O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumieiro, Katiúcia Araújo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Sely Maria de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16061
Resumo: Estuda o uso de modelos de negócios, no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Adicionalmente, discute as diferenças disciplinares, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. O estudo objetivou identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, assim como relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, são propostos três modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada um dos três modelos representa as particularidades de uma das três divisões do conhecimento, isto é, das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui-se que a configuração de modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto aos modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_95c818c1b2171cbee3f74c742008684a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16061
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso abertoThe use of business models by publishers of open access scientific electronic journalsPeriódicos científicosPeriódicos eletrônicosAcesso aberto à informaçãoComunicação científicaNegóciosEstuda o uso de modelos de negócios, no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Adicionalmente, discute as diferenças disciplinares, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. O estudo objetivou identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, assim como relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, são propostos três modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada um dos três modelos representa as particularidades de uma das três divisões do conhecimento, isto é, das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui-se que a configuração de modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto aos modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work reports the use of business models in the context of open access electronic scholarly journals publishing. Additionally, the discussion takes into account disciplinary differences, particularly in terms of three issues, namely required publication speed, funding and features involving the edition of a scholarly journal. The study aimed to identify required elements for the design of business models appropriated to open access scholarly journals publishing, as well as to relate these elements to the specific area of knowledge. Based on a bibliographic survey, the research adopted a qualitative approach that consisted of analyzing the content of the literature reviewed. As a result, the study presents three business models for the activity of open access electronic journal publishing, comprised of a group of four components proposed by Stähler’s, namely value proposition, products and/or services, value architecture and source of resources. Each model represents particularities of one the three major divisions of knowledge, that is, Sciences, Social & Human Sciences and Arts & Humanities, respectively. The study concludes that the features of business models for Sciences journals are considerably different from journals of the two other divisions. On the other hand, there are important similarities between business models for journals from the Social & Human Sciences, as well as from Arts & Humanities.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Escola de Ciência da Informação da UFMG2014-08-11T13:15:57Z2014-08-11T13:15:57Z2012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUMIEIRO, Katiucia Araujo; COSTA, Sely Maria de Souza. O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362012000400007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000400007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16061Perspectivas em Cência da Informação - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 ago. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessGumieiro, Katiúcia AraújoCosta, Sely Maria de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T18:06:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/16061Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T18:06:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
The use of business models by publishers of open access scientific electronic journals
title O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
spellingShingle O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
Gumieiro, Katiúcia Araújo
Periódicos científicos
Periódicos eletrônicos
Acesso aberto à informação
Comunicação científica
Negócios
title_short O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_full O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_fullStr O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_full_unstemmed O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_sort O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
author Gumieiro, Katiúcia Araújo
author_facet Gumieiro, Katiúcia Araújo
Costa, Sely Maria de Souza
author_role author
author2 Costa, Sely Maria de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumieiro, Katiúcia Araújo
Costa, Sely Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Periódicos científicos
Periódicos eletrônicos
Acesso aberto à informação
Comunicação científica
Negócios
topic Periódicos científicos
Periódicos eletrônicos
Acesso aberto à informação
Comunicação científica
Negócios
description Estuda o uso de modelos de negócios, no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Adicionalmente, discute as diferenças disciplinares, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. O estudo objetivou identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, assim como relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, são propostos três modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada um dos três modelos representa as particularidades de uma das três divisões do conhecimento, isto é, das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui-se que a configuração de modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto aos modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2014-08-11T13:15:57Z
2014-08-11T13:15:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUMIEIRO, Katiucia Araujo; COSTA, Sely Maria de Souza. O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362012000400007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000400007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16061
identifier_str_mv GUMIEIRO, Katiucia Araujo; COSTA, Sely Maria de Souza. O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362012000400007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000400007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Ciência da Informação da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Escola de Ciência da Informação da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508301728088064