CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243942 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa consistiu em argumentar sobre a urgência da Curricularização da Gestão Transcultural (Cross Cultural Management), para proporcionar melhor preparação discente frente às dinâmicas sociais, econômicas e políticas. A pesquisa assume abordagem qualitativa e recorre à metodologia revisional, considerando artigos publicados no âmbito da Web of Science e Scopus, com busca realizada em fevereiro de 2022, com o descritor ‘Cross-Cultural Management’ considerando o período de 2012 a 2022. Utilizou-se a revisão narrativa da literatura, ao passo que a leitura e escolha dos textos para o corpus da pesquisa considerou atenção à abordagem do CCM contributivas à construção do argumento sobre a curricularização da gestão transcultural. Conclui-se que a pesquisa e o ensino sobre gestão transcultural precisam refletir sobre as variadas visões de mundo e os diferentes paradigmas, em atenção (i) a transformação digital e a educação virtual; (ii) a aprendizagem, conectivismo e experiência formativa; (iii) a gestão do conhecimento e as comunidades de práticas; e (iv) gestão de conflitos. |
id |
UFSC_f3ddebbb3af97e0a7c4b7affdbbf8d08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243942 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORO objetivo da pesquisa consistiu em argumentar sobre a urgência da Curricularização da Gestão Transcultural (Cross Cultural Management), para proporcionar melhor preparação discente frente às dinâmicas sociais, econômicas e políticas. A pesquisa assume abordagem qualitativa e recorre à metodologia revisional, considerando artigos publicados no âmbito da Web of Science e Scopus, com busca realizada em fevereiro de 2022, com o descritor ‘Cross-Cultural Management’ considerando o período de 2012 a 2022. Utilizou-se a revisão narrativa da literatura, ao passo que a leitura e escolha dos textos para o corpus da pesquisa considerou atenção à abordagem do CCM contributivas à construção do argumento sobre a curricularização da gestão transcultural. Conclui-se que a pesquisa e o ensino sobre gestão transcultural precisam refletir sobre as variadas visões de mundo e os diferentes paradigmas, em atenção (i) a transformação digital e a educação virtual; (ii) a aprendizagem, conectivismo e experiência formativa; (iii) a gestão do conhecimento e as comunidades de práticas; e (iv) gestão de conflitos.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:43:48Z2023-01-19T18:43:48Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243942BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDAMOREIRA, MÁRCIA ZABDIELEBARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIOBERNARDINO, VALDIRENE PEREIRASANTOS, GABRIEL CASTROporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T18:43:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243942Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T18:43:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
title |
CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA |
title_short |
CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
CURRICULARIZAÇÃO DA GESTÃO TRANSCULTURAL NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
author |
BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA |
author_facet |
BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA MOREIRA, MÁRCIA ZABDIELE BARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIO BERNARDINO, VALDIRENE PEREIRA SANTOS, GABRIEL CASTRO |
author_role |
author |
author2 |
MOREIRA, MÁRCIA ZABDIELE BARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIO BERNARDINO, VALDIRENE PEREIRA SANTOS, GABRIEL CASTRO |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA MOREIRA, MÁRCIA ZABDIELE BARBOSA, FLÁVIA LORENNE SAMPAIO BERNARDINO, VALDIRENE PEREIRA SANTOS, GABRIEL CASTRO |
description |
O objetivo da pesquisa consistiu em argumentar sobre a urgência da Curricularização da Gestão Transcultural (Cross Cultural Management), para proporcionar melhor preparação discente frente às dinâmicas sociais, econômicas e políticas. A pesquisa assume abordagem qualitativa e recorre à metodologia revisional, considerando artigos publicados no âmbito da Web of Science e Scopus, com busca realizada em fevereiro de 2022, com o descritor ‘Cross-Cultural Management’ considerando o período de 2012 a 2022. Utilizou-se a revisão narrativa da literatura, ao passo que a leitura e escolha dos textos para o corpus da pesquisa considerou atenção à abordagem do CCM contributivas à construção do argumento sobre a curricularização da gestão transcultural. Conclui-se que a pesquisa e o ensino sobre gestão transcultural precisam refletir sobre as variadas visões de mundo e os diferentes paradigmas, em atenção (i) a transformação digital e a educação virtual; (ii) a aprendizagem, conectivismo e experiência formativa; (iii) a gestão do conhecimento e as comunidades de práticas; e (iv) gestão de conflitos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T18:43:48Z 2023-01-19T18:43:48Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243942 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652250315227136 |