Uma discussão formal sobre frações na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Araujo, Maria Cláudia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226982
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021.
id UFSC_f4d4d250c450d71f0d53e7036134bad4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226982
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSchmitt, Araujo, Maria CláudiaSantos, Luiz Rafael dos2021-08-23T14:05:54Z2021-08-23T14:05:54Z2021372804https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226982Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021.Este trabalho visa fazer uma discussão formal a respeito do ensino de frações no Ensino Fundamental ? Anos Finais. Para tanto, frações são precisamente definidas com a utilização de pressupostos geométricos. Além disso, resultados importantes relacionados a frações, bem como às suas quatro operações básicas são enunciados e derivados. Com base nestes argumentos, em conjunto com as habilidades de matemática propostas pela Base Nacional Comum Curricular, alguns livros didáticos de Matemática de 5º, 6º e 7º anos são analisados e apreciados. Finalmente, é proposta uma sequência didática para o ensino de frações no 6º ano que tem como base as reflexões levantadas nesta dissertação. A sequência proposta utiliza o Tangram, um quebra cabeça milenar Chinês.Abstract: This work aims to produce a formal discussion about the teaching of fractions in Brazilian Elementary School ? Final Years. The concept of fractions is precisely defined by means of geometric axioms. Moreover, important results related to fractions, as well as its four basic operation are stated and derived. Based on these arguments, in combination with mathematical skills proposed by the Base Nacional Comum Curricular, a few 5th, 6th and 7th grade Math textbooks are reviewed and appreciated. Finally, a didactic sequence for the teaching of fractions in the 6th grade is proposed, based on the questions raised in this dissertation. In this didactic sequence, we make use of the Tangram, an ancient Chinese puzzle.85 p.| il.porMatemáticaFraçõesUma discussão formal sobre frações na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPMTM-B0007-D.pdfPMTM-B0007-D.pdfapplication/pdf2574882https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/226982/-1/PMTM-B0007-D.pdf7dbbc258b45397abb5bf5a08674df181MD5-1123456789/2269822021-08-23 11:05:54.353oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226982Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:05:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma discussão formal sobre frações na educação básica
title Uma discussão formal sobre frações na educação básica
spellingShingle Uma discussão formal sobre frações na educação básica
Schmitt, Araujo, Maria Cláudia
Matemática
Frações
title_short Uma discussão formal sobre frações na educação básica
title_full Uma discussão formal sobre frações na educação básica
title_fullStr Uma discussão formal sobre frações na educação básica
title_full_unstemmed Uma discussão formal sobre frações na educação básica
title_sort Uma discussão formal sobre frações na educação básica
author Schmitt, Araujo, Maria Cláudia
author_facet Schmitt, Araujo, Maria Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Araujo, Maria Cláudia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luiz Rafael dos
contributor_str_mv Santos, Luiz Rafael dos
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Matemática
Frações
topic Matemática
Frações
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-23T14:05:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-23T14:05:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226982
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 372804
identifier_str_mv 372804
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/226982/-1/PMTM-B0007-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7dbbc258b45397abb5bf5a08674df181
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804931968237568