A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197394 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_f62f494f0d81e00b8d79fab59842e6bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197394 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa Catarina.Pereira, Luiz GabrielPuhl, Eduardo CaetanoRocha, Rudimar Antunes da2019-07-11T12:47:15Z2019-07-11T12:47:15Z2019-06-27https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197394TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A pesquisa analisa o marketing de relacionamento na percepção de torcedores do Avaí Futebol Clube sobre os serviços disponíveis nas dependências desta agremiação – Estádio Aderbal Ramos da Silva – Florianópolis (SC). O tipo de pesquisa foi o estudo de caso e a técnica de coleta foi o levantamento, ou Survey, através de um instrumento de coleta de dados fechado, com 20 perguntas, Estilo Likert de 7 pontos. O tratamento dos dados foi quantitativo com análise descritiva e seccional. O questionário foi aplicado no entorno do referido estádio de futebol nos últimos dois jogos do Campeonato Estadual de Santa Catarina, isto é, 14 e 21 de abril de 2019. Foram respondidos 167 questionários, com 150 válidos. As perguntas foram divididas em 8 dimensões: Expectativa, Dependências Físicas, Alimentação e Bebidas, Conforto, Ingressos, Internet, Divulgação da Marca e Marketing de Relacionamento. Destacaram-se como indicadores relevantes de marketing de relacionamento do Avaí o Marketing de Relacionamento e as Dependências Físicas. Os resultados que tiveram os piores indicadores foram: a Aquisição de Ingressos e a Internet, mesmo com uma média acima de 5, pois foi usada a Escala Likert de 1 a 7. Concluiu-se que, apesar de críticas, o Avaí Futebol Clube foi bem avaliado pelos clientes-torcedores e que as sugestões de ajustes são pontuais e suas soluções não onerosas.The research analyzes the relationship marketing in the perception of the supporters of Avaí Football Club about the services available in the premises of this club – Estádio Aderbal Ramos da Silva – Florianópolis (SC). The type of research was the case study and the collection technique was survey, or Survey, through a data collection instrument closed, with 20-question Style Likert 7 points. The treatment of the data was quantitative with descriptive analysis and the sectional. The questionnaire was applied in the vicinity of the said football stadium in the last two games of the State Championship of Santa Catarina, that is, April 14th and 21st, 2019. They were answered 167 questionnaires, with 150 valid. The questions were divided in 8 dimensions: Expectations, Dependencies, Physical, Food and Drinks, Comfort, Tickets, Internet, Brand awareness and Relationship Marketing. Stood out as relevant indicators of the marketing relationship Manager Marketing Relationship and the Dependencies to Physical. The results that had the worst indicators were: the Purchase of Tickets and the Internet, even with an average above 5, since it was used the Likert Scale of 1 to 7. It was concluded that, in spite of criticism, the Avaí Futebol Clube was well-rated by customers-supporters and suggestions of adjustments are punctual and their solutions are not costly.41Florianópolis, SCMarketing de RelacionamentoQualidade de ServiçosMensuração de QualidadeAvaí Futebol ClubeA percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197394/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC Artigo FINAL.pdfTCC Artigo FINAL.pdfapplication/pdf1066237https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197394/1/TCC%20Artigo%20FINAL.pdf37883421e209283fab0fcbea927b838cMD51123456789/1973942019-07-11 09:47:15.834oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-11T12:47:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação |
title |
A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação |
spellingShingle |
A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação Pereira, Luiz Gabriel Marketing de Relacionamento Qualidade de Serviços Mensuração de Qualidade Avaí Futebol Clube |
title_short |
A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação |
title_full |
A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação |
title_fullStr |
A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação |
title_full_unstemmed |
A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação |
title_sort |
A percepção dos torcedores do Avaí Futebol Clube sobre o marketing de relacionamento desta agremiação |
author |
Pereira, Luiz Gabriel |
author_facet |
Pereira, Luiz Gabriel Puhl, Eduardo Caetano |
author_role |
author |
author2 |
Puhl, Eduardo Caetano |
author2_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luiz Gabriel Puhl, Eduardo Caetano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Rudimar Antunes da |
contributor_str_mv |
Rocha, Rudimar Antunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de Relacionamento Qualidade de Serviços Mensuração de Qualidade Avaí Futebol Clube |
topic |
Marketing de Relacionamento Qualidade de Serviços Mensuração de Qualidade Avaí Futebol Clube |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-11T12:47:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-11T12:47:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197394 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
41 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197394/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197394/1/TCC%20Artigo%20FINAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 37883421e209283fab0fcbea927b838c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805446448906240 |