Estudantes africanos na UFSC: (des)encantos extramuros na jornada acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okawati, Juliana Akemi Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134945
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.
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spelling Estudantes africanos na UFSC: (des)encantos extramuros na jornada acadêmicaAntropologiaAntropologia socialEstudos interculturaisAfricanosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.O PEC-G (Programa Estudante Convênio ? Graduação) tem possibilitado a estudantes de diversos países com o qual mantém uma cooperação internacional a formação acadêmica nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Mediante esse acordo cooperativo, o presente trabalho, trata das relações entre Brasil e África, sobretudo, no que se refere às experiências de jovens estudantes africanos que cruzam o Atlântico num movimento diaspórico, iniciando uma intensa trajetória, que não se restringe a vida universitária, mas também ao convívio social da cidade de acolhimento, no caso Florianópolis. Deste modo, em constante contraste com outros grupos pertencentes a diferentes culturas e localidades a interação cultural aparece como meio de promover a interculturalidade, através do diálogo horizontal entre estes, ainda que, nesse cenário, os estudantes africanos se deparam com fronteiras culturais e identitáiras, por vezes, geradoras de conflitos e intolerância. Entre ?encantos? e ?desencantos? derivados da vinda e da vida no Brasil, trato de analisar de que forma esses estudantes interagem, se manifestam e identificam-se, durante essa trajetória de formação. Para tanto, se reconhece diversos contextos em que essas relações se estabelecem (re)criado vínculos com África. Portanto, para compreensão do processo de mobilidade estudantil e das transfigurações identitárias decorrentes deste, reflete-se sobre os ?(Des)Encantos Extramuros? encontrados pelos estudantes africanos durante essa jornada acadêmica até o previsto retorno as ?suas Áfricas?.<br>Abstract : The PEC-G (Programa Estudante Convênio ? Graduação) has enabled the academic carrier of students from various countries, with which it has international cooperation, in higher education institutions of Brazil. Through this cooperative agreement, the present work deals with the relations between Brazil and Africa, particularly as regards to the experiences of youth African students that cross the Atlantic in a diasporic movement by starting an intense course, which is not restricted to university life, but also the social life of the host town, in the case Florianópolis. In constant contrast with other groups belonging to different cultures and localities, the cultural interaction appears as a means of promoting interculturalism through horizontal dialogue between them. Although, in this scenario, African students find cultural and identity boundaries, at times, that generates conflicts and intolerance. Between "enchantments" and "disenchantment" of the coming and life in Brazil, we analyzed how the African students interact, express and identify during this course of training. Therefore, we recognize the ties (re)created with Africa here in Brazil, and the context in which the relationships are established here. For understanding of student mobility process and transfiguration under this identity, we reflect over the "(Un)Enchantments beyond the walls" found by African students during this academic journey until the expected return to their ?Africas".Leite, Ilka BoaventuraUniversidade Federal de Santa CatarinaOkawati, Juliana Akemi Andrade2015-09-15T04:08:03Z2015-09-15T04:08:03Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis124 p.| il.application/pdf334116https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134945porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:54:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134945Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:54:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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