CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: MOREIRA, MÁRCIA ZABDIELE, BARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIO, BERNARDINO, VALDIRENE PEREIRA, SANTOS, GABRIEL CASTRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243942
Resumo: O objetivo da pesquisa consistiu em argumentar sobre a urgência da Curricularização da Gestão Transcultural (Cross Cultural Management), para proporcionar melhor preparação discente frente às dinâmicas sociais, econômicas e políticas. A pesquisa assume abordagem qualitativa e recorre à metodologia revisional, considerando artigos publicados no âmbito da Web of Science e Scopus, com busca realizada em fevereiro de 2022, com o descritor ‘Cross-Cultural Management’ considerando o período de 2012 a 2022. Utilizou-se a revisão narrativa da literatura, ao passo que a leitura e escolha dos textos para o corpus da pesquisa considerou atenção à abordagem do CCM contributivas à construção do argumento sobre a curricularização da gestão transcultural. Conclui-se que a pesquisa e o ensino sobre gestão transcultural precisam refletir sobre as variadas visões de mundo e os diferentes paradigmas, em atenção (i) a transformação digital e a educação virtual; (ii) a aprendizagem, conectivismo e experiência formativa; (iii) a gestão do conhecimento e as comunidades de práticas; e (iv) gestão de conflitos.
id UFSC_f3ddebbb3af97e0a7c4b7affdbbf8d08
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243942
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORO objetivo da pesquisa consistiu em argumentar sobre a urgência da Curricularização da Gestão Transcultural (Cross Cultural Management), para proporcionar melhor preparação discente frente às dinâmicas sociais, econômicas e políticas. A pesquisa assume abordagem qualitativa e recorre à metodologia revisional, considerando artigos publicados no âmbito da Web of Science e Scopus, com busca realizada em fevereiro de 2022, com o descritor ‘Cross-Cultural Management’ considerando o período de 2012 a 2022. Utilizou-se a revisão narrativa da literatura, ao passo que a leitura e escolha dos textos para o corpus da pesquisa considerou atenção à abordagem do CCM contributivas à construção do argumento sobre a curricularização da gestão transcultural. Conclui-se que a pesquisa e o ensino sobre gestão transcultural precisam refletir sobre as variadas visões de mundo e os diferentes paradigmas, em atenção (i) a transformação digital e a educação virtual; (ii) a aprendizagem, conectivismo e experiência formativa; (iii) a gestão do conhecimento e as comunidades de práticas; e (iv) gestão de conflitos.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:43:48Z2023-01-19T18:43:48Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243942BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDAMOREIRA, MÁRCIA ZABDIELEBARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIOBERNARDINO, VALDIRENE PEREIRASANTOS, GABRIEL CASTROporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T18:43:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243942Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T18:43:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
title CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA
title_short CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
title_full CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
title_sort CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
author BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA
author_facet BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA
MOREIRA, MÁRCIA ZABDIELE
BARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIO
BERNARDINO, VALDIRENE PEREIRA
SANTOS, GABRIEL CASTRO
author_role author
author2 MOREIRA, MÁRCIA ZABDIELE
BARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIO
BERNARDINO, VALDIRENE PEREIRA
SANTOS, GABRIEL CASTRO
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA
MOREIRA, MÁRCIA ZABDIELE
BARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIO
BERNARDINO, VALDIRENE PEREIRA
SANTOS, GABRIEL CASTRO
description O objetivo da pesquisa consistiu em argumentar sobre a urgência da Curricularização da Gestão Transcultural (Cross Cultural Management), para proporcionar melhor preparação discente frente às dinâmicas sociais, econômicas e políticas. A pesquisa assume abordagem qualitativa e recorre à metodologia revisional, considerando artigos publicados no âmbito da Web of Science e Scopus, com busca realizada em fevereiro de 2022, com o descritor ‘Cross-Cultural Management’ considerando o período de 2012 a 2022. Utilizou-se a revisão narrativa da literatura, ao passo que a leitura e escolha dos textos para o corpus da pesquisa considerou atenção à abordagem do CCM contributivas à construção do argumento sobre a curricularização da gestão transcultural. Conclui-se que a pesquisa e o ensino sobre gestão transcultural precisam refletir sobre as variadas visões de mundo e os diferentes paradigmas, em atenção (i) a transformação digital e a educação virtual; (ii) a aprendizagem, conectivismo e experiência formativa; (iii) a gestão do conhecimento e as comunidades de práticas; e (iv) gestão de conflitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T18:43:48Z
2023-01-19T18:43:48Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243942
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652250315227136