Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina França , Denise
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sanchez, Lucilia Bechara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253
Resumo: Tratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP    1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade  do  ensino  nas  séries  iniciais,  com  maior  atenção  às  atividades  que  precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno.
id UFPA-6_630d801092241dc91615a1ae3415bb49
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/253
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)Ensino primárioHistória da educação matemáticaCadernos escolaresTratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP    1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade  do  ensino  nas  séries  iniciais,  com  maior  atenção  às  atividades  que  precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253REMATEC; v. 12 n. 24 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253/254Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedina França , DeniseSanchez, Lucilia Bechara2022-10-15T13:31:31Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/253Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:31:31Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
spellingShingle Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
Medina França , Denise
Ensino primário
História da educação matemática
Cadernos escolares
title_short Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title_full Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title_fullStr Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title_full_unstemmed Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title_sort Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
author Medina França , Denise
author_facet Medina França , Denise
Sanchez, Lucilia Bechara
author_role author
author2 Sanchez, Lucilia Bechara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medina França , Denise
Sanchez, Lucilia Bechara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino primário
História da educação matemática
Cadernos escolares
topic Ensino primário
História da educação matemática
Cadernos escolares
description Tratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP    1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade  do  ensino  nas  séries  iniciais,  com  maior  atenção  às  atividades  que  precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253/254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 24 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003573690368