Gestão orçamentária corporativa: uma proposta de modelo de gestão orientado ao conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Omar, Omar Abdel Muhdi Said
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214390
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
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A teoria da agência discorre sobre os riscos inerentes aos relacionamentos entre principal e agente, uma vez que são caracterizados por uma assimetria da informação entre as partes, e opacidade e incompletude em termos de conhecimento. A teoria da agência foi empregada como base teórica para descrever os relacionamentos entre os centros de custo e receita e o comitê de gestão orçamentária no contexto de organizações corporativas privadas. Estudos da literatura revelaram que o conhecimento passa ao largo das propostas de solução do problema de assimetria da informação decorrente dos processos de gestão orçamentária. A pesquisa é aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva, além de contar com um estudo de caso. Através de buscas sistemáticas na literatura; e de coleta de dados na empresa objeto do estudo de caso pôde-se enumerar e descrever os principais aspectos e desafios oriundos da assimetria da informação nos processos de gestão orçamentária. A partir de uma caracterização da assimetria da teoria da agência como uma assimetria de conhecimento, a design Science Research e a metodologia CommonKADS foram empregados para construir um modelo de gestão orientado ao conhecimento de modo a reduzir a assimetria no domínio de pesquisa, o que constitui o principal objetivo deste trabalho. O modelo de gestão é composto por sistemas de conhecimento e uma reorganização dos processos de gestão orçamentária com diretrizes e orientações voltadas ao conhecimento; e foi aplicado na empresa estudo de caso. Dentre os resultados da pesquisa, o modelo pode servir de base para reorientação dos processos de gestão orçamentária em empresas corporativas. A extensão da teoria da agência, caracterizando a assimetria como de conhecimento através da proposição de uma epistemologia voltada ao conhecimento, por sua vez, revigora a própria teoria da agência e cria possibilidades de pesquisa futura que empreguem o ferramental da engenharia e gestão do conhecimento para resolver os problemas de agência em distintos contextos. Além disso, observou-se que o emprego do conhecimento e das ferramentas de engenharia e gestão do conhecimento contribuem significativamente para redução da assimetria de informação e conhecimento no domínio de gestão orçamentária, resultando em processos de elaboração e execução de orçamentos corporativos mais assertivos e otimizados em termos de produção, alocação e utilização de recursos.Abstract: Budget planning of organizations with many cost and revenue centers is a complex task requiring planning, negotiation, projections and simulations and, most importantly, trust. The relationship between cost centers and the budget committee is featured by an Information and knowledge asymmetry that creates challenges to the collective task of creating and executing the corporate budget, which involves the creation and sharing of knowledge at an organizational level. Agency theory discusses the innate risks involved in the relationship between principal and agents, which in turn present Information asymmetry between them, opacity an incompleteness in terms of organizational knowledge. Agency theory was thus employed as the base theory to describe the relationships between the costs and Revenue centers and the budget committee in the context of corporate private companies. Literature studies revealed that knowledge is not listed among the possible solutions to the information asymmetry aspect contained in the processes of corporate budgeting. This research is an applied one, qualitative, exploratory, and descriptive, and contains a case study. Through systematic literature reviews, and data collecting in the case study, the description of the main aspects and challenges caused by information asymmetry within the corporate budgeting processes was made. The thesis extended agency theory to evolve its information asymmetry aspect into knowledge asymmetry, which together with design science research approach and the CommonKADS methodology were used to build a knowledge-oriented management model with the objective of reducing the asymmetry in the research domain. The management model is made of knowledge systems and the reorganization of the corporate budgeting processes with directives and knowledge-oriented orientation and approach and was deployed in the company of the case study. Among the research?s results is the practical use of the management model, which can be used as a basis to reorient the budgeting processes of corporate companies. The protagonist role of knowledge and the use of knowledge engineering and management contributes in a significant manner towards the goal of reducing information and knowledge asymmetry, resulting in processes of building and executing assertive corporate budgets, optimized in terms of production, allocation and use of available resources.Sell, DenilsonSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaOmar, Omar Abdel Muhdi Said2020-10-21T21:04:43Z2020-10-21T21:04:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis175 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf368805https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214390porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:04:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214390Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:04:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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