tradicionalmente considerar os escores brutos ou padronizados como o resultado de uma avaliação ou de uma seleção de certo indivíduo é um fato comum. No entanto, os resultados obtidos dependem dos itens ou questões que compõem essas avaliações. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Seus resultados produzem dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil, construindo referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte dos professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais. O presente trabalho apresenta uma analise da prova do ENADE de 2009 que foi respondida por 230.486 alunos ingressantes e concluintes do Curso de Administração de diversas instituições do país por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Foi possível verificar a viabilidade do uso da TRI como instrumento de medida de avaliação dos itens do ENADE, assim como verificar o ganho, em termos de proficiência, entre ingressantes e concluintes.
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