ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: POSSÍVEL COADJUVANTE NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINS, HOYÊDO NUNES
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135881
Resumo: O trabalho argumenta que, ao menos no âmbito das ciências sociais aplicadas, a educação superior a distância pode representar criação de conhecimento sobre as realidades dos estudantes e contribuir para a promoção do desenvolvimento regional ou local. A base é a experiência do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2008. A sequência do texto destaca o papel das universidades em geral na promoção desse desenvolvimento, inclusive pela formação e capacitação de pessoas aptas a gerar e disseminar conhecimento sobre as condições econômicas, sociais e políticas nesse plano. A modalidade do ensino a distância sobressai nesse processo na medida em que estimule o estudo de problemas que marcam o cotidiano dos alunos. No Curso de Graduação em Ciências Econômicas a distância da UFSC é forte a presença de temas locais e regionais – considerando-se os municípios de residência dos alunos – nas monografias de conclusão da formação, nas várias turmas. São boas ilustrações quatro desses trabalhos, orientados pelo autor e ligados à disciplina de Economia Regional e Urbana: é clara a proximidade com questões de desenvolvimento regional ou local, inclusive pelas sugestões com possível utilidade para a formulação de políticas ou medidas de promoção.
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