LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hack, Cássia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pires, Giovani De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238469
Resumo: o texto relata pesquisa sobre representações sociais a respeito de lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação teórico-metodológica. A abordagem do campo deu-se por meio de questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação participante, com estudantes do ensino médio em uma escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de conteúdo e revelam: i) entrecruzamento das teorias geracionais e classistas (aspectos como classe, gênero, raça/etnia, etc.) nas culturas juvenis, ii) lazer é entendido como complexo e ambíguo, referido como uma característica do ser-jovem; iii) mídia ocupa lugar relevante, como possibilidade de fruição do tempo livre dos jovens. Por fim, destacam-se possibilidades de intervenção da Educação Física, tanto no âmbito das políticas públicas para a juventude e o lazer, quanto no campo pedagógico escolar, evenciando a importância da educação para a mídia e da educação para o lazer.
id UFSC_f671db173c27dbcd2b229defb59f362c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238469
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENISLazerMídiaJuventudeCotidianoEducação FísicaEscolao texto relata pesquisa sobre representações sociais a respeito de lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação teórico-metodológica. A abordagem do campo deu-se por meio de questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação participante, com estudantes do ensino médio em uma escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de conteúdo e revelam: i) entrecruzamento das teorias geracionais e classistas (aspectos como classe, gênero, raça/etnia, etc.) nas culturas juvenis, ii) lazer é entendido como complexo e ambíguo, referido como uma característica do ser-jovem; iii) mídia ocupa lugar relevante, como possibilidade de fruição do tempo livre dos jovens. Por fim, destacam-se possibilidades de intervenção da Educação Física, tanto no âmbito das políticas públicas para a juventude e o lazer, quanto no campo pedagógico escolar, evenciando a importância da educação para a mídia e da educação para o lazer.2022-08-26T13:06:18Z2022-08-26T13:06:18Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238469Hack, CássiaPires, Giovani De Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-26T13:06:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238469Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-26T13:06:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS
title LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS
spellingShingle LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS
Hack, Cássia
Lazer
Mídia
Juventude
Cotidiano
Educação Física
Escola
title_short LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS
title_full LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS
title_fullStr LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS
title_full_unstemmed LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS
title_sort LAZER E MÍDIA NO COTIDIANO DAS CULTURAS JUVENIS
author Hack, Cássia
author_facet Hack, Cássia
Pires, Giovani De Lorenzi
author_role author
author2 Pires, Giovani De Lorenzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hack, Cássia
Pires, Giovani De Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
Mídia
Juventude
Cotidiano
Educação Física
Escola
topic Lazer
Mídia
Juventude
Cotidiano
Educação Física
Escola
description o texto relata pesquisa sobre representações sociais a respeito de lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação teórico-metodológica. A abordagem do campo deu-se por meio de questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação participante, com estudantes do ensino médio em uma escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de conteúdo e revelam: i) entrecruzamento das teorias geracionais e classistas (aspectos como classe, gênero, raça/etnia, etc.) nas culturas juvenis, ii) lazer é entendido como complexo e ambíguo, referido como uma característica do ser-jovem; iii) mídia ocupa lugar relevante, como possibilidade de fruição do tempo livre dos jovens. Por fim, destacam-se possibilidades de intervenção da Educação Física, tanto no âmbito das políticas públicas para a juventude e o lazer, quanto no campo pedagógico escolar, evenciando a importância da educação para a mídia e da educação para o lazer.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2022-08-26T13:06:18Z
2022-08-26T13:06:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238469
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652294471811072