Modelo de custos de periódicos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debali, Juan Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133761
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
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spelling Modelo de custos de periódicos científicosEditoração científicaComunicação científicaPeriódico científicoAcesso abertoModelo de custosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.Apresenta um modelo de custos baseado nas exigências das principais bases indexadoras multidisciplinares internacionais e nos serviços apresentados como proposta de internacionalização de periódicos brasileiros pelas editoras comerciais internacionais Elsevier, Emerald, Springer, Taylor and Francis e Wiley. Os objetivos específicos são: a) conhecer as principais bases multidisciplinares e seus critérios de indexação para periódicos científicos, b) identificar nos documentos apresentados pelas editoras comerciais científicas os serviços e produtos que oferecem para promover a internacionalização de periódicos, e c) elaborar uma estrutura de custos reunindo as demandas das bases de dados e os serviços oferecidos pelas editoras comerciais. A pesquisa realizada consiste numa revisão bibliográfica documental qualitativa, utilizando como termos de busca: comunicação científica, editoração científica, periódico científico, modelos de custo em conjunto com editoração científica e periódico científico, e acesso aberto. Além de livros, que tratam sobre editoração científica, e jornais, que veicularam notícias relacionadas com a editoração científica, as fontes consultadas foram as bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Library and Information Science Abstracts (LISA), Web of Science (WoS), Scopus e a plataforma Lattes. Para a elaboração dos resultados foi realizada uma coleta de dados a partir de documentos apresentados pela Qualis, bases indexadoras e editoras. Como resultado da consulta dos documentos Qualis por área, as principais bases multidisciplinares foram WoS, Scopus e SciELO. Foram coletadas, agrupadas e comparadas as exigências de indexação das bases e os serviços apresentados pelas editoras comerciais. Os tópicos utilizados para introduzir e contextualizar o modelo foram: a) a comunicação científica e os periódicos científicos, e b) a conjuntura editorial. O tratamento da comunicação científica enfatizou os princípios e propósitos da ciência. O periódico científico é abordado considerando sua função e propósitos dentro da comunicação científica, conceitos, estrutura, fluxo de atividades e modelos de custo. A conjuntura editorial apresenta uma breve narrativa histórica, apresentando a evolução dos aspectos que a definem - incluindo a evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a crise de preços do modelo comercial editorial tradicional, o debate entre as editoras comerciais e os segmentos que participam da produção e disseminação do conhecimento científico. A conjuntura é concluída com uma análise aprofundada da iniciativa do Acesso Aberto (AA). Conclui, com a criação de um modelo de custos, a partir dos critérios das bases indexadoras e práticas das editoras comerciais, e com uma análise deste modelo frente às tendências da conjuntura editorial e o AA.Presents a cost model based on the requirements of the leading international multidisciplinary indexing databases and services offered as a proposal for internationalization of Brazilian journals by international commercial publishers: Elsevier, Emerald, Springer, Taylor and Francis and Wiley. The specific objectives are: a) cognize the main multidisciplinary bases and their indexing criteria for scientific journals, b) identify the documents submitted by commercial publishers scientific services and products they offer to promote the internationalization of periodicals, and c) develop a framework of costs meeting the demands of databases and services offered by commercial publishers. The research is a qualitative documentary literature review, using as search terms: scientific communication, scientific publishing, scientific journal, cost models together with scientific publishing and scientific journal, and, open access. In addition to books that deal with scientific publishing, and newspapers, which broadcasted news related to scientific publishing, the sources consulted were the bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Library and Information Science Abstracts (LISA), Web of Science (WoS ), Scopus and the Lattes Platform. For the processing of the results a data collection was carried out from documents submitted by Qualis, indexing databases and publishers. As a result of consultation with Qualis documents by area, the main multidisciplinary bases were WoS, Scopus and SciELO. They were collected, pooled and compared the requirements of indexation of bases and the services provided by the commercial publishers. The topics used to introduce and contextualize the model were: a) scientific communication and scientific journals, and b) the editorial environment. Treatment of scientific communication emphasized the principles and purposes of science. The journal is approached considering its function and purpose within the scientific communication, concepts, structure, flow of activities and cost models. The editorial environment presents a brief historical narrative, presenting the evolution of the aspects that define it - including the evolution of information and communication technologies (ICT), the serials crisis of the traditional publishing business model, the debate among commercial publishers and the segments participating in the production and dissemination of scientific knowledge. The situation is completed in-depth analysis of the initiative of Open Access (OA). Concludes with the creation of a cost model, based on criteria of indexing databases and practices of commercial publishers, and an analysis of this model forward to trends of the editorial environment and the AA .Rodrigues, Rosangela SchwarzUniversidade Federal de Santa CatarinaDebali, Juan Carlos2015-07-17T02:40:58Z2015-07-17T02:40:58Z2015-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133761Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T02:40:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133761Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-17T02:40:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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