O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16061 |
Resumo: | Estuda o uso de modelos de negócios, no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Adicionalmente, discute as diferenças disciplinares, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. O estudo objetivou identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, assim como relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, são propostos três modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada um dos três modelos representa as particularidades de uma das três divisões do conhecimento, isto é, das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui-se que a configuração de modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto aos modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_95c818c1b2171cbee3f74c742008684a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/16061 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso abertoThe use of business models by publishers of open access scientific electronic journalsPeriódicos científicosPeriódicos eletrônicosAcesso aberto à informaçãoComunicação científicaNegóciosEstuda o uso de modelos de negócios, no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Adicionalmente, discute as diferenças disciplinares, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. O estudo objetivou identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, assim como relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, são propostos três modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada um dos três modelos representa as particularidades de uma das três divisões do conhecimento, isto é, das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui-se que a configuração de modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto aos modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work reports the use of business models in the context of open access electronic scholarly journals publishing. Additionally, the discussion takes into account disciplinary differences, particularly in terms of three issues, namely required publication speed, funding and features involving the edition of a scholarly journal. The study aimed to identify required elements for the design of business models appropriated to open access scholarly journals publishing, as well as to relate these elements to the specific area of knowledge. Based on a bibliographic survey, the research adopted a qualitative approach that consisted of analyzing the content of the literature reviewed. As a result, the study presents three business models for the activity of open access electronic journal publishing, comprised of a group of four components proposed by Stähler’s, namely value proposition, products and/or services, value architecture and source of resources. Each model represents particularities of one the three major divisions of knowledge, that is, Sciences, Social & Human Sciences and Arts & Humanities, respectively. The study concludes that the features of business models for Sciences journals are considerably different from journals of the two other divisions. On the other hand, there are important similarities between business models for journals from the Social & Human Sciences, as well as from Arts & Humanities.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Escola de Ciência da Informação da UFMG2014-08-11T13:15:57Z2014-08-11T13:15:57Z2012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUMIEIRO, Katiucia Araujo; COSTA, Sely Maria de Souza. O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362012000400007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000400007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16061Perspectivas em Cência da Informação - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 ago. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessGumieiro, Katiúcia AraújoCosta, Sely Maria de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T18:06:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/16061Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T18:06:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto The use of business models by publishers of open access scientific electronic journals |
title |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
spellingShingle |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto Gumieiro, Katiúcia Araújo Periódicos científicos Periódicos eletrônicos Acesso aberto à informação Comunicação científica Negócios |
title_short |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
title_full |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
title_fullStr |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
title_full_unstemmed |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
title_sort |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
author |
Gumieiro, Katiúcia Araújo |
author_facet |
Gumieiro, Katiúcia Araújo Costa, Sely Maria de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Sely Maria de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gumieiro, Katiúcia Araújo Costa, Sely Maria de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Periódicos científicos Periódicos eletrônicos Acesso aberto à informação Comunicação científica Negócios |
topic |
Periódicos científicos Periódicos eletrônicos Acesso aberto à informação Comunicação científica Negócios |
description |
Estuda o uso de modelos de negócios, no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Adicionalmente, discute as diferenças disciplinares, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. O estudo objetivou identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, assim como relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, são propostos três modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada um dos três modelos representa as particularidades de uma das três divisões do conhecimento, isto é, das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui-se que a configuração de modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto aos modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12 2014-08-11T13:15:57Z 2014-08-11T13:15:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUMIEIRO, Katiucia Araujo; COSTA, Sely Maria de Souza. O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362012000400007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000400007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16061 |
identifier_str_mv |
GUMIEIRO, Katiucia Araujo; COSTA, Sely Maria de Souza. O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362012000400007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000400007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Ciência da Informação da UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Ciência da Informação da UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508301728088064 |