A formação continuada dos profissionais da educação da rede municipal de Florianópolis: governamento e constituição de subjetividades docentes
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180702 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
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A formação continuada dos profissionais da educação da rede municipal de Florianópolis: governamento e constituição de subjetividades docentesEducaçãoProfessoresFormaçãoFlorianópolis (SC)SubjetividadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Esta pesquisa está centrada na formação continuada dos profissionais da educação, concebida e desenvolvida pela Secretaria Municipal de Ensino (SME) do município de Florianópolis (SC), no período entre 2000 e 2013. Toma como horizonte contextual a emergência de uma discursividade em torno da formação de professores configurada pela implementação de reformas educacionais que incidem, especialmente, sobre a formação continuada de professores a partir da década de 1990. Tomando ferramentas analíticas cunhadas por Michel Foucault, objetivo identificar que sujeito professor é constituído por meio dos discursos que normatizam a política nacional de formação continuada de professores, a apreensão desse discurso em âmbito municipal e os elementos do governo de si que operam como táticas de agenciamento e resistência docente. Nessa direção, as lentes de análise são os conceitos de governamentalidade, governamento, dispositivo, subjetividade, contraconduta, saber-poder, biopolítica e biopoder. O material empírico é formado por um conjunto de acontecimentos discursivos materializados em fontes escritas e orais: diário de campo; documentos oficiais produzidos em âmbito nacional e municipal; registros de planejamento de seiscentos e três cursos na modalidade centralizada e duzentos e vinte e dois na modalidade descentralizada; duzentos e dez questionários e sete entrevistas com professores vinculados à SME. Os resultados apontam que a formação continuada opera como uma das principais estratégias de governamento da prática docente e objetiva construir subjetividades em consonância com o perfil que se espera de um profissional da educação. As resistências ao governamento, operado pela formação continuada, referem-se à construção de parcerias entre os docentes em favor da construção de outros percursos formativos, de novos governamentos. Os professores realizam outros percursos formativos, além dos cursos desenvolvidos pela SME, tais como leituras, participação em eventos ou conversas com pares. Buscam temáticas que estejam em consonância com o que identificam serem necessidades ?reais? da docência. Uma parcela significativa dos docentes refere o desinteresse pelos cursos ofertados pela SME de Florianópolis apontando-os como centrados em temáticas repetitivas e desvinculados das demandas profissionais concretas. A atitude crítica demonstrada pelos professores parece indicar uma disposição para constituir novas subjetividades docentes. Por fim, concluo que a formação continuada é um dispositivo de poder que12objetiva a constituição de um Homo Discentis Manipulabilis, um sujeito professor de novo tipo, que deve aprender continuamente e que urge ser dotado de um amplo conjunto de competências e habilidades em razão dos deficits e carências que lhe são atribuídos.Abstract : This research is focused in the continuous formation of education professionals, developed by the Municipal Secretary of Education (MSE) of Florianópolis city, Santa Catarina State, between 2000 and 2013. It takes as contextual horizon the emergence of a discursivity around the formation of teachers configured by the educational reforms that affect especially the continuous formation of teachers from 1990. With Michel Foucault?s analytical tools we aim to identify that the teacher person is constituted from the discourses that normalize the national policy of continuous formation of education professionals, by the apprehension of this discourse at the municipal level and the elements of self-government that operate as tactics of agency and teacher resistance. In this direction, the lenses of analysis are the concepts of governmentality, governance, device, subjectivity, counter-conduct, know-power, biopolitics and biopower. The empirical material is formed by a set of discursive events materialized in written and oral sources: field diary; official documents produced in national and municipal levels; planning records of six hundred and three courses in the centralized modality and two hundred and twenty-two in the decentralized modality; two hundred and ten questionnaires and seven interviews with SME teachers. The results show that continuous formation operates as one of the main governance strategies of teaching practice and aims to construct subjectivities in line with the expected profile of an education professional. The resistances to governance, operated by continuous formation, refers to building partnerships between teachers in favor of building other training paths of new governance. Teachers undertake other training courses, in addition to the courses developed by the SME, such as readings, participation in events or conversations with peers. Teachers also look for subjects that are in line with what they identify as 'real' teaching needs. Several teachers are not interested in courses offered by Florianópolis SME because they are centered on repetitive themes and they are not related to professional demands. The critical attitude shown by the teachers seems to indicate a willingness to constitute new teaching subjectivities. Finally, we conclude that continuous formation is a power device that aims to construct a Homo Discentis Manipulabilis, a new teacher person, who must learn continuously and who needs skills and abilities due to their deficits and lacks.Otto, ClaríciaUniversidade Federal de Santa CatarinaDias, Karina de Araújo2017-11-07T03:25:53Z2017-11-07T03:25:53Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis305 p.| il., gráfs.application/pdf348837https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180702porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-07T03:25:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180702Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-07T03:25:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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