Uso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Antônio Albino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122495
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
id UFSC_f671d80d7848d96756ed7b6ee5b97f3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122495
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMAGALHÃES, Antônio AlbinoSHIPMANN, James Eger2014-08-04T20:50:24Z2014-08-04T20:50:24Z2014-07-14https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122495TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.Diante do cenário competitivo da indústria automotiva no Brasil e no mundo, a confiabilidade dos produtos é um dos fatores determinantes no sucesso dos mesmos. A Zen S.A. Indústria Metalúrgica está inserida neste mercado com amplo portfólio de impulsores de partida, acoplamentos mecânicos, tensionadores e polias, voltados para o mercado de reposição de peças como também para montadoras de veículos. Este trabalho trata de um projeto de melhoria de desempenho em durabilidade de um acoplamento mecânico específico, aplicado em motores de partida para automóveis da linha pesada, como motores MWM, Cummins dentre outros. Este acoplamento teve sua venda temporariamente bloqueada devido reclamações frequentes de clientes, os quais alegavam falha prematura do produto. Será apresentado todo o processo de aplicação de um FMEA voltado para geração de soluções técnicas para o produto e para o sistema de qualidade referente a este, de maneira que os eventuais custos na alteração do projeto sejam justificados por métodos científicos consistentes. O FMEA é o método mais utilizado na indústria automotiva para este fim (AIAG, 2011), uma vez que é voltada para a identificação das causas específicas de falhas, fornecendo base para ação na redução da ocorrência e severidade das mesmas e melhorando os mecanismos de detecção (BERTSCHE, 2008). Com a aplicação deste FMEA foi possível, na prática, alterar alguns parâmetros de projeto dos componentes do acoplamento mecânico, que teve seu desempenho em durabilidade mensurado em teste de bancada.57 folhasJoinville, SCdurabilidade, acoplamento mecânico, FMEA, modos de falhaUso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC - FINAL - Antônio.pdfTCC - FINAL - Antônio.pdfapplication/pdf1850519https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122495/1/TCC%20-%20FINAL%20-%20Ant%c3%b4nio.pdf8c29d9252e101b7b77b7cebd8e54a7f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122495/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/1224952022-09-09 17:41:57.277oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122495Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T20:41:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partida
title Uso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partida
spellingShingle Uso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partida
MAGALHÃES, Antônio Albino
durabilidade, acoplamento mecânico, FMEA, modos de falha
title_short Uso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partida
title_full Uso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partida
title_fullStr Uso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partida
title_full_unstemmed Uso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partida
title_sort Uso de FMEA na melhoria da durabilidade de um acoplamento mecânico aplicado em motor de partida
author MAGALHÃES, Antônio Albino
author_facet MAGALHÃES, Antônio Albino
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, Antônio Albino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SHIPMANN, James Eger
contributor_str_mv SHIPMANN, James Eger
dc.subject.por.fl_str_mv durabilidade, acoplamento mecânico, FMEA, modos de falha
topic durabilidade, acoplamento mecânico, FMEA, modos de falha
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-04T20:50:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-04T20:50:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122495
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 folhas
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122495/1/TCC%20-%20FINAL%20-%20Ant%c3%b4nio.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122495/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c29d9252e101b7b77b7cebd8e54a7f7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805464165646336