Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Myskiw, Mauro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258
Resumo: Neste trabalho trato de apresentar análises sobre elementos que reforçam a manutenção dos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e empresas patrocinadoras, procurando caracterizar aspectos vinculados à manutenção ou aumento da confiança e do comprometimento. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 07 dirigentes de clubes e 03 administradores de empresas patrocinadoras. As informações derivadas dessas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, resultando na formulação de 03 categorias: comprometimento instrumental simétrico; confiança na reputação e nos valores; e confiança no profissionalismo. Concluiu-se que, nos relacionamentos estudados, estavam “em jogo” aspectos do comprometimento e da confiança. No caso do comprometimento, os determinantes parecem ser exclusivamente de ordem instrumental e, no que se refere à confiança os determinantes mais enfáticos tratam da dimensão simbólica, mas também agregam elementos instrumentais.
id FURG-12_5946144f8204be2c56fa180762466989
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3258
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadoresMarketing de esportivo. Relacionamento. Clubes de futebol. Patrocinadores.Neste trabalho trato de apresentar análises sobre elementos que reforçam a manutenção dos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e empresas patrocinadoras, procurando caracterizar aspectos vinculados à manutenção ou aumento da confiança e do comprometimento. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 07 dirigentes de clubes e 03 administradores de empresas patrocinadoras. As informações derivadas dessas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, resultando na formulação de 03 categorias: comprometimento instrumental simétrico; confiança na reputação e nos valores; e confiança no profissionalismo. Concluiu-se que, nos relacionamentos estudados, estavam “em jogo” aspectos do comprometimento e da confiança. No caso do comprometimento, os determinantes parecem ser exclusivamente de ordem instrumental e, no que se refere à confiança os determinantes mais enfáticos tratam da dimensão simbólica, mas também agregam elementos instrumentais.Lepidus2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258Revista Didática Sistêmica; v. 14 n. 2 (2012); 125 - 1401809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258/1967https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258/8003Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMyskiw, Mauro2018-11-08T18:41:07Zoai:periodicos.furg.br:article/3258Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:41:07Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores
title Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores
spellingShingle Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores
Myskiw, Mauro
Marketing de esportivo. Relacionamento. Clubes de futebol. Patrocinadores.
title_short Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores
title_full Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores
title_fullStr Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores
title_full_unstemmed Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores
title_sort Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e seus patrocinadores
author Myskiw, Mauro
author_facet Myskiw, Mauro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Myskiw, Mauro
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de esportivo. Relacionamento. Clubes de futebol. Patrocinadores.
topic Marketing de esportivo. Relacionamento. Clubes de futebol. Patrocinadores.
description Neste trabalho trato de apresentar análises sobre elementos que reforçam a manutenção dos relacionamentos entre clubes de futebol profissional e empresas patrocinadoras, procurando caracterizar aspectos vinculados à manutenção ou aumento da confiança e do comprometimento. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 07 dirigentes de clubes e 03 administradores de empresas patrocinadoras. As informações derivadas dessas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, resultando na formulação de 03 categorias: comprometimento instrumental simétrico; confiança na reputação e nos valores; e confiança no profissionalismo. Concluiu-se que, nos relacionamentos estudados, estavam “em jogo” aspectos do comprometimento e da confiança. No caso do comprometimento, os determinantes parecem ser exclusivamente de ordem instrumental e, no que se refere à confiança os determinantes mais enfáticos tratam da dimensão simbólica, mas também agregam elementos instrumentais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258/1967
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3258/8003
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 14 n. 2 (2012); 125 - 140
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940075642880