INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, AGNES FRANCISCA DUARTE
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181118
Resumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir à compreensão do processo de internacionalização da educação superior no MERCOSUL (em especial Argentina e Brasil) no contexto da globalização, a partir de planos dos governos e das universidades federais desses países no período de 2008 a 2013. Neste sentido, foram realizadas revisões bibliográficas e exploração documental nos Ministérios da Educação e nas universidades UNLZ, UBA, UNILA, UNILAB, UFFRS, quanto ao processo de internacionalização em seus territórios acadêmicos. Os desafios encontrados estão diretamente relacionados à análise comparativa das políticas governamentais e institucionais que facilitem o processo de internacionalização da educação superior, levando em consideração o período histórico em que cada instituição foi idealizada e posteriormente criada. Contudo, apesar do processo de internacionalização educacional se desenvolver sobre bases diferentes, os resultados são similares quanto às cooperações e estratégias desenvolvidas pelas instituições. Assim, mais que pensar uma integração da educação superior no MERCOSUL, devem-se construir modelos de universidades capazes de promover uma internacionalização do conhecimento, respeitando às especificidades socioculturais dos povos para um desenvolvimento econômico e social da região.
id UFSC_f42ab18092aebb38cbf0eaf25955c1d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181118
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.Internacionalização da Educação SuperiorCooperação SolidáriaEducação ComparadaUniversidadesMERCOSULEste trabalho tem como objetivo contribuir à compreensão do processo de internacionalização da educação superior no MERCOSUL (em especial Argentina e Brasil) no contexto da globalização, a partir de planos dos governos e das universidades federais desses países no período de 2008 a 2013. Neste sentido, foram realizadas revisões bibliográficas e exploração documental nos Ministérios da Educação e nas universidades UNLZ, UBA, UNILA, UNILAB, UFFRS, quanto ao processo de internacionalização em seus territórios acadêmicos. Os desafios encontrados estão diretamente relacionados à análise comparativa das políticas governamentais e institucionais que facilitem o processo de internacionalização da educação superior, levando em consideração o período histórico em que cada instituição foi idealizada e posteriormente criada. Contudo, apesar do processo de internacionalização educacional se desenvolver sobre bases diferentes, os resultados são similares quanto às cooperações e estratégias desenvolvidas pelas instituições. Assim, mais que pensar uma integração da educação superior no MERCOSUL, devem-se construir modelos de universidades capazes de promover uma internacionalização do conhecimento, respeitando às especificidades socioculturais dos povos para um desenvolvimento econômico e social da região.2017-11-17T18:11:38Z2017-11-17T18:11:38Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181118BEZERRA, AGNES FRANCISCA DUARTEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:11:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181118Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:11:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.
title INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.
spellingShingle INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.
BEZERRA, AGNES FRANCISCA DUARTE
Internacionalização da Educação Superior
Cooperação Solidária
Educação Comparada
Universidades
MERCOSUL
title_short INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.
title_full INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.
title_fullStr INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.
title_full_unstemmed INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.
title_sort INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: UMA ANÁLISE COMPARADA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARGENTINA E BRASIL.
author BEZERRA, AGNES FRANCISCA DUARTE
author_facet BEZERRA, AGNES FRANCISCA DUARTE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, AGNES FRANCISCA DUARTE
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização da Educação Superior
Cooperação Solidária
Educação Comparada
Universidades
MERCOSUL
topic Internacionalização da Educação Superior
Cooperação Solidária
Educação Comparada
Universidades
MERCOSUL
description Este trabalho tem como objetivo contribuir à compreensão do processo de internacionalização da educação superior no MERCOSUL (em especial Argentina e Brasil) no contexto da globalização, a partir de planos dos governos e das universidades federais desses países no período de 2008 a 2013. Neste sentido, foram realizadas revisões bibliográficas e exploração documental nos Ministérios da Educação e nas universidades UNLZ, UBA, UNILA, UNILAB, UFFRS, quanto ao processo de internacionalização em seus territórios acadêmicos. Os desafios encontrados estão diretamente relacionados à análise comparativa das políticas governamentais e institucionais que facilitem o processo de internacionalização da educação superior, levando em consideração o período histórico em que cada instituição foi idealizada e posteriormente criada. Contudo, apesar do processo de internacionalização educacional se desenvolver sobre bases diferentes, os resultados são similares quanto às cooperações e estratégias desenvolvidas pelas instituições. Assim, mais que pensar uma integração da educação superior no MERCOSUL, devem-se construir modelos de universidades capazes de promover uma internacionalização do conhecimento, respeitando às especificidades socioculturais dos povos para um desenvolvimento econômico e social da região.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:11:38Z
2017-11-17T18:11:38Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181118
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651944970944512