Estratégias Competitivas Utilizadas pela Empresa Coteminas S.A.
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122460 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
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Estratégias Competitivas Utilizadas pela Empresa Coteminas S.A.EstratégiaSetor TêxtilVantagem CompetitivaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.O setor têxtil, acompanhando o processo de globalização e competitividade mundial, fatores que vêm atingindo as diversas indústrias existentes, vem sofrendo grandes pressões que conduzem as empresas a operar de maneira mais racional e eficiente. Com o fim do acordo Multi-fibras, revogado em 31 de dezembro de 2004, o qual estabelecia restrições ao comércio de produtos têxteis pela imposição de um sistema de quotas anuais para produtos exportados para os países desenvolvidos, o comércio mundial de artigos têxteis foi liberado. Desde então, os países desenvolvidos vêm sofrendo maior competição proveniente de países com condições operacionais e estruturais mais eficientes, como: China, Índia, Paquistão e Brasil. Sendo assim, o objetivo deste trabalho reflete a estratégia corporativa adotada pela empresa Coteminas S.A., situada em Blumenau/SC., líder brasileira no segmento de produtos de cama, mesa e banho, sendo também especializada na produção de fios, tecido crus, tecidos acabado e semi-acabados para industrialização e uso doméstico. A Coteminas realizou em janeiro de 2006, o processo de fusão com a empresa americana Springs Industries, a qual possui plantas de produção e centros de distribuição nos Estados Unidos, Canadá e México, e escritórios de importação na Índia e na China. Após o processo de fusão, as duas empresas passaram a operar sob o nome Springs Global Participações S.A., tornando-se a maior empresa têxtil do mundo em cama e banho. Inerente a explanação desse processo de fusão, encontra-se a fundamentação teórica, abordando em seu contexto de estratégia, os temas, entre outros: definição, importância, competitividade, fatores determinantes, níveis e tipos de estratégia corporativa, seguida de um panorama do setor têxtil mundial e brasileiro.Florianópolisde Carvalho, Luiz Carlos JúniorUniversidade Federal de Santa CatarinaKohn, Ricardo Augusto2014-08-01T18:54:17Z2014-08-01T18:54:17Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122460porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-01T18:54:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122460Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-01T18:54:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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