A competência profissional do educador e sua dimensão ética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106511 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_f3fb638a9152e870a8cf49903158c6c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106511 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A competência profissional do educador e sua dimensão éticaEngenharia de produçãoProfessoresEticaCompetencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho tem como objetivo a pesquisa e a análise dos aspectos que se referem à competência profissional do educador e sua dimensão ética e deve-se à necessidade de estudos e reflexões sobre os fundamentos éticos que norteiam a prática destes profissionais no contexto escolar. Sob o princípio de ser o setor de serviços educacionais vital no desenvolvimento de todas as nações e da espécie humana, esta dissertação motiva-se na ênfase que o Brasil está dando a esta área; no investimento de grandes empresas na área educacional; na mudança do relacionamento entre mercado e instituições educacionais particulares; no crescimento do setor e na busca pela maior profissionalização nas administrações destas instituições. Motiva-se também na possibilidade de reverter a desvalorização crescente que a profissão vem sofrendo no decorrer dos últimos anos. Neste sentido, são investigados os fundamentos éticos que norteiam a prática dos profissionais da educação no contexto escolar, realizando-se uma revisão bibliográfica sobre o tema. Esse referencial embasa a práxis, pois, através de considerações teóricas adequadas que realmente fundamentem enfoques específicos, é possível identificar, no processo de produção de ensino, as concepções dos profissionais da educação sobre competência profissional e ética. Realiza-se assim, uma pesquisa de campo, fixada nos meios acadêmicos com as presenças professor-aluno-órgão gestor, abordando-se e analisando-se o enfoque conceitual dos pesquisados com relação ao tema da dissertação. Nas conclusões verifica-se a validade do trabalho aliado à valorização do profissional da educação, que deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade com aplicação a outras iniciativas.Florianópolis, SCUlbricht, Vânia RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaBoska, Luziane2013-12-05T21:01:57Z2013-12-05T21:01:57Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 94 f.| grafs., tabs.application/pdf187812https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106511porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:29:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106511Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:29:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência profissional do educador e sua dimensão ética |
title |
A competência profissional do educador e sua dimensão ética |
spellingShingle |
A competência profissional do educador e sua dimensão ética Boska, Luziane Engenharia de produção Professores Etica Competencia (Autoridade legal) |
title_short |
A competência profissional do educador e sua dimensão ética |
title_full |
A competência profissional do educador e sua dimensão ética |
title_fullStr |
A competência profissional do educador e sua dimensão ética |
title_full_unstemmed |
A competência profissional do educador e sua dimensão ética |
title_sort |
A competência profissional do educador e sua dimensão ética |
author |
Boska, Luziane |
author_facet |
Boska, Luziane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ulbricht, Vânia Ribas Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boska, Luziane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Professores Etica Competencia (Autoridade legal) |
topic |
Engenharia de produção Professores Etica Competencia (Autoridade legal) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2013-12-05T21:01:57Z 2013-12-05T21:01:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
187812 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106511 |
identifier_str_mv |
187812 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 94 f.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651974279692288 |