Física aplicada ao trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabio Moreira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215322
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2019.
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spelling Física aplicada ao trânsitoFísicaEducação para segurança no trânsitoAcidentes de trânsitoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2019.Este estudo descreve a produção do material paradidático ?Física aplicadaao trânsito?, versando sobre conteúdos de física básica voltadosa automóveis e situações de trânsito; e sua utilização com alunos docurso Técnico em Mecânica do IFSUL, campus em Passo Fundo. Omaterial compôs-se de três capítulos divididos entre cinemática, leis deNewton e força de atrito. Para a aplicação, convidou-se uma turmacomposta de aproximadamente 54 alunos, quase todos habilitados econdutores frequentes. Destes, 34 alunos concordaram em participardo experimento, mas apenas 17 concluíram o mesmo. Os alunos foramconvidados a responder um questionário inicial sobre física do trânsito,depois foi-lhes fornecido o material, para que lessem por duas semanas,ao final das quais um questionário final foi aplicado. O trabalhomostrou que mesmo após (aproximadamente) 8 anos longe dos bancosescolares regulares, os alunos conseguiram realizar a correta vinculaçãoentre temas de mecânica e situações de condução de veículos. Algunspontos, no entanto, chamaram a atenção, indicando falhas no conhecimentodos alunos. Dentre estes pontos, pode-se verificar a pouca noçãode quantificação de tempo e, consequentemente, de distâncias percorridascom determinado valor de velocidade. Verificou-se também o baixointeresse em participar, que poderia ser explicado pela modalidade derecompensa zero (para os alunos) no qual o experimento foi realizado.Concluiu-se ainda que futuras iniciativas de aplicação da física a temasde trânsito devem incluir outros temas além da mecânica, e devemser realizados de forma conexa como atividade avaliativa, ou passíveisde avaliação o que poderia aumentar a participação e possivelmente oaproveitamento do material proposto.<br>Abstract : This study describes the production of supplementary educational materials\"traffic applied physics\", dealing with basic physical contentsaimed at automobiles and traffic situations; and its use with studentsof the Technical Course in Mechanics of the IFSul, campus at PassoFundo. The material consisted of three chapters divided between kinematics,Newton?s laws and frictional force. For the application, a groupof approximately 54 students, almost all of them qualified and frequentdrivers, were invited. Of these, 34 students agreed to participate inthe experiment, but only 17 completed the same. The students wereasked to respond to a initial questionnaire on traffic physics, then theywere given the material to read for two weeks, at the end of which asubsequent questionnaire was applied. The work showed that even after(approximately) 8 years away from the regular school benches, thestudents were able to make the correct connection between mechanicsand driving situations. Some points, however, drew attention, indicatingflaws in students? knowledge. Among these points, it was possibleto verify the little notion of time?s quantification and, consequently, ofdistances traveled with certain speed value. The low interest in participatingwas also verified, which could be explained by the zero rewardmodality (for the students) in which the experiment was performed. Itwas also concluded that future initiatives of applying physics to trafficthemes should include subjects other than mechanics, and should becarried out in a related way as an evaluation activity, or subject toevaluation which could increase the participation and possibly the useof the material proposed.Nicolao, LucasUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Fabio Moreira de2020-10-21T21:15:24Z2020-10-21T21:15:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis172 p.| il., gráfs.application/pdf362750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215322porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:15:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215322Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:15:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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