Estudo da força de atrito com o uso do software Tracker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schereiber, Denise Jacqueline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229193
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.
id UFSC_f457102fe93114d6e3e50ede28caef3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229193
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo da força de atrito com o uso do software TrackerFísicaDinâmicaForça e energiaNewton, Leis deDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.Esta dissertação propõe uma sequência didática para o estudo da dinâmica, especificamente o estudo da força de atrito estático e cinético. Dado o contexto da pandemia Covid 19, a sequência didática foi projetada para ser aplicada remotamente por meio de demonstrações experimentais e aulas disponíveis online. As demonstrações experimentais foram preparadas a partir da combinação de apenas seis materiais diferentes, três placas: uma de PVC, uma de madeira e uma de lixa; e dois blocos: um de madeira e um de borracha. O coeficiente máximo de atrito estático e o coeficiente de atrito cinético foram determinados por meio do método de análise de vídeo em um software livre, Tracker. A prática experimental foi disponibilizada aos alunos por meio de uma plataforma de streaming popular. A eficácia da sequência didática foi medida indiretamente a partir das respostas fornecidas pelos alunos a uma série de questionamentos enviados por e-mail ou aplicativo de mensagens. Essas questões, assim como todo o trabalho, foram baseadas nas teorias cognitivistas de Ausubel e Vygotsky.Abstract: This dissertation proposes a didactic sequence for the study of dynamics, specifically the study of static and kinetic friction force. Given the context of the Covid 19 pandemic, the didactic sequence was designed to be applied remotely through experimental demonstrations and classes available online. The experimental demonstrations were prepared from the combination of only six different materials, three boards: one of PVC, one of wood and one of sandpaper; and two blocks: one wooden and one rubber. The maximum static friction coefficient and the kinetic friction coefficient were determined using the video analysis method in an open source software, Tracker. The experimental practice was made available to students through a popular streaming platform. The effectiveness of the didactic sequence was indirectly measured from the responses provided by the students to a series of questions sent by e-mail or messaging application. These questions, like all the work, were based on the cognitive theories of Ausubel and Vygotsky.Salcedo Torres, Evy AugustoUniversidade Federal de Santa CatarinaSchereiber, Denise Jacqueline2021-10-14T19:30:02Z2021-10-14T19:30:02Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis14a p.| il., gráfs.application/pdf373384https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229193porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:30:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229193Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:30:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da força de atrito com o uso do software Tracker
title Estudo da força de atrito com o uso do software Tracker
spellingShingle Estudo da força de atrito com o uso do software Tracker
Schereiber, Denise Jacqueline
Física
Dinâmica
Força e energia
Newton, Leis de
title_short Estudo da força de atrito com o uso do software Tracker
title_full Estudo da força de atrito com o uso do software Tracker
title_fullStr Estudo da força de atrito com o uso do software Tracker
title_full_unstemmed Estudo da força de atrito com o uso do software Tracker
title_sort Estudo da força de atrito com o uso do software Tracker
author Schereiber, Denise Jacqueline
author_facet Schereiber, Denise Jacqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salcedo Torres, Evy Augusto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schereiber, Denise Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Dinâmica
Força e energia
Newton, Leis de
topic Física
Dinâmica
Força e energia
Newton, Leis de
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:30:02Z
2021-10-14T19:30:02Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373384
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229193
identifier_str_mv 373384
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14a p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652363845599232