O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132003 |
Resumo: | Este estudo trata de questões relacionadas ao contexto do estudante como parte integrante do planejamento de aulas e elaboração ou escolha de materiais didáticos na Educação a Distância. Nesse sentido foi levantada a importância acerca do público-alvo e seus aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais para a definição dos conteúdos propostos. Além disso, frisou-se a relevância da revisão dos planejamentos ao longo do curso, considerando a evolução dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores atuantes no ensino a distância buscando verificar como esses pontos são tratados por eles em seus planejamentos. A análise dos dados possibilita visualizar como a prática docente na modalidade EAD estuda os perfis de seus alunos e como tratam esses aspectos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem desses estudantes. Foi possível inferir também na análise alguns desafios que ainda existem, especialmente no que diz respeito à coerência entre a pesquisa de perfil e o planejamento. |
id |
UFSC_f627929bd20d8fca5e655ef51aec292b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132003 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAPlanejamento; educação a distância; aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais.Este estudo trata de questões relacionadas ao contexto do estudante como parte integrante do planejamento de aulas e elaboração ou escolha de materiais didáticos na Educação a Distância. Nesse sentido foi levantada a importância acerca do público-alvo e seus aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais para a definição dos conteúdos propostos. Além disso, frisou-se a relevância da revisão dos planejamentos ao longo do curso, considerando a evolução dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores atuantes no ensino a distância buscando verificar como esses pontos são tratados por eles em seus planejamentos. A análise dos dados possibilita visualizar como a prática docente na modalidade EAD estuda os perfis de seus alunos e como tratam esses aspectos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem desses estudantes. Foi possível inferir também na análise alguns desafios que ainda existem, especialmente no que diz respeito à coerência entre a pesquisa de perfil e o planejamento.INPEAU2015-04-13T12:43:49Z2015-04-13T12:43:49Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132003Sercundes, Juliana SiqueiraLevay, Paula BastoMoraes Filho, Rodolfo Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T12:43:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132003Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T12:43:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Sercundes, Juliana Siqueira Planejamento; educação a distância; aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais. |
title_short |
O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
O CONTEXTO DO PÚBLICO-ALVO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Sercundes, Juliana Siqueira |
author_facet |
Sercundes, Juliana Siqueira Levay, Paula Basto Moraes Filho, Rodolfo Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Levay, Paula Basto Moraes Filho, Rodolfo Araújo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sercundes, Juliana Siqueira Levay, Paula Basto Moraes Filho, Rodolfo Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento; educação a distância; aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais. |
topic |
Planejamento; educação a distância; aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais. |
description |
Este estudo trata de questões relacionadas ao contexto do estudante como parte integrante do planejamento de aulas e elaboração ou escolha de materiais didáticos na Educação a Distância. Nesse sentido foi levantada a importância acerca do público-alvo e seus aspectos sociais, culturais, econômicos e educacionais para a definição dos conteúdos propostos. Além disso, frisou-se a relevância da revisão dos planejamentos ao longo do curso, considerando a evolução dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores atuantes no ensino a distância buscando verificar como esses pontos são tratados por eles em seus planejamentos. A análise dos dados possibilita visualizar como a prática docente na modalidade EAD estuda os perfis de seus alunos e como tratam esses aspectos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem desses estudantes. Foi possível inferir também na análise alguns desafios que ainda existem, especialmente no que diz respeito à coerência entre a pesquisa de perfil e o planejamento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-13T12:43:49Z 2015-04-13T12:43:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132003 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652197519425536 |