A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luiz Gabriel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Puhl, Eduardo Caetano
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197394
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_f62f494f0d81e00b8d79fab59842e6bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197394
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Pereira, Luiz GabrielPuhl, Eduardo CaetanoRocha, Rudimar Antunes da2019-07-11T12:47:15Z2019-07-11T12:47:15Z2019-06-27https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197394TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A pesquisa analisa o marketing de relacionamento na percepção de torcedores do Avaí Futebol Clube sobre os serviços disponíveis nas dependências desta agremiação – Estádio Aderbal Ramos da Silva – Florianópolis (SC). O tipo de pesquisa foi o estudo de caso e a técnica de coleta foi o levantamento, ou Survey, através de um instrumento de coleta de dados fechado, com 20 perguntas, Estilo Likert de 7 pontos. O tratamento dos dados foi quantitativo com análise descritiva e seccional. O questionário foi aplicado no entorno do referido estádio de futebol nos últimos dois jogos do Campeonato Estadual de Santa Catarina, isto é, 14 e 21 de abril de 2019. Foram respondidos 167 questionários, com 150 válidos. As perguntas foram divididas em 8 dimensões: Expectativa, Dependências Físicas, Alimentação e Bebidas, Conforto, Ingressos, Internet, Divulgação da Marca e Marketing de Relacionamento. Destacaram-se como indicadores relevantes de marketing de relacionamento do Avaí o Marketing de Relacionamento e as Dependências Físicas. Os resultados que tiveram os piores indicadores foram: a Aquisição de Ingressos e a Internet, mesmo com uma média acima de 5, pois foi usada a Escala Likert de 1 a 7. Concluiu-se que, apesar de críticas, o Avaí Futebol Clube foi bem avaliado pelos clientes-torcedores e que as sugestões de ajustes são pontuais e suas soluções não onerosas.The research analyzes the relationship marketing in the perception of the supporters of Avaí Football Club about the services available in the premises of this club – Estádio Aderbal Ramos da Silva – Florianópolis (SC). The type of research was the case study and the collection technique was survey, or Survey, through a data collection instrument closed, with 20-question Style Likert 7 points. The treatment of the data was quantitative with descriptive analysis and the sectional. The questionnaire was applied in the vicinity of the said football stadium in the last two games of the State Championship of Santa Catarina, that is, April 14th and 21st, 2019. They were answered 167 questionnaires, with 150 valid. The questions were divided in 8 dimensions: Expectations, Dependencies, Physical, Food and Drinks, Comfort, Tickets, Internet, Brand awareness and Relationship Marketing. Stood out as relevant indicators of the marketing relationship Manager Marketing Relationship and the Dependencies to Physical. The results that had the worst indicators were: the Purchase of Tickets and the Internet, even with an average above 5, since it was used the Likert Scale of 1 to 7. It was concluded that, in spite of criticism, the Avaí Futebol Clube was well-rated by customers-supporters and suggestions of adjustments are punctual and their solutions are not costly.41Florianópolis, SCMarketing de RelacionamentoQualidade de ServiçosMensuração de QualidadeAvaí Futebol ClubeA percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197394/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC Artigo FINAL.pdfTCC Artigo FINAL.pdfapplication/pdf1066237https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197394/1/TCC%20Artigo%20FINAL.pdf37883421e209283fab0fcbea927b838cMD51123456789/1973942019-07-11 09:47:15.834oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197394Vm9jw6ogdGVtIGEgbGliZXJkYWRlIGRlOiBDb21wYXJ0aWxoYXIg4oCUIGNvcGlhciwgZGlzdHJpYnVpciBlIHRyYW5zbWl0aXIgYSBvYnJhLiBSZW1peGFyIOKAlCBjcmlhciBvYnJhcyBkZXJpdmFkYXMuClNvYiBhcyBzZWd1aW50ZXMgY29uZGnDp8O1ZXM6IEF0cmlidWnDp8OjbyDigJQgVm9jw6ogZGV2ZSBjcmVkaXRhciBhIG9icmEgZGEgZm9ybWEgZXNwZWNpZmljYWRhIHBlbG8gYXV0b3Igb3UgbGljZW5jaWFudGUgKG1hcyBuw6NvIGRlIG1hbmVpcmEgcXVlIHN1Z2lyYSBxdWUgZXN0ZXMgY29uY2VkZW0gcXVhbHF1ZXIgYXZhbCBhIHZvY8OqIG91IGFvIHNldSB1c28gZGEgb2JyYSkuIFVzbyBuw6NvLWNvbWVyY2lhbCDigJQgVm9jw6ogbsOjbyBwb2RlIHVzYXIgZXN0YSBvYnJhIHBhcmEgZmlucyBjb21lcmNpYWlzLgpGaWNhbmRvIGNsYXJvIHF1ZTogUmVuw7puY2lhIOKAlCBRdWFscXVlciBkYXMgY29uZGnDp8O1ZXMgYWNpbWEgcG9kZSBzZXIgcmVudW5jaWFkYSBzZSB2b2PDqiBvYnRpdmVyIHBlcm1pc3PDo28gZG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuIERvbcOtbmlvIFDDumJsaWNvIOKAlCBPbmRlIGEgb2JyYSBvdSBxdWFscXVlciBkZSBzZXVzIGVsZW1lbnRvcyBlc3RpdmVyIGVtIGRvbcOtbmlvIHDDumJsaWNvIHNvYiBvIGRpcmVpdG8gYXBsaWPDoXZlbCwgZXN0YSBjb25kacOnw6NvIG7Do28gw6ksIGRlIG1hbmVpcmEgYWxndW1hLCBhZmV0YWRhIHBlbGEgbGljZW7Dp2EuIE91dHJvcyBEaXJlaXRvcyDigJQgT3Mgc2VndWludGVzIGRpcmVpdG9zIG7Do28gc8OjbywgZGUgbWFuZWlyYSBhbGd1bWEsIGFmZXRhZG9zIHBlbGEgbGljZW7Dp2E6IExpbWl0YcOnw7VlcyBlIGV4Y2XDp8O1ZXMgYW9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIG91IHF1YWlzcXVlciB1c29zIGxpdnJlcyBhcGxpY8OhdmVpczsgT3MgZGlyZWl0b3MgbW9yYWlzIGRvIGF1dG9yOyBEaXJlaXRvcyBxdWUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgcG9kZW0gdGVyIHNvYnJlIGEgb2JyYSBvdSBzb2JyZSBhIHV0aWxpemHDp8OjbyBkYSBvYnJhLCB0YWlzIGNvbW8gZGlyZWl0b3MgZGUgaW1hZ2VtIG91IHByaXZhY2lkYWRlLiBBdmlzbyDigJQgUGFyYSBxdWFscXVlciByZXV0aWxpemHDp8OjbyBvdSBkaXN0cmlidWnDp8Ojbywgdm9jw6ogZGV2ZSBkZWl4YXIgY2xhcm8gYSB0ZXJjZWlyb3Mgb3MgdGVybW9zIGRhIGxpY2Vuw6dhIGEgcXVlIHNlIGVuY29udHJhIHN1Ym1ldGlkYSBlc3RhIG9icmEuIEEgbWVsaG9yIG1hbmVpcmEgZGUgZmF6ZXIgaXNzbyDDqSBjb20gdW0gbGluayBwYXJhIGVzdGEgcMOhZ2luYS4KTGljZW7Dp2EgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucyAtIGh0dHA6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2xpY2Vuc2VzL2J5LW5jLzMuMC9ici8KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-11T12:47:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação
title A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação
spellingShingle A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação
Pereira, Luiz Gabriel
Marketing de Relacionamento
Qualidade de Serviços
Mensuração de Qualidade
Avaí Futebol Clube
title_short A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação
title_full A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação
title_fullStr A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação
title_full_unstemmed A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação
title_sort A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação
author Pereira, Luiz Gabriel
author_facet Pereira, Luiz Gabriel
Puhl, Eduardo Caetano
author_role author
author2 Puhl, Eduardo Caetano
author2_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luiz Gabriel
Puhl, Eduardo Caetano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Rudimar Antunes da
contributor_str_mv Rocha, Rudimar Antunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de Relacionamento
Qualidade de Serviços
Mensuração de Qualidade
Avaí Futebol Clube
topic Marketing de Relacionamento
Qualidade de Serviços
Mensuração de Qualidade
Avaí Futebol Clube
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-11T12:47:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-11T12:47:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197394
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197394/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197394/1/TCC%20Artigo%20FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
37883421e209283fab0fcbea927b838c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805446448906240