Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Fabiola Angarten
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594511
Resumo: Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos
id UNICAMP-30_ebb99c9c38a6c850be4c87a43a71580e
oai_identifier_str oai::287932
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midiaEstilo de vidaJuventudeMídia (Publicidade)LazerConsumoOrientador: Jose Mario Ortiz RamosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este trabaJho tem por objetivo fazer uma análise da vida cotidiana da juventude contemporânea, buscando compreender, interpretar e explicar o modo como os múltiplos significados que os jovens atribuem aos compassos sociais que os rodeiam são construídos e usados. Termos como estilo de vida, meios de comunicação e formas de lazer, serão estudados em função do consumo, isso porque veiculam súnbolos e promovem a incorporação de estilos, tornando-se os principais pilares na estruturação da identidade juvenil Tais súnbolos não se restringem a fronteiras geográficas, são mundializados e representam a atual estrutura social. Assim, é nesse cenário de cultura mundializada que os meios de comunicação, o consumo e o lazer disseminam súnbolos culturais e estes são tomados em outros contextos, reelaborados e lançados novamente no espaço virtual da comunicação e da sociabilização humana. Nesse sentido, vivemos numa contínua re-significação da realidadeAbstract: This work has as objective to do an analysis of the contemporary youth's daily life, trying to understand, to interpret and to explain the way as the multiples meanings the youths attribute to the social compasses that they surround are built and used. Expressions as lifestyle, communication means and leisure forms will be studied to the function of the consumption, that because they transmit symbols and they promote the incorporation of styles, becoming the main pillars in the structuring of the juvenile identity. Such symbols do not limit to the geographical borders, they are all over the world and they represent the current social structure. Like this, it is in that scenery of worldwide culture that the communication means, the consumption and the leisure disseminate cultural symbols and these are taken in other contexts, reelaborated and thrown again in the virtual space of the communication and of the human socialization. In that sense, we lived in a continuousMestradoMestre em Sociologia[s.n.]Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012Mira, Maria CelesteCastro, Ana Lucia deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFelix, Fabiola Angarten20032003-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594511FELIX, Fabiola Angarten. Juventude e estilo de vida: cultura de consumo, lazer e midia. 2003. 99f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campias, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594511. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/287932porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:48:51Zoai::287932Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:48:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midia
title Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midia
spellingShingle Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midia
Felix, Fabiola Angarten
Estilo de vida
Juventude
Mídia (Publicidade)
Lazer
Consumo
title_short Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midia
title_full Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midia
title_fullStr Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midia
title_full_unstemmed Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midia
title_sort Juventude e estilo de vida : cultura de consumo, lazer e midia
author Felix, Fabiola Angarten
author_facet Felix, Fabiola Angarten
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012
Mira, Maria Celeste
Castro, Ana Lucia de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix, Fabiola Angarten
dc.subject.por.fl_str_mv Estilo de vida
Juventude
Mídia (Publicidade)
Lazer
Consumo
topic Estilo de vida
Juventude
Mídia (Publicidade)
Lazer
Consumo
description Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594511
FELIX, Fabiola Angarten. Juventude e estilo de vida: cultura de consumo, lazer e midia. 2003. 99f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campias, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594511. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FELIX, Fabiola Angarten. Juventude e estilo de vida: cultura de consumo, lazer e midia. 2003. 99f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campias, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594511. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/287932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188890307723264